44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Redução dos juros do cartão de crédito: UGT luta por isso há muito tempo

Data de publicação: 30/11/2016


A Comissão de Assuntos Econômicos do\r\nSenado aprovou nesta terça-feira, 29 de novembro, projeto de lei que estipula\r\num limite para os juros do cartão de crédito no Brasil. O teto seria o dobro da\r\ntaxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), ou seja, aproximadamente\r\n28%, uma vez que, atualmente, o CDI é de cerca de 14% ao ano. 

\r\n\r\n

O projeto, de autoria do senador Ivo\r\nCassol (PP-RO), segue agora para aprovação do Senado e a UGT (União Geral dos\r\nTrabalhadores) espera que o texto seja acolhido. 

\r\n\r\n

A central sindical foi pioneira em\r\ndebater e reivindicar os juros abusivos cobrados pelas operadoras de\r\ncartão.  

\r\n\r\n

Em setembro deste ano, a taxa anual\r\nmédia do juro do cartão no Brasil foi de 436%, mas já em 2012, a UGT lançou uma\r\ncampanha nacional contra essa cobrança abusiva, que representa um assalto ao\r\nbolso do consumidor e à economia do País. À época, os juros chegavam a 600%. 

\r\n\r\n

Na ocasião, a UGT montou uma\r\nguilhotina, que passou por diferentes Estados brasileiros, para simbolizar a\r\nameaça constante que pairava sobre os consumidores endividados no cartão de\r\ncrédito. 

\r\n\r\n

“A classe média, base da pirâmide de\r\nconsumo, constituída em boa parte de trabalhadores e aposentados, recorre ao\r\ncartão de crédito e acaba sendo massacrada pelas cobranças abusivas dos juros”,\r\nesclarece Ricardo Patah, presidente da UGT.

\r\n\r\n

Fonte: site da UGT

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Recibo de pagamento de salário sem assinatura do empregado não serve como prova

De acordo com a CLT e a jurisprudência do TST, o recibo somente é válido se assinado.A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou que os recibos sem assinatura do empregado apresentados em juízo pela Tecsis Tecnologia e Sistemas Avançados S. A. sejam desconsiderados na apuração dos valores devidos a um operador de produção. A decisão segue a jurisprudência do TST que somente considera válido, como meio de prova, o recibo assinado ou o comprovante de depósito bancário.Recibos apócrifosO operador pleiteou na reclamação trabalhista o reconhecimento do direito a diversas...

Governo aperta o passo para detonar direitos trabalhistas

O governo Temer está anunciando a oficialização, que deve se dar por Medida Provisória, de uma tal “jornada de trabalho flexível”. O argumento é o do estímulo à economia, por meio de facilidades para a contratação de mão de obra, sobretudo nos setores de comércio e serviços. Seria, na prática, a contratação por hora trabalhada, com jornada móvel, a ser determinada ao bel prazer do empregador. Ou seja, o empregado fica como um joguete, à disposição para trabalhar nos horários que forem convenientes à empresa e não a quem labora. Ou seja, não haverá equilíbrio...

′Reforma da Previdência escolheu caminho da exclusão′, diz CNBB

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) afirmou que a reforma da Previdência proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB) escolheu o caminho da exclusão social. Em nota, a entidade afirma que os direitos sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática e qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio. A nota critica itens da proposta como uma idade única de 65 anos para homens e mulheres, o fim das aposentadorias especial para trabalhadores rurais, a redução do valor da pensão para viúvas ou viúvos e o fim do uso do salário mínimo...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: