44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

4a. Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da UGT debate mundo virtual no mercado de trabalho

Data de publicação: 25/11/2016


Dirigentes de diversos estados da\r\nFederação estão reunidos, em Florianópolis, Santa Catarina, para a 4° Plenária\r\nNacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da UGT. O evento que iniciou\r\nnesta quarta-feira (23) segue até esta sexta-feira  e tem como objetivo debater os principais\r\ntemas que envolvem a categoria, como o avanço do comércio eletrônico, o que\r\nameaça aos empregos do setor.  

\r\n\r\n

Na mesa de abertura estiveram\r\npresentes Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, Waldemar Schulz (Mazinho),\r\npresidente da UGT-SC,  Levi Fernandes Pinto, presidente da Confederação\r\nNacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), José Cloves Rodrigues,\r\nsecretário nacional do Comércio da UGT, Gustavo Triani, diretor Regional da\r\nUniamericas, Santa Regina Pessotti Zagretti, secretária nacional da Mulher da\r\nUGT, José Gonzaga da Cruz, secretário nacional do comerciário, Luiz Carlos\r\nMotta, presidente da UGT-SP e da Federação dos Empregados no Comércio de SP,\r\nVicente da Silva, presidente da Federação dos Comerciários do Paraná, Márcio\r\nFatel, presidente da Federação dos Comerciários da Bahia, José Francisco\r\nPantoja, presidente da Federação dos Comerciários do Pará e Severino Ramos,\r\nvice-presidente nacional da UGT. 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Ricardo Patah reforçou a tese de que\r\neste é um encontro para se pensar o mundo de amanhã, mas estudando o que está\r\nacontecendo hoje, com a febre das vendas pela internet, entre outros desafios\r\nque podem causar aumento do desemprego no setor do comércio. “É importante para\r\nnós termos a sensibilidade de compreender o que está acontecendo e buscar\r\nalternativas para vencer as adversidades que se apresentam”.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O líder ugetista enfatizou que no\r\ncampo político, talvez se encontre  o maior dos desafios, pois existem\r\nprojetos no Congresso e no Senado que visam tirar direitos trabalhistas e\r\nprevidenciários, além de enfraquecer o movimento sindical.  

\r\n\r\n

Como anfitrião, Mazinho parabenizou\r\ntodos os presentes e ressaltou que os dirigentes presentes a 4ª Plenária têm a\r\nresponsabilidade de representar toda a categoria comerciaria, mas para a\r\nreflexão de todos, no Brasil a organização da classe trabalhadora passa por\r\nmomentos complicados de ataques severos que visam precarizar e enfraquecer toda\r\nsua estrutura, por isso é preciso permanecer unidos.  

\r\n\r\n

Para Motta, a Plenária acontece num\r\nmomento fundamental por conta do atual cenário político nacional que não é\r\nfavorável a classe trabalhadora, mas a UGT é a central que consegue agregar o\r\nmaior número sindicatos de comerciários e tem total capacidade de enfrentar as\r\nadversidades.  

\r\n\r\n

Cloves ressaltou que este é um\r\nmomento oportuno para avançar com propostas para se encontrar o rumo que o\r\nmovimento sindical dos comerciários precisa seguir para enfrentar esses\r\ndesafios. “2017 será um ano ainda mais difícil, mas precisamos enfrentar e a\r\nUGT pode e deve fazer isso, pois é a única central que não tem vínculo com\r\nnenhum partido político, por isso pode dialogar com o governo A ou B”,\r\ndiz.  

\r\n\r\n

José Gonzaga lembrou que um dia a\r\ncategoria comerciária foi desorganizada, o que não acontece hoje em dia, haja\r\nvista a realização da 4ª Plenária Nacional dos Dirigentes Comerciários da UGT\r\nque reúne 287 lideres sindicais de todo o Brasil.

\r\n\r\n

Fonte: site UGT 

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Procedimento Para Recolhimento do Fundo de Solidariedade

 A/C Escritórios Contábeis/Empresas do Comércio  Ref.: Fundo de Solidariedade - O Instituto de Solidariedade dos Comerciários de Maringá e Região (ISCMR) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, criado pelos sindicatos dos empregados (Sincomar) e empregadores (Sivamar), em cumprimento à cláusula 76ª da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Que tem como principal objetivo prestar assistência financeira em caráter emergencial aos empregados do segmento do comércio varejista, na base territorial abrangida pelos dois sindicatos. A assistência será...

Setor empresarial já fala em trocar celetistas por PJ

O setor empresarial já esboça a substituição de mão de obra empregada por pessoas jurídicas,  dentro das regras definidas na reforma trabalhista. Segundo matéria da Folha de S.Paulo,  construção civil, TI (tecnologia da informação) e comércio, serão as áreas mais afetadas. “As empresas querem demitir os celetistas e contratar autônomos terceirizados”, diz Patrícia Pinheiro, advogada trabalhista entrevistada pelo jornal.A pergunta mais frequente que se faz no momento é sobre quem irá controlar essa troca. “O colega de trabalho do demitido, que vai testemunhar que...

Em defesa dos direitos trabalhistas

Militantes dos sindicatos ligados a União Geral dos Trabalhadores (UGT), e centenas de trabalhadores das demais centrais sindicais realizaram na manhã dessa terça-feira (16) um ato em frente ao prédio da  Fiesp ( Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), localizado na avenida Paulista, coração financeiro de São Paulo. O ato aconteceu em todas as cidades do País e marcou o Dia Nacional de Mobilização e Luta pelo Emprego e pela Garantia de Direitos.  UGT, CUT, CSP Conlutas, CGTB, Força Sindical , Intersindical e Nova Central decidiram realizar o protesto...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: