A Comissão de Seguridade Social e Família\r\n(CSSF) aprovou na última 4ª feira o Projeto de Lei (PL) 323/2015, de autoria do\r\ndeputado Jorge Solla (PT-BA) que responsabiliza as empresas que utilizam\r\nprodutos nocivos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente pela lavagem dos\r\nuniformes de seus empregados.
\r\n\r\nA matéria permite que as empresas realizem\r\ndiretamente a lavagem dos uniformes ou contratem serviços de terceiros, desde\r\nque o tratamento dos efluentes resultantes da lavagem obedeça à legislação\r\nvigente de proteção ao meio ambiente.
\r\n\r\nNa CSSF, a matéria foi relatada pela deputada\r\nCarmen Zanotto (PPS-SC), que havia apresentado parecer pela aprovação do\r\nprojeto, com emenda que modica o texto do projeto para obrigar as empresas a se\r\nresponsabilizar também pela guarda dos uniformes.
\r\n\r\nPróximos passos
\r\n\r\nO projeto segue à Comissão de Desenvolvimento\r\nEconômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), onde aguardará designação\r\nde relator. A matéria tramita em caráter conclusivo e também passará pela\r\nCTASP, CFT e CCJC.
Fonte: site da CNTC
SINCOMAR e SIVAMAR, celebram a Convenção Coletiva 2023/2024 - MERCADOS, MINIMERCADOS, SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS
SINCOMAR e SIVAMAR, celebram a Convenção Coletiva 2023/2024 do segmento de MERCADOS, MINIMERCADOS, SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS de Maringá e região. A assinatura ocorreu na sede do SIVAMAR, pelos presidentes das duas entidades, Moacir Paulo de Morais e Dercílio Constantino. Foi acordado entre as partes reajuste de 5%, com aplicação de forma retroativa ao mês de junho, que é a data-base da categoria. A CCT foi registrada no sistema mediador do MTE, no dia 09 de novembro de 2023, e está disponível na aba CONVENÇÃO. Com a vigência da presente convenção coletiva as empresas pagarão...
Jornada de trabalho no feriado de 19 de Dezembro
No dia 19 de dezembro - Feriado Estadual de Emancipação Politica do Estado do Paraná. O comércio varejista abrirá em horário conforme calendário especial do período natalino. Todas as horas trabalhadas serão pagas com adicional de 100% e haverá concessão de uma folga no prazo de 60 dias. O termo aditivo na integra encontra-se disponível em http://goo.gl/Lb0ulc.
Empresa indenizará auxiliar porque negou seu retorno ao serviço e não pediu nova perícia no INSS
A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que condenou a Pampeano Alimentos S.A. a indenizar em R$ 30 mil uma auxiliar industrial impedida de retornar ao serviço após licença previdenciária por doença profissional, sem, no entanto, encaminhá-la à Previdência Social para nova perícia. De acordo com os ministros, a conduta da empresa caracterizou abuso de direito, porque deixou a empregada sem salário e não a amparou quando estava enferma. Uma vez que recebeu faltas durante a inatividade forçada, e com receio de ser despedida por abandono de emprego, a...