44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Governo aperta o passo para detonar direitos trabalhistas

Data de publicação: 21/12/2016


O governo Temer\r\nestá anunciando a oficialização, que deve se dar por Medida Provisória, de uma\r\ntal “jornada de trabalho flexível”. O argumento é o do estímulo à economia, por\r\nmeio de facilidades para a contratação de mão de obra, sobretudo nos setores de\r\ncomércio e serviços.

\r\n\r\n

Seria, na prática, a contratação por hora trabalhada, com jornada\r\nmóvel, a ser determinada ao bel prazer do empregador. Ou seja, o empregado fica\r\ncomo um joguete, à disposição para trabalhar nos horários que forem\r\nconvenientes à empresa e não a quem labora. Ou seja, não haverá equilíbrio nas\r\nrelações de trabalho. Seria uma versão moderna da escravidão.

\r\n\r\n

Além disso, o governo deve aproveitar a mesma MP para aumentar o\r\nprazo do contrato temporário de trabalho, de 90 para 190 dias com prorrogação\r\nde mais 45 dias. Eis aí outra grande sacanagem, porque o argumento de aumentar\r\no nível de empregabilidade é furado, como já está mais do que provado .

\r\n\r\n

Iniciativas de flexibilização de jornada de trabalho nunca\r\nresultaram em mais vagas de trabalho, resultaram sim em supressão de direitos.\r\nQuem acha que isso é bom para a economia, para a saúde financeira das empresas\r\nestá redondamente enganado. Afinal, a fragilização do empregohttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png significa menos poder de compra da\r\nclasse trabalhadora, que é onde está a grande demanda por produtos básicos que\r\na indústria produz e o comércio vende.

\r\n\r\n

Na esteira dessa MP desastrosa , e malandra, deve vir a\r\nterceirização. Este será outro grande golpe que darão no trabalhador\r\nbrasileiro.Na calada da noite, a Câmara Federal aprovou dia desses o projeto de\r\nterceirização, inclusive de atividades fim. O projeto, que nasceu da cabeça de\r\num parlamentar da pior espécie, chamado Sandro Mabel , foi para o Senado, mas\r\napesar do esforço de senadores como Paulo Paim , do Rio Grande do Sul e Roberto\r\nRequião, do Paraná, vai acabar passando pela câmara revisora também.

\r\n\r\n

A terceirização vinha se arrastando no parlamento brasileiro há 18\r\nanos. Mas como diz o caboclo “porteira que passa um boi passa uma boiada”,\r\nagora a porteira se abriu de vez e a casa grande está vindo com uma fúria\r\nassustadora pra cima da senzala.

\r\n\r\n

Como parar essa verdadeira tsunami que desce do planalto para\r\narrasar a planície? As centrais sindicais estão atônitas, sem poder de reação.\r\nNão há que negar a existência de centrais pelegas, mas nesse momento em que\r\ntodas podem ser varridas do mapa se continuarem de braços cruzados, é\r\nincompreensível a divisão.

\r\n\r\n

Principalmente a CUT, que é a mais poderosa de todas, está se\r\nlimitando a manifestações isoladas e até fazendo questão de se afastar das\r\ndemais , como se fosse vestal, na tentativa que algumas fazem para tentar se\r\ncontrapor ao desastre a partir de lobby no Senado da República.

\r\n\r\n

Uma coisa é certa: se os trabalhadores não puderem contar com as\r\ncentrais sindicais nessa hora, podem apostar: os direitos sociais sacramentados\r\nvia Constituição de 1988 vão mesmo para o vinagre. Vide, por exemplo casos da\r\nPEC 55 e da reforma da previdência, instrumentos que o governo ilegítimo de\r\nMichel Temer tem em mãos para recolocar o Brasil no mapa da fome. Infelizmente,\r\nesta é verdadeiramente, a crônica de uma tragédia anunciada.
\r\nTenho dito!!!

\r\n\r\n

          . Messias Mendes 

(jornalista, assessor de imprensa do SINCOMAR)

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Perda de clientes não é justificativa para diminuir gratificação de trabalhador

Perda de contrato não é justificativa para rebaixar um trabalhador de posição e passar a lhe pagar menos. O entendimento é da 22ª Vara do Trabalho de Brasília, que não acolheu argumento da Infraero de que o descomissionamento se deu por justo motivo, porque a empresa perdeu a administração dos cinco aeroportos mais rentáveis, por decisão do governo federal. O valor a ser pago ao trabalhador será calculado utilizando a média do que o empregado recebia nos dez anos antes de ter sido rebaixado. A juíza Thais Bernardes Camilo Rocha lembrou que a destituição do cargo de confiança,...

Vendedora de cartões de crédito das Lojas Marisa consegue ser enquadrada como funcionária

Uma trabalhadora das Lojas Marisa S. A. que tinha como atividade oferecer cartões de crédito e empréstimos para os clientes conseguiu na Justiça do Trabalho seu enquadramento sindical na categoria dos financiários, fazendo jus à carga horária e benefícios da categoria. A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu do recurso da Marisa , o reconhecimento do vínculo e o enquadramento na categoria foram resultados da constatação de que os serviços prestados pela vendedora se inseriam nas atividades...

SINCOMAR e SINCODIV, celebram a Convenção Coletiva 2022/2024 - Comercio Varejista de Concessionárias e Distribuidoras de Veículos de Maringá e Região.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá, SINCOMAR,  informa que foi firmada a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 com o SINCODIV - SINDICATO DOS CONCESSIONARIOS E DISTRIBUIDORES DE VEICULOS DO ESTADO DO PR.Observar COM ATENÇÃO as seguintes cláusulas que tiveram alterações:1) O reajuste no salário dos empregados, será de 5,00% retroativo a junho/2023;2) NOVOS PISOS SALARIAIS:I) R$ R$ 2.005,00 (dois mi e cinco reais). – piso geral; e,3) As diferenças apuradas na aplicação dos reajustes tratados nas cláusulas acima, deverão ser quitadas no prazo de até 30 dias...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: