Reformas como a trabalhista e a\r\nprevidenciária, nos moldes propostos pelo governo do presidente Michel Temer\r\n(PDMB), podem até atender aos apelos do mercado, mas deixam de fora interesses\r\nbásicos do cidadão -justamente o maior afetado por elas, e o que menos ou nada\r\nfoi chamado a participar dessa discussão.
\r\n\r\nA opinião é da CNBB (Conferência\r\nNacional dos Bispos do Brasil), entidade que, nas últimas semanas, se reuniu\r\ncom representantes de centrais sindicais\r\nno debate por uma agenda de mobilização contra as reformas. No último dia 23, a\r\nentidade divulgou uma nota em que criticou duramente a reforma\r\nprevidenciária ao afirmar, por exemplo, que a proposta defendida pelo governo\r\n"escolhe o caminho da exclusão social".
\r\n\r\n"Por que não discutir\r\nabertamente com a sociedade temas como esses, mas sem se preocupar em sinalizar\r\napenas para o mercado, e sim, preocupado com o cidadão? Não é possível, a\r\npartir de um gabinete, determinar o que um cidadão pode ou não", afirma o\r\nsecretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, 66.
\r\n\r\nArcebispo auxiliar de Brasília\r\ne desde 2001 secretário-geral da entidade, Steiner falou sobre como a representação máxima dos bispos,\r\nde um país ainda de maioria católica, pretende atuar em relação às medidas\r\ndefendidas por Temer, seja em posicionamentos oficiais ,seja em ações práticas\r\nnas comunidades eclesiásticas -como, por exemplo, a abordagem crítica das\r\nreformas em missas.
\r\n\r\n"Não é uma posição\r\npolítico-partidária, mas política, no sentido da polis, do cuidado de todas as\r\npessoas. É importante que se debata e que se converse sobre isso. E\r\nfaremos", afirmou.
Fonte: site da UGT
\r\n\r\n
Trabalhador que tem salário descontado por falha da empresa deve ser indenizado
Trabalhador que é remunerado de acordo com sua produtividade e tem problemas para produzir por falha do empregador deve receber indenização. Esse é o entendimento da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que condenou uma empresa de telecomunicação a pagar indenização por dano moral de R$ 6 mil a uma agente de atendimento que teve salários descontados e recebeu punições em razão de atrasos na jornada, que, na verdade, decorriam da lentidão do sistema tecnológico da própria empresa. De acordo com os ministros, a conduta do empregador atentou contra a dignidade...
Mulheres eram mais da metade dos desempregados no 2º trimestre
Entre os desempregados no país no segundo trimestre, as mulheres eram mais da metade do total, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgados nesta última quarta-feira pelo IBGE. De abril a junho, elas representavam 50,9% dos desocupados no Brasil. Apenas na região Nordeste o percentual de mulheres na população desocupada (48,4%) foi inferior ao de homens. A maior participação das mulheres entre os desocupados foi observada na região Centro-Oeste (54,8%). Entre a população ocupada, os homens são maioria (57,2%) no resultado geral...
PARABÉNS, COMERCIÁRIOS
Dia 30 de outubro é o dia do comerciário. Muitos não sabem a origem da oficialização da data, mas vale lembrar o fato histórico que deu início à organização em sindicatos da mais numerosa categoria profissional do país. Tudo começou em 1908 quando um grande número de empregados no comércio se uniu para combater os abusos que contra eles cometiam a maioria dos comerciantes do Rio de Janeiro. Unidos a trabalhadores de outras categorias, os comerciários cariocas marcharam em direção ao Palácio do Catete, ocupado pelo então presidente Getúlio Vargas. Sensível à causa...