O novo presidente do Tribunal\r\nSuperior do Trabalho, ministro Brito Pereira, recebeu, na manhã desta\r\nterça-feira (27), representantes de centrais sindicais de todo o país. Na\r\naudiência, a primeira desde que assumiu a Presidência do TST, o ministro ouviu\r\nreivindicações dos trabalhadores e recebeu memoriais das centrais.
Os sindicalistas mostraram-se preocupados com dispositivos da Reforma\r\nTrabalhista (Lei 13.467/2017) que alteraram normas relativas à contribuição sindical\r\ne às negociações coletivas, entre outras.
O presidente do TST, por sua vez, destacou que sua gestão será marcada\r\npelo diálogo. “As portas do Tribunal estarão sempre abertas para o\r\ndiálogo, seja com as entidades de representação profissional, seja com a\r\nclasse empresarial”, afirmou.
O ministro Brito Pereira enfatizou que o TST, por meio de uma comissão\r\nespecial, deve equacionar as questões relativas à reforma, especialmente com a\r\nrevisão de súmulas e orientações jurisprudenciais, e acrescentou que a jurisprudência\r\nda Corte será alterada progressivamente. “É importante que os recursos cheguem\r\nao Tribunal. Com isso é possível dar mais agilidade e segurança jurídica”,\r\ndisse, lembrando que é necessário ter paciência.
Por fim, o presidente do TST ressaltou a importância de a comissão\r\nespecial promover uma audiência pública para os ministros ouvirem de maneira\r\nampla todos os interessados. “Somos um colegiado, e vou levar as ideias\r\napresentadas nesse encontro aos demais ministros”, assegurou.
Fonte: TST
Atacadista é condenado por perseguir, humilhar e xingar funcionários
A Justiça do Trabalho condenou o Assaí Atacadista – Sendas Distribuidoras por conduta caracterizadora de assédio moral. Como resultado da ação movida pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), a empresa deverá pagar indenização por danos morais coletivos de R$ 300 mil. O MPT-MT ajuizou ação civil pública em outubro de 2017, após constatar que a empresa adota modelo de gestão abusivo do poder diretivo patronal, dispensando aos seus empregados tratamento humilhante e vexatório. Ao longo da instrução do inquérito civil conduzido pelo MPT-MT, foram...
Horários de Abertura do Maringá Liquida
O SINCOMAR informa que assinou com o sindicato patronal-SIVAMAR, acordo para realização da promoção Maringá Liquida. O acordo prevê abertura das lojas no sábado, dia vinte e oito de fevereiro, até às dezoito horas, em substituição a jornada especial do dia quatorze, onde as lojas abrirão apenas na parte da manhã. Em virtude da promoção Maringá Liquida, o comércio varejista funcionará também no domingo dia primeiro de março, das treze as dezenove,...
CNTC vai ao Senado contra a reforma trabalhista
Em audiência pública o representante da CNTC disse que o projeto de reforma trabalhista significa o desmonte dos direitos dos trabalhadores O diretor-secretário geral da CNTC, Lourival Figueiredo Melo, participou na manhã desta segunda-feira, 29 de maio, de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. As reformas Previdenciária e Trabalhista foram os temas do encontro, que contou com a presença de representantes de entidades de trabalhadores, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Federação Nacional dos...