44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Candidato mais qualificado pode ocupar cargo de nível técnico, Justiça Federal

Data de publicação: 30/08/2016


Desclassificar\r\ncandidato por ele ter nível superior ao exigido pela função para a qual\r\nprestou concurso fere o princípio da razoabilidade e da dignidade da pessoa\r\nhumana. Foi o que entendeu a 6ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal\r\nda 2ª Região, ao assegurar a posse de vaga de um candidato ao cargo técnico em\r\nlaboratório de Biologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro\r\n(UFRRJ).

\r\n\r\n

O edital do concurso exigia escolaridade inferior aos\r\ndiplomas apresentados pelo candidato. Bacharel em Biologia Marinha e licenciado\r\nem Ciências Biológicas, ele fez a prova do concurso e se classificou dentro das\r\nvagas oferecidas, sendo nomeado em Diário\r\nOficial. No entanto, a universidade negou a posse por ele não ter\r\napresentado diploma de ensino médio e curso técnico na área.

\r\n\r\n

A\r\nprimeira instância já havia garantido o direito do candidato, mas a UFRRJ\r\napelou ao TRF-2. A desembargadora federal Salete Maccalóz, relatora do caso,\r\nmanteve a decisão, destacando que, embora o edital seja a lei do concurso\r\npúblico, as normas de seleção não podem impedir os candidatos mais qualificados\r\nno serviço público.

\r\n\r\n

"Desclassificar\r\no candidato, por ter nível superior ao exigido pela função para a qual prestou\r\nconcurso, significa um excesso de preciosismo altamente desproporcional aos\r\nprincípios mais elementares de nossa ordem constitucional, como o da\r\nrazoabilidade, dignidade da pessoa humana, da cidadania e do valor social do\r\ntrabalho. Equivocado seria admitir candidatos com nível aquém do exigido, o que\r\nviolaria a supremacia do interesse público”, decidiu a magistrada.

\r\n\r\n

A relatora entendeu que a posse do biólogo em cargo\r\ntécnico é um ganho para a administração pública, que passa a ter em seus\r\nquadros profissional ainda mais qualificado do que exigiu o edital, o que\r\nreforça o cumprimento do princípio constitucional da eficiência. 

\r\n\r\n

Fonte: Assessoria de Imprensa do TRF-2.

Outras Notícias

8 milhões têm pouco mais de 30 dias para sacar conta inativa do FGTS

Falta pouco mais de um mês para os trabalhadores que têm saldo em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sacarem seus recursos. Segundo a Caixa Econômica Federal, até o dia 21 de junho, cerca de R$ 37 bilhões foram entregues a 22,1 milhões de beneficiários. O montante representa quase 85% do total de recursos disponíveis, contabilizados de um total de R$ 43,6 bilhões.   Para os próximos dias, a Caixa ainda espera atender até 8 milhões de pessoas. Desde o início das retiradas, 45% dos beneficiários fizeram os saques diretamente na boca do...

Diretores do SINCOMAR participam da abertura do XVI Encontro dos Comerciários do Paraná

Na manhã desta sexta feira (11), foi realizada a cerimônia de abertura do XVI Encontro dos Comerciários do Paraná e do Seminário do Coletivo Jurídico, eventos promovidos pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP). O presidente da federação e primeiro vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Vicente da Silva, ressaltou que “o seminário jurídico já é tradição no Encontro dos Comerciários,...

Empregada ganha ação de danos morais por ser chamada de feia e gorda

A DMA Distribuidora S/A (supermercados Epa) foi condenada a indenizar uma empregada humilhada pelo subgerente com expressões como "mulher feia e gorda tem que trabalhar e morrer" e destratada em público na presença de clientes e funcionários com palavras de baixo calão. A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou agravo da empresa por constatar a exposição da empregada a situação atentatória aos seus direitos de personalidade, caracterizada pela indevida depreciação de sua imagem. Na...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: