44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Redução dos juros do cartão de crédito: UGT luta por isso há muito tempo

Data de publicação: 30/11/2016


A Comissão de Assuntos Econômicos do\r\nSenado aprovou nesta terça-feira, 29 de novembro, projeto de lei que estipula\r\num limite para os juros do cartão de crédito no Brasil. O teto seria o dobro da\r\ntaxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), ou seja, aproximadamente\r\n28%, uma vez que, atualmente, o CDI é de cerca de 14% ao ano. 

\r\n\r\n

O projeto, de autoria do senador Ivo\r\nCassol (PP-RO), segue agora para aprovação do Senado e a UGT (União Geral dos\r\nTrabalhadores) espera que o texto seja acolhido. 

\r\n\r\n

A central sindical foi pioneira em\r\ndebater e reivindicar os juros abusivos cobrados pelas operadoras de\r\ncartão.  

\r\n\r\n

Em setembro deste ano, a taxa anual\r\nmédia do juro do cartão no Brasil foi de 436%, mas já em 2012, a UGT lançou uma\r\ncampanha nacional contra essa cobrança abusiva, que representa um assalto ao\r\nbolso do consumidor e à economia do País. À época, os juros chegavam a 600%. 

\r\n\r\n

Na ocasião, a UGT montou uma\r\nguilhotina, que passou por diferentes Estados brasileiros, para simbolizar a\r\nameaça constante que pairava sobre os consumidores endividados no cartão de\r\ncrédito. 

\r\n\r\n

“A classe média, base da pirâmide de\r\nconsumo, constituída em boa parte de trabalhadores e aposentados, recorre ao\r\ncartão de crédito e acaba sendo massacrada pelas cobranças abusivas dos juros”,\r\nesclarece Ricardo Patah, presidente da UGT.

\r\n\r\n

Fonte: site da UGT

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Ações conjuntas fortalecem sindicatos

Com reforço da unidade, o movimento sindical tem fortalecido seu combate às reformas neoliberais do governo. O Dieese também participa destas estratégias. Elas têm gerado solidariedade entre as entidades para enfrentar a nova legislação trabalhista. Esta nova relação entre os sindicatos propõe a condução de campanhas salariais conjuntas, valorização das Convenções Coletivas e compartilhamento de estruturas. As ações conjuntas também potencializam a luta contra a reforma da Previdência. Independentemente a qual Central o sindicato é filiado, as manifestações de repúdio...

DUPLA PUNIÇÃO: Dispensa por justa causa após advertência é anulada no TST

Em um ambiente de trabalho, uma falta disciplinar que já tenha sido informada ao funcionário e resolvida entre as partes não pode ser utilizada como argumento para novas punições. Por essa razão, a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma microempresa a pagar verbas rescisórias a um mecânico demitido por justa causa. O colegiado acolheu o argumento de dupla punição do ex-empregado e converteu a demissão em dispensa imotivada. A decisão foi unânime e já transitou em julgado. De...

Justiça define responsabilidade de empresa em acidente fora do expediente

A subseção Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho nega recurso de empresa que queria se eximir de responsabilidade em caso de acidente fatal de empregado fora do expediente. A morte foi nas dependências da empresa e de nada adiantou a mesma tentar se livrar de condenação por “responsabilidade objetiva”. A decisão é muito importante para todo o país, porque mantém o entendimento da Justiça de que a empresa não pode se eximir de responsabilidade, mesmo tendo o acidente...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: