\r\n O presidente da UGT-Regional Noroeste e do SINCOMAR, Leocides Fornazza, participou nos dias 20 e 21 desse mês de agosto em São Paulo da 15ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da União Geral dos Trabalhadores, representando a UGT-Paraná. Nos dois dias de duração do evento, discutiu-se muito a nova realidade do sindicalismo brasileiro e o atual nível das relações capital e trabalho.
\r\n\r\n O preisdente da entidade, Ricardo Patah destacou ações da UGT em defesa da classe trabalhadora como a campanha nacional pela redução das taxas de juros dos cartões de crédito e a preocupação da central em assegurar conquistas e ampliar direitos. Todas as lideranças sindicais que lá estiveram, defenderam a união dos trabalhadores contra o discurso da elite econômica brasileira que já tenta lançar o ônus de uma crise que ainda nem chegou aqui sobre os ombros da classe trabalhadora.
\r\n\r\n Um dos palestrantes foi o economista Luiz Gonzaga Beluzzo, que enriqueceu o debate ao falar sobre “Origens e Natureza da Crise Atual”. Por meio de gráficos, Beluzzo mostrou a origem da crise nos últimos 40 anos, desde o período pós guerra até a globalização.
\r\n\r\n Segundo Leocides Fornazza nessa plenária, dezenas de novos sindicatos se filiaram à UGT, fazendo com que ela se torne em futuro breve, na central que representa o maior número de trabalhadores do Brasil.
\r\nNegativa de vaga a trabalhadora aprovada em teste seletivo dá condenação
Uma trabalhadora foi chamada a levar os documentos para registro em uma farmácia após ser aprovada em teste seletivo. Chegou até a pedir demissão do emprego anterior, quando recebeu a informação no novo empregador, que não havia mais vaga. Resultado: ela entrou com ação na Justiça e ganhou indenização por danos materiais. Detalhes no Blog SINCOMAR (link no pé dessa página)
Com reforma, muitos trabalhadores não ganharão nem o salário mínimo
Empresas já colocam até anúncio em jornal para contratar pela jornada intermitente Entra em vigor no próximo dia 11 de novembro um dos maiores retrocessos na área trabalhista de que se tem notícia. Três meses após a aprovação no Congresso Nacional e a sanção do presidente da república, a reforma trabalhista vai permitir, de pronto, que o trabalhador brasileiro ganhe menos de um salário mínimo por mês, coisa que já mais aconteceu no país com o advento da CLT. Isso deverá acontecer com os trabalhadores que forem contratados pela jornada intermitente, aquele...
Agência do Trabalhador tem novo endereço
Classificada em primeiro lugar no Paraná em número de empregos ofertados no primeiro semestre deste ano, a Agência do Trabalhador, em Maringá, passou a atender a população em novo endereço a partir desta segunda-feira, 31. A agência, que funcionava na Rua Joubert Carvalho esquina com a Avenida Duque de Caxias, está agora no Novo Centro (Av. João Paulino, 917) “Esta nova sede é aberta já oferecendo 120 vagas de emprego para os trabalhadores. Ela é, além de tudo, um símbolo da nossa administração, que preza, prioritariamente, pelo atendimento social. São as pessoas que devem...