O varejo pegou carona no calendário de\r\nsaques das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e\r\ntem oferecido vantagens fora de época para tentar fisgar o consumidor. O\r\nprincipal atrativo é a volta da "parcelinha", com o alongamento dos\r\nprazos de pagamento. Mas, para não fazer um mau negócio, educadores financeiros\r\nressaltam que os trabalhadores não devem embarcar na euforia do FGTS a qualquer\r\ncusto, para não comprometer planejamentos futuros.
As condições de pagamento variam de acordo\r\ncom cada lojista. Na rede Extra, os eletrodomésticos e smartphones poderão ser\r\nparcelados em até 20 vezes sem juros no cartão da loja. A empresa explica que\r\nessas condições antes eram restritas a produtos específicos ou promoções de\r\ndatas comemorativas.
Até o mês de julho, quando ocorre a\r\nliberação do último lote das contas inativas, o Walmart oferece aos\r\nconsumidores a possibilidade de parcelar em até 15 vezes as suas compras de\r\nprodutos da linha branca, eletrodomésticos e telefonia. Nos demais meses do\r\nano, o prazo máximo será de 10 meses.
Para Nicola Tingas, consultor econômico\r\nda Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e\r\nInvestimento (Acrefi), a receita extra do FGTS é boa tanto para o consumidor -\r\nque ganha poder de barganha para tentar descontos maiores -, quanto para o\r\nlojista, que vê o risco de inadimplência cair.
As prestações a longo prazo, no entanto,\r\npodem esconder um risco para os consumidores, já que os juros sempre estarão\r\nembutidos nas parcelas, alerta a planejadora financeira da Planejar, Diana\r\nBenfatti. Mesmo que a loja anuncie que pagamentos a prazo são isentos de taxas,\r\n"o valor do dinheiro no tempo sempre tá dentro do preço". "O que\r\nexiste é a falta de desconto. Se conseguir desconto maior que os juros que estaria\r\npagando, vale a pena pagar à vista", explica.
Fonte: UGT
\r\n\r\n
Carrefour condenado a pagar R$ 50 mil por revista íntima
A Sétima Turma do STF condenou o Carrefour Comércio e Indústria Ltda. ao pagamento de indenização por dano moral a um empregado submetido a revista íntima de forma vexatória. Na decisão anterior o Tribunal Regional do Trabalho 9ª. Região (Paraná) havia excluído a indenização da condenação, por entender que a prática abusiva não fora comprovada. O trabalhador recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho , sustentando que os depoimentos das testemunhas confirmaram a situação...
Consciência Negra. Mas pouco se ensina sobre Zumbi
Pela Lei 10.639/2003 é obrigatório o ensino de história e cultura negra nas escolas brasileiras, tanto da rede pública quanto da rede privada. Mas, passados doze anos da obrigatoriedade, pouco se ensina nas escolas sobre o movimento abolicionista e sobretudeo a luta de Zombi contra a escravidão. Hoje, a propópsito, é o dia da Consciência Negra no Brasil estabelecido por um dispositivo legal. Foi justamente em 20 de novembro, há 360 anos, que nasceu o grande líder negro, destaque do Quilombo dos Palmares, reduto de resistência aos grilhões da escravatura. Em muitos municípios...
Justiça faz mutirão para resolver pendências trabalhistas
A Justiça do Trabalho promove esta semana (de 22 a 26), a 4ª. Semana Nacional de Execução Trabalhista, esforço concentrado para encerrar, definitivamente, milhares com condenação transitada em julgado, nos quais o trabalhador ainda não recebe o que lhe é devido. A semana de execução mobiliza Varas do Trabalho, os Tribunais Regionais e o Tribunal Superior , principalmente por meio de audiências de conciliação que reúnem credores e devedores, visando o pagamento de dívidas trabalhistas. Até...