44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Folga semanal deve ser usufruída dentro de 7 dias, decide Justiça

Data de publicação: 31/01/2018

A folga semanal deve ser usufruída dentro do período\r\nde sete dias. Com esse entendimento, a 1ª Turma do Tribunal Regional do\r\nTrabalho da 6ª Região (PE) acolheu recurso de uma trabalhadora e determinou que\r\na empresa pague dobra salarial por fazê-la trabalhar sete dias seguidos e\r\nfolgar no oitavo.

\r\n\r\n

A relatora, desembargadora Maria do Socorro, manteve\r\na decisão da Vara do Trabalho de São Lourenço: “Cuido que a folga é semanal e\r\nassim deve ser concedida na semana, sabido que a semana é de sete dias. Logo, a\r\nfolga, para ser semanal, não pode ser concedida fora da semana, como no caso\r\ndos autos, quando o autor, em muitas oportunidades, gozava a sua folga apenas\r\nno 8º dia ou após ele”.

\r\n\r\n

O voto reforçou ainda o caráter de indisponibilidade\r\ndo direito à folga recompensada da semana. Isso porque essa regra, descrita no\r\nartigo 7º, inciso XV da Constituição Federal, visa à proteção da integridade\r\nfísica e mental do trabalhador. A norma é de ordem pública e não pode ser\r\nsuprimida por estipulação contratual, negociação ou norma coletiva e nem mesmo\r\no próprio funcionário pode abrir mão dela.

\r\n\r\n

Ainda analisando o caso, foi destacada a preferência\r\npelos domingos para o repouso semanal remunerado. Os magistrados entenderam que\r\nessa não é uma opção absoluta da Constituição. No entanto, entenderam ser\r\nrazoável o estabelecimento de uma escala para repouso dominical do funcionário\r\ndentro de uma determinada periodicidade, criada segundo o princípio da\r\nrazoabilidade.

\r\n\r\n

Foi com esses argumentos que o recurso da\r\nempregadora foi negado por unanimidade, sendo mantida, portanto, a condenação\r\nda dobra salarial relativa aos dias trabalhados em desconformidade com a lei.\r\nCom informações da Assessoria de Imprensa do TRT-6.

\r\n\r\n

Fonte: Consultor Jurídico

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Metade das mulheres perde emprego após licença-maternidade

Metade das mulheres que tiram licença-maternidade não está mais no emprego um ano após o início do benefício. É o que mostra estudo da FGV EPGE (Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas).   "Fizemos uma trajetória do emprego entre as mulheres de 25 a 35 anos que tiraram licença-maternidade entre 2009 e 2012 e constatamos que, um ano após o início da licença, 48% delas estavam fora do mercado de trabalho", diz a professora da FGV EPGE Cecilia Machado, autora de estudo sobre o tema com Valdemar Neto, aluno de doutorado da instituição.   No...

Justiça proibe empresa de exigir carta - fiança para admissão de empregado

A exigência de carta-fiança como condição para a contratação de trabalhador é conduta abusiva e discriminatória. Por isso, a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região manteve  sentença que condenou uma rede de lojas de eletrodomésticos a pagar indenização a uma ex-funcionária. O documento previa a responsabilização de dois fiadores, solidariamente com a empregada, no caso de débitos, faltas, perdas ou quaisquer prejuízos no manejo de recursos...

SINCOMAR e SIVAPAR, celebram a Convenção Coletiva 2023/2024 -COMÉRCIO VAREJISTA DE PARANAVAÍ

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá, SINCOMAR,  informa que foi firmada a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 com o SIVAPAR – COMÉRCIO VAREJISTA DE PARANAVAIObservar COM ATENÇÃO as seguintes cláusulas que tiveram alterações:1) O reajuste no salário dos empregados, será de 3,74% retroativo a junho/2023;2) A empresa deverá pagar ainda - APENAS AOS EMPREGADOS QUE FOREM CONTRIBUINTES DO SINCOMAR, o valor de R$ 50,00 (mensalmente) a título de BONUS, sem integração e natureza salarial, retroativos a junho/23, (inclusive aos comissionistas). Considera-se contribuintes...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: