44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Desempregados são 27,7 e não 13,7 milhões

Data de publicação: 17/05/2018

Pesquisa\r\ndivulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e\r\nEstatística (IBGE) mostra que falta trabalho para 27,7 milhões de brasileiros,\r\num número acima dos 13,7 milhões de desempregados.

\r\n\r\n

Esse\r\nnúmero representa os trabalhadores subutilizados no país, grupo que reúne os\r\ndesempregados, aqueles que estão subocupados (menos de 40 horas semanais\r\ntrabalhadas) e os que fazem parte da força de trabalho potencial (não estão\r\nprocurando emprego por motivos diversos).

\r\n\r\n

A busca\r\npor trabalho tem sido inglória para a maioria dos desempregados. “Se você não\r\ntiver uma indicação, você não consegue uma vaga”, diz  Gerusa Pereira, 40 anos, formada em Letras e\r\nque há um ano trabalha entregando panfletos na rua para sobreviver.

\r\n\r\n

A\r\npesquisa aponta que os mais afetados são os trabalhadores negros, os pardos e\r\nas mulheres, independente do nível de escolaridade. A taxa de desocupação no 1º\r\ntrimestre foi de 15% para mulheres e de 11,6% para homens. Entre os que se\r\ndeclaram brancos, a taxa ficou em 10,5% no 1º trimestre, abaixo da média\r\nnacional (13,1%), enquanto a dos pretos (16,0%) e a dos pardos (15,1%) ficou acima.

\r\n\r\n

Para os\r\njovens, a maior barreira no mercado de trabalho é a falta de experiência.\r\nMarcelle Lima de Figueiredo, de 22 anos, conseguiu seu primeiro emprego formal\r\neste ano, como atendente de loja, mas foi dispensada pouco mais de um mês\r\ndepois de assumir a vaga. “Se não nos dão chance de trabalhar como vamos\r\nadquirir experiência?”, queixa-se Marcelle, que nem para entrevistas tem sido\r\nchamada.

\r\n\r\n

 No bolo de desempregados entra também quem tem\r\nexperiência e boa qualificação, como é o caso da administradora Tayane Araújo\r\nCesário, há três meses buscando os  sites\r\nde emprego na internet e e palmilhando ruas em busca de uma vaga no mercado\r\nformal de trabalho.

\r\n\r\n

 administradora Tayane Araújo Cesário, de 36\r\nanos, está há três meses procurando emprego. Antes, trabalhou em uma empresa de\r\nprevidência privada cobrindo férias. “Eu era temporária. Em um primeiro\r\ncontrato, fiquei 15 dias. Depois voltei e fiquei mais três meses”.

\r\n\r\n

Ela\r\nreclama que a busca por uma nova oportunidade tem sido desanimadora. “Tenho\r\nprocurado bastante. O valor dos salários está bem baixo e os horários também\r\nnão têm sido bons”, reclama. Tayane enfatizou, ainda, que o fato de ser mãe de\r\ndois filhos pequenos - um de 3 anos e outro de 8 - dificulta ainda mais a busca\r\npor emprego.

\r\n\r\n

Fonte: G1

\r\n\r\n

 


Outras Notícias

Jornada de trabalho no feriado de 19 de Dezembro

No dia 19 de dezembro - Feriado Estadual de Emancipação Politica do Estado do Paraná. O comércio varejista abrirá em horário conforme calendário especial do período natalino. Todas as horas trabalhadas serão pagas com adicional de 100%  e haverá concessão de uma folga no prazo de 60 dias. O termo aditivo na integra encontra-se disponível em http://goo.gl/Lb0ulc.

Justiça pune empresa por demitir empregado que procurou seus direitos

Com base na Lei 9.029/95, que autoriza a reintegração em caso de dispensa discriminatória em razão do sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade, a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma empresa por demitir um trabalhador logo após ele ter ajuizado uma ação trabalhista. Para o colegiado, a interpretação extensiva da norma é possível nesse caso, “tendo em vista a violação ao direito constitucional de ação”. A decisão beneficia um operador de máquina. Segundo informações do processo, ele ainda estava empregado quando entrou...

Presidente da FECEP é o novo integrante do Conselho de Relações do Trabalho do MTE

O dirigente sindical Vicente da Silva, presidente da FECEP – Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná, é o mais novo integrante do Conselho de Relações do Trabalho (CRT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. Vicente assume a vaga no lugar do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah. O CRT é um órgão tripartite na estrutura funcional do MTE, e tem por finalidade dentre outros assuntos, discutir e formular propostas que visem a democratização das relações de trabalho no país; a atualização da legislação sindical e trabalhista, o fomento...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: