44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Exame preventivo teria evitado que 77 mil crianças ficassem cegas no país

Data de publicação: 01/09/2016

Cerca de 77 mil crianças de até 14 anos estão cegas\r\nou têm deficiência visual grave por doenças oculares que, em sua maioria,\r\npoderiam ter sido evitadas. A estimativa é do Conselho Brasileiro de\r\nOftalmologia, que lança no sábado o livro Prevenção da Cegueira e Deficiência\r\nVisual na Infância, no 60.º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Goiânia.

\r\n\r\n

O estudo aponta para a retinopatia da prematuridade,\r\ncatarata, toxoplasmose e glaucoma congênito como as principais causas da\r\ncegueira infantil. Em todos esses casos, o diagnóstico e a intervenção precoce\r\npodem reduzir o dano ou evitar a cegueira. A essas já causas já conhecidas,\r\nestudadas pelos médicos, somam-se ainda as sequelas da infecção por zika na\r\ngravidez.

\r\n\r\n

O problema é que não há uma rede de atenção estruturada,\r\nem que os pais recebem encaminhamento para o especialista, após identificado o\r\nproblema, aponta a oftalmologista pediátrica Andrea Zin, uma das coordenadoras\r\nda publicação e pesquisadora do Instituto Fernandes Figueiras (IFF), ligado à\r\nFundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nem mesmo o diagnóstico é garantido - o Teste\r\ndo Reflexo Vermelho, conhecido como Teste do Olhinho, que permite identificar\r\nse a criança tem algum problema de visão, só é obrigatório em 16 Estados e no\r\nDistrito Federal.

\r\n\r\n

“A visão exerce papel importante no desenvolvimento\r\ngeral. Quando você intervém precocemente, evita que crianças sejam\r\ndesnecessariamente cegas. Mas o teste do Reflexo Vermelho, que é de triagem,\r\nnão é uma lei federal. Você tem dez Estados em que essa questão não está regulamentada”,\r\nafirmou Andrea.

\r\n\r\n

Em alguns casos, como o da catarata congênita, a\r\ncriança precisa ser operada nos primeiros três meses de vida para evitar a\r\ncegueira. Em outros, como a retinopatia da prematuridade, o tempo é ainda mais\r\nexíguo - o médico tem até 72 horas depois de identificado o problema. A\r\nretinopatia afeta bebês prematuros em que vasos sanguíneos dos olhos cresceram\r\nde forma irregular e podem acabar forçando o descolamento da retina, o que leva\r\nà cegueira irreversível. Quando há esse crescimento irregular, é preciso fazer\r\numa cirurgia a laser para retirar esses vasos.

\r\n\r\n

Foi o que aconteceu com Gabriel, de 4 meses, nascido\r\nna 24.ª semana de gestação, com 614 gramas e 30 centímetros. Internado no IFF,\r\npassou por 16 exames até que o crescimento irregular dos vasos pudesse ser\r\nidentificado. A cirurgia ocorreu a tempo. “Levei um susto quando a médica disse\r\nque ele poderia ficar cego. Fiquei com medo de deixar fazer a cirurgia e ao\r\nmesmo tempo que ele ficasse cego. Mas deu tudo certo. Ele vai ter acompanhamento\r\ne talvez tenha de usar óculos”, disse a dona de casa Tássia da Conceição\r\nMarques, de 20 anos.

\r\n\r\n

Tássia vive em Carmo, cidade serrana a 190 km da\r\ncapital fluminense, e foi encaminhada para o IFF. “Existem bolsões de\r\nassistência, como Rio e São Paulo. Mas é preciso estruturar a rede pública,\r\npois o pediatra não sabe para onde encaminhar a criança”, disse Andréa.

\r\n\r\n

Zika. Segundo a especialista, a zika será causa\r\nimportante de cegueira infantil. O IFF tem programa de pesquisa para acompanhar\r\n1 mil crianças cujas mães contraíram zika, mesmo que os bebês não tenham\r\nmicrocefalia. A médica tem encontrado alterações no nervo óptico que podem\r\nlevar à cegueira.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

AS PRINCIPAIS CAUSAS DA CEGUEIRA

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Toxoplasmose\r\nocular congênita -  Doença\r\ncausada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Pode ser congênita, quando a\r\ngestante se infecta. Pode levar à sequela visual grave. A prevenção se faz\r\nevitando carnes mal cozidas, bebendo água fervida ou tratada, limpando frutas e\r\nvegetais, usando luvas para limpar caixas de areia e controlando os gatos. 

\r\n\r\n

Catarata\r\ninfantil - A catarata pediátrica, responsável por\r\n14% das crianças cegas do mundo, é uma das principais causas tratáveis da\r\ncegueira na infância. A criança com catarata congênita total bilateral - nos\r\ndois olhos - deve ser operada antes dos 3 meses de vida para não ter nistagmo\r\n(movimento oscilatório e/ou rotatório do globo ocular), que leva à cegueira. 

\r\n\r\n

Retinopatia\r\nda prematuridade - É uma doença que compromete a\r\nvascularização da retina imatura dos recém-nascidos prematuros. Estima-se que\r\nexistam no mundo cerca de 1,5 milhão de crianças cegas. Destas, 100 mil estão\r\nna América Latina. Em cerca de 20% dos casos a cegueira ocorre pela retinopatia.

\r\n\r\n

Fonte:\r\nEstadão, via CNTC.

Outras Notícias

Conjunto de alimentos básicos tem queda em onze cidades

Das 18 cidades em que o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - realiza a Pesquisa da Cesta Básica de Alimentos, 11 tiveram redução do valor do conjunto de bens alimentícios básicos em julho. As maiores retrações foram apuradas em Belém (-4,76%), Manaus (-3,27%), Natal (-3,03%) e Recife (-2,87%). As altas foram registradas em Aracaju (3,64%), Fortaleza (2,28%), Belo Horizonte (1,85%), Rio de Janeiro (0,96%), São Paulo (0,78%) e Curitiba (0,16%). Em Vitória, o custo...

Calendário Pis-Pasep 2018-2019: Começa Pagamento De Abono Para Nascidos Em Outubro

Começa a ser pago nesta quinta-feira (18) o abono salarial PIS do calendário 2018-2019, ano-base 2017, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em outubro. No caso do Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, o pagamento começa para quem tem final da inscrição 3. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal.De acordo com o calendário, os nascidos nos meses de julho a dezembro receberão o PIS ainda no ano de 2018. Já quem nasceu entre janeiro e junho receberá o PIS no 1º trimestre de 2019. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição...

Reforma trabalhista e o descaso com a despedida coletiva de trabalhadores

                                                               Por Por Pedro Paulo Teixeira ManusLei 13.467, de 13 de julho de 2017, que  introduz várias modificações na Consolidação das Leis do Trabalho, tem sido conhecida como a reforma trabalhista. E, com efeito, traz importantes mudanças no âmbito do direito individual, do direito coletivo, do direito sindical, do processo do trabalho, na atuação dos tribunais do trabalho e no direito administrativo do trabalho. No que respeita à dispensa de empregados, afirma seu artigo 447-A: “Art. 477-A. As...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: