44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

UGT-PARANÁ cria sua 4ª regional

Data de publicação: 28/06/2012

\r\n  

\r\n

\r\n Com a presença do secretário geral e presidente em exercício da UGT Nacional, companheiro Canindé Pegado, a UGT-PARANÁ criou a Regional Noroeste, consolidada na plenária realizada em Maringá, dia 21 de junho. O evento contou com a presença de mais de 80 lideranças sindicais e comunitárias da região e do estado.

\r\n
\r\n

\r\n  A plenária de fundação da Regional Noroeste aconteceu nas dependências do SINCOMAR - Sindicato dos Comerciários de Maringá, cuja composição da mesa dos trabalhos refletiu a representatividade da Regional Noroeste, com sindicalistas de diversas cidades da região e o significativo número das mulheres ugetistas.
\r\n O presidente em exercício da UGT Nacional, companheiro Canindé Pegado prestigiou a plenária com a palestra “Atual Conjuntura Política e Sindical e Ações da UGT”.  Pegado apresentou informações relevantes quanto ao mundo sindical; o crescimento da UGT no Paraná e no Brasil; as relações de emprego/empregabilidade/desemprego e atuação do CODEFAT - Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Canindé é um dos conselheiros titulares desse fundo e conhece profundamente as questões que envolvem a captação e destinação dos recursos para as diversas necessidades trabalhistas. O presidente em exercício da UGT Nacional defendeu a união das centrais na luta contra o desemprego e a política inadequada do governo e de investimento na qualificação e requalificação profissional. Segundo Canindé, dados oficiais indicam que o Brasil emprega 15 milhões de trabalhadores por ano, mas desemprega 14 milhões. E esses 14 milhões demoram a reingressarem no mercado de trabalho, sendo que a maioria retorna com salários menores. A média de permanência no emprego nos países desenvolvidos é de sete anos, mas no Brasil não passa de um ano e meio. “É a maior rotatividade do mundo”, disse Pegado, ao criticar duramente relatório da Fundação Getúlio Vargas, que coloca sobre o empregado a responsabilidade dos encargos sociais. “Só a união dos trabalhadores brasileiros em torno dos seus sindicatos, federações, confederações e centrais, é que pode criar condições para que os trabalhadores enfrentem essa situação. O movimento sindical tem de estar vigilante constantemente, pois os poderes instituídos e os empresários vêm direcionando ações contra os interesses dos trabalhadores” alertou Canindé.
\r\n Ao falar sobre a importância de criação da Regional Noroeste, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi destacou a política de descentralização implantada pela central no estado: “No Brasil estamos muito perto de sermos a segunda maior central; em apenas quatro anos no Paraná, a UGT se consolidou como a maior representante da classe trabalhadora paranaense. Estamos presentes nos diversos conselhos municipais e estaduais fazendo valer nossa voz. A criação da Regional Noroeste vem consolidar esse crescimento e fortalece ainda mais as relações da UGT com sua base filiada” destacou Rossi.

\r\n
\r\n

\r\n Na composição da direção da Regional Noroeste ficou à frente o presidente do Sindicato dos Comerciários de Maringá, companheiro Leocides Fornazza, tendo como secretário geral o bancário Aldi Mertz. “A Regional Noroeste da UGT-PARANÁ é de grande importância na política de atração de novos sindicatos, consolidando a UGT como a maior central sindical paranaense  e uma das maiores centrais sindicais do Brasil”, disse Fornazza ao assumir a tarefa de conduzir a organização da regional. No Paraná, a UGT tem agora, além da Noroeste, mais três regionais: Norte, Oeste e Litoral  e o escritório central em Curitiba -cobrindo a capital e região metropolitana- e que atendem mais de 180 sindicatos filiados das mais diversas categorias profissionais.
\r\n Para a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava e diretora da Federação dos Comerciários do Paraná, Marisa de Fátima Chemeres de Lima, “A fundação da UGT Noroeste, é de grande importância para a região. Com certeza vai fortalecer os interesses da classe trabalhadora. E essa descentralização mostra que a União Geral dos Trabalhadores tem um objetivo sério, que é a valorização do trabalhador que produz e contribui para o crescimento do nosso País.”
\r\n Presente ao evento, o secretário de Relações Institucionais da UGT-PARANÁ e secretário Nacional de Assuntos Culturais,  companheiro Jorge Leonel parabenizou a organização da Regional Noroeste, salientando que “esse é mais um passo que a UGT dá na consolidação das suas políticas de um sindicalismo ético, cidadão  e inovador”.

\r\n

\r\n  

\r\n

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Redução do emprego tirou plano de saúde de 3 milhões de pessoas

O número de usuários do sistema privado de saúde atingiu seu ápice em 2014, com 50 milhões de pessoas. Esse total vinha em linha crescente até então. De lá para cá, entretanto, 3 milhões de pessoas perderam seus planos de saúde.  Esse movimento coincide com a recessão que atingiu o país, tirando o emprego de milhares de brasileiros. Quase 70% dos planos de saúde vigentes no país são empresariais, ou seja, são oferecidos pelo empregador ao funcionário.  “Nosso mercado sempre foi pautado pelos planos empresariais. Pesquisas mostram que um dos fatores de...

Câmara vota MP que cria trabalhador de segunda classe e reduz hora extra

Uma Medida Provisória (MP) repleta de emendas pode cortar proteções trabalhistas, reduzir a renda dos trabalhadores, criar categorias de empregados de "segunda classe" e atrapalhar a fiscalização de escravidão contemporânea caso sua conversão em lei seja aprovada pelo Congresso em votação prevista para esta terça-feira (3) à tarde. Enquanto isso, as atenções do país estão voltadas às polêmicas presidenciais sobre o voto impresso, a volta aos trabalhos da CPI da Covid e as Olimpíadas.Os "jabutis" (como são chamadas as emendas estranhas ao tema principal do...

Crédito facilitado para trabalhadores que queiram empreender

A partir deste mês, trabalhadores paranaenses que queiram abrir um negócio podem procurar qualquer umas das 216 Agências do Trabalhador do Paraná para ter acesso ao Microcrédito Fácil, ofertado pelo Governo do Estado por meio da Fomento Paraná. O convênio para ampliação da oferta de crédito foi assinado na terça-feira (3/7), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo secretário de Estado do Trabalho e Relações com a Comunidade, e presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, e o diretor-presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade. Para Paulo Rossi, facilitar o acesso ao microcrédito...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: