44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Ministério do Trabalho lança na CNTC campanha nacional de prevenção de acidentes do trabalho

Data de publicação: 27/04/2018


O Ministério do Trabalho (MTE), através da Secretaria de Inspeção do\r\nTrabalho (SIT), lançou nessa última quinta-feira (26), na Confederação Nacional\r\ndos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, a Campanha Nacional de\r\nPrevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), com o objetivo de sensibilizar a\r\nsociedade para a importância do desenvolvimento de uma cultura de prevenção de\r\nacidentes e doenças do trabalho. A Canpat faz parte do movimento Abril Verde,\r\nconjunto de ações realizadas pela sociedade para dar visibilidade ao tema da\r\nsegurança e saúde no trabalho.

\r\n\r\n

Os temas da Canpat em 2018 são: Adoecimento Ocupacional e Quedas de\r\nTrabalho em Altura, que ainda vitimam muito trabalhadores, com enormes danos.\r\nAlém da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos\r\ntrabalhadores, muitas vezes irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes\r\ne doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho\r\n(OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões por ano no país.

\r\n\r\n

Ocorrem no Brasil, em média, mais de 2.800 mortes de trabalhadores por\r\nano, oito por dia, uma a cada três horas. Cada acidente de trabalho que\r\nacontece é catastrófico em termos individuais, familiares e sociais, segundo o\r\nMTE. De acordo com a Canpat, o envolvimento e participação de cada cidadão\r\nbrasileiro é fundamental para se alcançar uma cultura de prevenção e tornar o\r\npaís cada vez mais justo, digno e competitivo. “Essa ação é uma forma de manter\r\nsempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do\r\ntrabalho, por parte de todos”, destacou o secretário da Secretaria de Inspeção\r\ndo Trabalho (SIT) do MTE, João Paulo Ferreira Machado.

\r\n\r\n

Estão previstas, para todo o país, ao longo de 2018, ações conduzidas\r\npelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), que integra a\r\nSecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho, e pelas\r\nsuperintendências e gerências do Ministério.

\r\n\r\n

A força simbólica do 28 de abril

\r\n\r\n

A Organização Mundial do Trabalho (OIT) instituiu em 2003 a data de 28\r\nde abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em razão da\r\nexplosão de uma mina de carvão na cidade de Farmington, no estado da Virgínia,\r\nnos Estados Unidos, em 1969, que resultou na morte de 78 trabalhadores. A lei\r\nnº 11.121/2005 instituiu no Brasil o Dia Nacional em Memória das Vítimas de\r\nAcidentes de Trabalho, cuja data também 28 de abril.

\r\n\r\n

Fonte: site da CNTC

\r\n\r\n

 


Outras Notícias

Juízes do trabalho dão demonstração de força

Magistrados do Trabalho se reuniram nesta quarta-feira (8) em um ato em defesa da Justiça trabalhista, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda (zona oeste de São Paulo). A categoria se queixa de cortes orçamentários e teme que congressistas levem adiante ameaças de acabar com a Justiça do Trabalho, segundo Farley Ferreira, que representou a Anamatra (associação nacional dos magistrados trabalhistas) no evento. “A preocupação [em torno de propostas para o fim da Justiça trabalhista] é séria, há uma tentativa de estrangulamento”, diz ele. Em 2016, houve...

Projeto que regulamenta terceirização vai sair da pauta do Senado

Após reunião com centrais sindicais, o relator do projeto que regulamenta a terceirização, senador Paulo Paim (PT-RS), anunciou nesta quarta-feira, 7, que o projeto será retirado da pauta de discussões do Plenário. Paim coordenou uma reunião entre representantes de diferentes centrais sindicais e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o vice-presidente da Casa, Jorge Viana (PT-AC).   O relator vai apresentar seu parecer na próxima terça-feira, 13, pois a proposta já estava na pauta de votação do Plenário. Porém, Paim quer que o projeto seja melhor...

Terceirizados são submetidos a asédio moral

Uma fiscalização realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho na parte alta de Maceió, nesta segunda-feira (30), flagrou cerca de 20 trabalhadores da empresa terceirizada Salmos Comércio e Representações sendo submetidos à situação de constrangimento e assédio moral. Os empregados prestavam serviço à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em Alagoas, mas estariam sendo mantidos “de castigo” e sem receber verbas rescisórias após a empresa rescindir o contrato com a fundação. Na sede da empresa, localizada no Conjunto Henrique Equelman,...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: