44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

UGT-PARANÁ cria sua 4ª regional

Data de publicação: 28/06/2012

\r\n  

\r\n

\r\n Com a presença do secretário geral e presidente em exercício da UGT Nacional, companheiro Canindé Pegado, a UGT-PARANÁ criou a Regional Noroeste, consolidada na plenária realizada em Maringá, dia 21 de junho. O evento contou com a presença de mais de 80 lideranças sindicais e comunitárias da região e do estado.

\r\n
\r\n

\r\n  A plenária de fundação da Regional Noroeste aconteceu nas dependências do SINCOMAR - Sindicato dos Comerciários de Maringá, cuja composição da mesa dos trabalhos refletiu a representatividade da Regional Noroeste, com sindicalistas de diversas cidades da região e o significativo número das mulheres ugetistas.
\r\n O presidente em exercício da UGT Nacional, companheiro Canindé Pegado prestigiou a plenária com a palestra “Atual Conjuntura Política e Sindical e Ações da UGT”.  Pegado apresentou informações relevantes quanto ao mundo sindical; o crescimento da UGT no Paraná e no Brasil; as relações de emprego/empregabilidade/desemprego e atuação do CODEFAT - Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Canindé é um dos conselheiros titulares desse fundo e conhece profundamente as questões que envolvem a captação e destinação dos recursos para as diversas necessidades trabalhistas. O presidente em exercício da UGT Nacional defendeu a união das centrais na luta contra o desemprego e a política inadequada do governo e de investimento na qualificação e requalificação profissional. Segundo Canindé, dados oficiais indicam que o Brasil emprega 15 milhões de trabalhadores por ano, mas desemprega 14 milhões. E esses 14 milhões demoram a reingressarem no mercado de trabalho, sendo que a maioria retorna com salários menores. A média de permanência no emprego nos países desenvolvidos é de sete anos, mas no Brasil não passa de um ano e meio. “É a maior rotatividade do mundo”, disse Pegado, ao criticar duramente relatório da Fundação Getúlio Vargas, que coloca sobre o empregado a responsabilidade dos encargos sociais. “Só a união dos trabalhadores brasileiros em torno dos seus sindicatos, federações, confederações e centrais, é que pode criar condições para que os trabalhadores enfrentem essa situação. O movimento sindical tem de estar vigilante constantemente, pois os poderes instituídos e os empresários vêm direcionando ações contra os interesses dos trabalhadores” alertou Canindé.
\r\n Ao falar sobre a importância de criação da Regional Noroeste, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi destacou a política de descentralização implantada pela central no estado: “No Brasil estamos muito perto de sermos a segunda maior central; em apenas quatro anos no Paraná, a UGT se consolidou como a maior representante da classe trabalhadora paranaense. Estamos presentes nos diversos conselhos municipais e estaduais fazendo valer nossa voz. A criação da Regional Noroeste vem consolidar esse crescimento e fortalece ainda mais as relações da UGT com sua base filiada” destacou Rossi.

\r\n
\r\n

\r\n Na composição da direção da Regional Noroeste ficou à frente o presidente do Sindicato dos Comerciários de Maringá, companheiro Leocides Fornazza, tendo como secretário geral o bancário Aldi Mertz. “A Regional Noroeste da UGT-PARANÁ é de grande importância na política de atração de novos sindicatos, consolidando a UGT como a maior central sindical paranaense  e uma das maiores centrais sindicais do Brasil”, disse Fornazza ao assumir a tarefa de conduzir a organização da regional. No Paraná, a UGT tem agora, além da Noroeste, mais três regionais: Norte, Oeste e Litoral  e o escritório central em Curitiba -cobrindo a capital e região metropolitana- e que atendem mais de 180 sindicatos filiados das mais diversas categorias profissionais.
\r\n Para a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava e diretora da Federação dos Comerciários do Paraná, Marisa de Fátima Chemeres de Lima, “A fundação da UGT Noroeste, é de grande importância para a região. Com certeza vai fortalecer os interesses da classe trabalhadora. E essa descentralização mostra que a União Geral dos Trabalhadores tem um objetivo sério, que é a valorização do trabalhador que produz e contribui para o crescimento do nosso País.”
\r\n Presente ao evento, o secretário de Relações Institucionais da UGT-PARANÁ e secretário Nacional de Assuntos Culturais,  companheiro Jorge Leonel parabenizou a organização da Regional Noroeste, salientando que “esse é mais um passo que a UGT dá na consolidação das suas políticas de um sindicalismo ético, cidadão  e inovador”.

\r\n

\r\n  

\r\n

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Lojas Quero-Quero é condenada por exigir carta-fiança para empregado atuar em cargo de gerência

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso das Lojas Quero-Quero S.A. contra condenação ao pagamento de indenização por danos morais a um encarregado de filial que foi obrigado a entregar uma carta de fiança no valor de R$ 10 mil como garantia para atuar na função de gerência. Para a ministra Kátia Magalhães Arruda, relatora, a conduta da empresa foi ilícita, abusiva e extrapolou o poder diretivo do empregador ao exigir uma "condição inadmissível para o exercício das atividades laborais, que pressupõe a boa-fé dos contratantes, a confiança...

Sadia é condenada por limitar tempo para uso de banheiros

A Sadia S.A. terá que indenizar uma operadora de produção por limitar em dez minutos o tempo para o uso de banheiros durante a jornada de trabalho. A condenação foi arbitrada pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que entendeu que a conduta expôs a trabalhadora a um constrangimento desnecessário e degradante. Na ação trabalhista, a operadora alegou que ficava constrangida de ter que avisar ao supervisor toda vez que precisava ir ao banheiro, e que a limitação de tempo imposta pela empresa feria o princípio...

Paraná desponta no Sul com 19 mil empregos em maio

O Paraná gerou 19.131 empregos com carteira assinada em maio. Os dados foram divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado, baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é o melhor entre os Estados do Sul e foi 63% maior que o índice verificado em maio do ano passado: 11.682 vagas. Os números dos cinco primeiros meses deste ano já superam em 31% o resultado de todo o ano de 2009, quando foram gerados 69.084 empregos com carteira assinada. As cidades do interior empregaram mais que a região...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: