44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Comissão do TST decide que trabalhador não pagará honorário em caso de derrota

Data de publicação: 21/05/2018

 

\r\n\r\n

A comissão do TST (Tribunal Superior\r\ndo Trabalho) responsável por avaliar a reforma trabalhista decidiu que o\r\ntrabalhador com ações anteriores à nova legislação não terá de pagar honorários\r\ndevidos em caso de derrota na ação e custas processuais. Pela regra anterior, o\r\ntrabalhador que alegasse insuficiência financeira tinha o benefício da\r\ngratuidade.  

\r\n\r\n

A proposta apresentada nesta quarta\r\n(16) será submetida ao plenário da corte, que conta com 27 ministros ainda\r\ndivididos sobre a lei. 

\r\n\r\n

A expectativa era que os nove\r\nministros da comissão apresentassem diretrizes sobre as principais mudanças da\r\nCLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

\r\n\r\n

“Seria um absurdo se interpretássemos\r\ncada dispositivo da reforma”, disse o ministro Aloysio Corrêa da Veiga,\r\npresidente da comissão. “A lei [da reforma trabalhista] não deu essa autoridade\r\npara o TST.” 

\r\n\r\n

Segundo o ministro, o tribunal não\r\npode interpretar as novas normas sem que haja um caso concreto a ser julgado.\r\nPor isso, a proposta se restringiu a questões processuais. “Os aspectos do\r\ndireito material [mérito] serão discutidos caso a caso.”

\r\n\r\n

 A reforma definiu, por exemplo, a\r\ncobrança de honorários e custas do processo. Logo que entrou em vigor, o\r\nMinistério do Trabalho informou que caberia aos juízes decidir se a cobrança\r\nvaleria também para processos antigos. Isso gerou insegurança e inibiu novas\r\nações, segundo estatísticas da Justiça.“A lei não pode retroagir. Não pode\r\nhaver surpresa para as partes”, disse Corrêa da Veiga.” 

\r\n\r\n

A proposta da comissão da reforma no\r\nTST foi enviada ao presidente do tribunal, João Batista Brito Pereira, dez\r\nmeses depois da sanção da nova legislação trabalhista. 

\r\n\r\n

Brito Pereira assumiu a presidência\r\ndo TST no fim de fevereiro com a missão de pacificar um tribunal dividido.

\r\n\r\n

 Ele substitui Ives Gandra Martins\r\nFilho, que, ao defender a reforma abertamente, acirrou a resistência de\r\nministros indicados pelo governo do PT defensores dos trabalhadores. 

\r\n\r\n

Essa ala não é maioria, mas consegue\r\naliados entre os ministros que ainda não fecharam questão sobre a reforma. 

\r\n\r\n

Além de passar pelo julgamento do\r\nTST, a proposta da comissão esbarra em uma ação do STF (Supremo Tribunal\r\nFederal) que julga a constitucionalidade de alguns pontos da reforma\r\ntrabalhista. 

\r\n\r\n

Relator do caso, o ministro Luís\r\nRoberto Barroso não viu problemas na restrição do acesso gratuito à Justiça do\r\nTrabalho —um dos pontos da reforma. No entanto, sugeriu critérios para limitar\r\no pagamento de advogados e perícia. 

\r\n\r\n

O ministro Edson Fachin foi em\r\nsentido inverso ao defender a inconstitucionalidade dessas mudanças. 

\r\n\r\n

O julgamento está interrompido por um\r\npedido de vista (mais tempo para analisar o processo) do ministro Luiz Fux e\r\nnão há prazo para o tema retornar à pauta. 

\r\n\r\n

Fonte: Folha de SP

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

COMUNICADO AOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS E EMPRESAS DO SEGMENTO ATACADISTA - CCT ATACADISTA

COMUNICADO AOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS E EMPRESAS DO SEGMENTO ATACADISTA   O SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE MARINGÁ (SINCOMAR) COMUNICA aos Escritórios Contábeis e Empresas pertencentes ao segmento do Comércio Atacadista que, nesta data, celebramos a Convenção Coletiva de Trabalho 2008/2009 do Sindicato Atacadista. O percentual de reajuste negociado foi de 8,99%, exceto para quem ganha piso. Os pisos salariais ficaram assim estabelecidos: a)    Para os empregados admitidos antes de junho/2008: ·       ...

Projeto aprovado pelos vereadores limita abertura dos supermercados de Maringá a um domingo por mês

O projeto de lei que regula o funcionamento dos supermercados de Maringá aos domingos foi aprovado ontem à noite  em segunda discussão, com algumas emendas que melhoraram bastante o texto original. Por mais que os defensores das grandes redes supermercadistas chamem isso de atraso, não resta dúvidas que a Câmara Municipal de Maringá lavrou um grande tento a favor da população, sobretudo a favor dos comerciários e dos pequenos e médios comerciantes de gêneros alimentícios, que estão sendo engolidos pelos gigantes do varejo. Muitos açougues, padarias e mercearias dos bairros...

Empresas devem procurar Justiça do Trabalho para quitar dívidas trabalhistas

Para garantir a conclusão dos processos em fase de execução, ou seja, quando há condenação, mas o devedor não cumpre a decisão e solucionar processos com dívidas trabalhistas em fase de execução, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho promove a 6ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontece de 19 a 23 de setembro deste ano. As empresas que possuem dívidas trabalhistas, e que ainda não cumpriram o prazo determinado, devem procurar a Justiça do Trabalho para quitar os débitos existentes.  Para que a decisão judicial seja cumprida, a Comissão Nacional...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: