\r\n O ano mal começou e o mercado já projeta uma inflação maior. A previsão inicial de 5,47% avançou para 5,49%, segundo o boletim Focus, que contem estimativas de economistas do mercado financeiro.
\r\n
\r\n A inflação maior é capaz de tirar o poder de compra dos brasileiros, segundo o professor de economia da Unifor e conselheiro do Conselho Regional de Economia (Corecon Ceará), Ricardo Eleutério. Ele explicou que este ano o País deverá enfrentar tanto uma inflação de custos quanto de demanda.
\r\n
\r\n O economista Adriano Sarquis destacou que a inflação é uma média de preços. O Governo não pode fugir da meta de 4,5%, de acordo com ele. “O Governo não pode ser tolerante com essa inflação mais elevada. Preços escolares, tarifa de ônibus, combustíveis, tudo afeta e afeta o bolso das pessoas”, disse.
\r\n
\r\n Os custos são elevados em função da baixa produtividade, da escassez de insumos e da falta de profissionais capacitados. “Nada que nos remeta à superinflação da década de 1980”, alertou Eleutério. A demanda será ainda mais intensa porque, mesmo com o país crescendo a taxas pequenas, o emprego continua em alta. No ano passado, o país cresceu em média 1% e a projeção para este ano é chegar a 3%.
\r\n
\r\n A inflação deverá ser de fato mais elevada do que o centro da meta de 4,5%, como aconteceu em 2011 e em 2012. “Para este ano de 2013 também corre alguns riscos de passar do limite anterior. Os agentes econômicos são movidos a expectativas. A inflação acelera e cria expectativa”, segundo Eleutério.
\r\n
\r\n Taxa de juros
\r\n
\r\n Apesar da inflação maior, Eleutério destaca que o governo deverá manter a política de juros baixos. O Banco Central vem cortando a taxa básica de juros (Selic) desde agosto de 2011 para incentivar a economia nacional em meio à crise econômica mundial.
\r\n
\r\n De acordo com ele, existem outros instrumentos para conter o avanço da inflação. O melhor equilíbrio nas finanças públicas seria responsável por reduzir a emissão de dinheiro e reduzir a inflação. Outro mecanismo seria conter a explosão da taxa de câmbio, com o dólar sob controle.
\r\n
\r\n Eleutério recomenda ainda abrir o país às importações, com o cuidado de proteger os empregos e os empresários, além de incentivar a produtividade da economia brasileira. Já para o economista Adriano Sarquis, o governo deverá voltar a intervir na inflação com a elevação da taxa de juros.
\r\n
\r\n “O Governo deverá reavaliar a política de juros e enxugar gastos já no primeiro semestre” explicou. O esforço será para manter a inflação no centro da meta de 4,5%.
\r\n
\r\n A própria elevação da inflação já foi em virtude da política do Governo, de acordo com Sarquis. Ele explicou que a queda dos juros foi possível para evitar os efeitos negativos da crise econômica mundial sobre o Brasil. “Reduzir a taxa de juros está estimulando mais consumo, mais crédito”.
Encontro internacional dos comerciários em Foz
Está sendo realizado hoje e amanhã (13 e 14/3) em Foz do Iguaçu o Encontro Internacional dos Comerciários, que reunie lideranças sindicais dos três estados da região sul do Brasil, da Argentina e do Paraguai. O coordenador do encontro é o vice-presidente da FECEP-Federação dos Comerciários do Paraná (filiada à UGT), e vice-presidente da UGT-PARANÁ, Leocides Fornazza, o ‘Léo’. “A organização desse importante encontro dos comerciários...
Trabalhador obrigado a usar sapato específico deve ser ressarcido
O empregado não pode ter o seu salário comprometido com a compra de determinada cor ou modelo de sapato se não o deseja." Foi o que entendeu o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul), decisão agora confirmada pela 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, em um caso no qual uma companhia operadora de telefone foi condenada a pagar R$ 120 por ano a um empregado que teve de comprar sapatos pretos para trabalhar. Empresa exigia uso de sapato social sem ressarcir os gastos feitos pelo trabalhador. O TRT-4 destacou que o profissional comprovou...
Torcomar 2010 - Tabela de Classificação
O grande Campeão desta edição foi a equipe BOM LIVRO/CARRETÃO Confira os resultados dos jogos do 2010.