44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Para 62%, reforma da Previdência dificultará aposentadoria, diz pesquisa

Data de publicação: 24/08/2016


Pesquisa feita pela Federação Nacional de\r\nPrevidência Privada e Vida (FenaPrevi) e pelo instituto Ipsos mostra que 62%\r\ndos entrevistados acreditam que possíveis mudanças na previdência social devem\r\ndificultar o pedido de aposentadoria no Brasil. A maioria dos entrevistas\r\ntambém teme a perda de direitos com as futuras alterações. Para 57% deles, a\r\nreforma da previdência pública deve diminuir seus direitos. 

\r\n\r\n

“A pesquisa mostra que há uma contradição no que as\r\npessoas querem, no que acham que é certo e sua expectativa pessoal”, avaliou o\r\nPresidente da FenaPrevi, Edson Franco, em coletiva de imprensa na manhã desta\r\nterça-feira. 

\r\n\r\n

A parcela de entrevistados pela Fenaprevi/Ipsos que\r\ndesconhece a reforma da previdência social também é elevada. Cerca de 44% dos\r\nentrevistados informaram não ter conhecimento da discussão das reformas em\r\ncurso. No entanto, 54% afirmaram ter ouvido falar das propostas de ajustes nas regras\r\nda aposentadoria e 2% não souberam responder. 

\r\n\r\n

Dos que têm conhecimento da mudança, 45% estão\r\ncientes de que há discussões em torno do aumento da idade da aposentadoria e\r\n17% sobre o aumento das contribuições. No entanto, a parcela de entrevistados\r\nque ouviu falar dos dois temas cai para 7%. 

\r\n\r\n

“É surpreendente não ter ouvido falar da reforma com\r\no nível de informação divulgado. O nível de desinformação da população precisa\r\nser levado em conta pelo governo e setor privado”, avaliou Franco, ressaltando\r\na necessidade de se estabelecer um nível básico de conhecimento para depois\r\ndebater mudanças nas regras da aposentadoria pública. 

\r\n\r\n

A pesquisa revela que a maior parte da população\r\nbrasileira sabe pouco ou não tem informação do sistema público de aposentadoria.\r\nSomente 11% dos entrevistados afirmaram saber muito ou o suficiente do tema,\r\nenquanto 86% sabem pouco, nada ou desconhecem completamente o assunto. Segundo\r\na Fenaprevi, neste ponto, 3% não souberam responder. 

\r\n\r\n

O presidente da Fenaprevi chamou ainda atenção para\r\na idade média com que se aposenta o brasileiro, de 54 anos. “É extremamente\r\nbaixa comparada com qualquer métrica internacional. A grande maioria dos países\r\njá convergiu a idade média de aposentadoria para 65 anos e, neste momento, se\r\ndiscute o aumento para 67 anos”, destacou Franco. 

\r\n\r\n

O levantamento mostrou que a maior parte dos\r\nbrasileiros consultados (42%) acredita que os homens deveriam se aposentar aos\r\n60 anos e somente 15% apontaram os 65 anos como a idade ideal para\r\naposentadoria masculina. No caso das mulheres, 58% disseram que este grupo\r\ndeveria se aposentar com 55 anos e outros 22% indicaram os 60 anos como idade\r\nideal. 

\r\n\r\n

A pesquisa feita pela Fenaprevi/Ipsos ouviu 1.500\r\npessoas com mais de 23 anos, de todas as classes sociais, em todo o Brasil,\r\nentre os dias 21 de julho e 4 de agosto. O levantamento foi apresentado no VIII\r\nFórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada, que tem como tema\r\ncentral o Desafio da Previdência Social no Brasil e é organizado pela\r\nFenaPrevi. 

\r\n\r\n

Fonte: Estadão.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Governo volta atrás e decide antecipar metade do 13º. dos aposentados

Para evitar um maior desgaste com a adoção de uma medida impopular, o Palácio do Planalto decidiu pagar em setembro a antecipação da primeira metade do 13º dos aposentados. Por conta das dificuldades financeiras nas contas públicas, o Ministério da Fazenda havia defendido o pagamento do adiantamento em duas parcelas, a primeira no mês que vem e a segunda, em outubro.   Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a presidente Dilma Rousseff decidiu nesta segunda-feira,...

Sincomar e Sivamar, celebram a Convenção Coletiva 2022/2023

Sincomar e Sivamar, celebram a Convenção Coletiva 2022/2023, do segmento Varejista de Maringá e região. A assinatura ocorreu na sede do Sincomar, pelos presidentes das duas entidades, Moacir Paulo de Morais e Dercílio Constantino, também estavam presentes, o vice-presidente Benedito Vieira, o advogado Alaércio Cardozo, a advogada Lisley Maria Messias Silva, o advogado Lucinaldo Veronezi e a encarregada de acordos e CCT Juliana Baldo. Foi acordado entre as partes reajuste de 12,00%, com aplicação de forma retroativa ao mês de junho, que é a data-base da categoria. A CCT foi registrada...

RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA : Empresa indenizará em R$ 30 mil terceirizado que sofreu acidente de trabalho

Empresa que contrata terceirizados responde por acidentes de trabalho deles. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso de uma companhia que foi condenada subsidiariamente a indenizar um trabalhador rural terceirizado vítima de acidente rodoviário. Ele teve a capacidade de trabalho reduzida parcial e permanentemente, e vai receber R$ 30 mil de indenização por dano moral. O trabalhador tinha 44 anos quando o ônibus em que estava a caminho do trabalho, no interior do Pará, colidiu com um trator que transportava estacas de madeira....

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: