Muito mais do que um feriado, o 1º. De maio é\r\num dia de celebração de conquistas dos trabalhadores, mas também de reverência à memória dos que\r\ntombaram na luta por melhores condições de trabalho ao longo da história.
Os ventos da mudança começaram a soprar na Europa e na\r\nAmérica do Norte no final do século XIX .O movimento nascido em uma grande\r\nmanifestação pelas ruas de Chicago em 1886 , ganhou corpo na França, com a luta\r\npela jornada de 8 horas, quando as fábricas impunham mais de 12. O século XX\r\ndespertou com a reação dos operários resistindo a jornadas superiores a 8 horas\r\npor dia, porque mais do que isso seria exploração.
A ideia de que o\r\ntrabalhador deveria ser um instrumento para o lucro dos patrões se expandiu\r\npelo mundo. A partir de então, surgiram leis e normas nos países democráticos\r\nque conferiam aos trabalhadores o direito à cidadania.
É pela manutenção desses\r\ndireitos, que devem sempre avançar e\r\nnunca recuar, como aconteceu no Brasil com a recém aprovada reforma trabalhista,\r\nque os comerciários se inserem nessa\r\nluta incessante por um Brasil melhor e mais justo para quem vive única e\r\nexclusivamente da sua força de trabalho.
O SINCOMAR, como faz todos\r\nos anos, rende sua homenagem aos comerciários de Maringá e região e reitera a\r\ndisposição da sua diretoria em cumprir com determinação o seu papel de\r\nrepresentante legítimo dessa laboriosa categoria profissional.
Comerciário, participe do\r\nseu sindicato, torne-o cada vez mais forte e tenha no SINCOMAR um porto seguro\r\npara a sua luta permanente por salários e condições dignas de trabalho.
Loja não pode exigir carta-fiança ao promover empregado para gerência
É abusiva a conduta da empresa que exige do funcionário uma carta-fiança para que este possa atuar como gerente. Com esse entendimento, a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que condenou uma loja a pagar indenização por danos morais a um empregado que foi obrigado a entregar uma carta-fiança de R$ 10 mil como garantia para atuar na função de gerência. Para a ministra Kátia Magalhães Arruda, relatora, a conduta da empresa foi ilícita, abusiva e extrapolou o poder diretivo do empregador ao exigir uma "condição inadmissível para o exercício das...
Centrais lançam Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora
Com a presença de mais de 300 sindicalistas, as centrais sindicais União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, CUT, CSB, CTB, Nova Central e Intersindical lançaram, nesta quarta-feira (6), no Sindicato dos Químicos, em São Paulo, a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora (Democracia, Soberania e Desenvolvimento com Justiça Social: Trabalho e Emprego no Brasil). O documento, que vai pautar as ações das Centrais este ano, será entregue a todos os candidatos à presidência da República, bem como aos deputados e senadores. A entrega desse documento será o início...
ORIENTAÇÕES SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 936/2020
ORIENTAÇÕES SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 936/2020 Com o problema que estamos enfrentando referente à Covid19 – Coronavírus, o governo implementou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda. São duas modalidades: a suspensão dos contratos de trabalho, ou seja, o empregado será dispensado de suas atividades junto a seu empregador, ou a redução da sua jornada de trabalho com a consequente redução salarial. REDUÇÃO DE JORNADA:Os percentuais de redução de jornada de trabalho assim como de salários podem ter como duração o limite máximo de 90 dias, e os empregados...