Estudo realizado pelo Ministério Público do Trabalho\r\n(MPT) aponta que as mudanças na\r\nlegislação trabalhista propostas pelo Governo Federal são inconstitucionais. As\r\nalterações contrariam a Constituição Federal e as convenções internacionais\r\nfirmadas pelo Brasil, geram insegurança jurídica, têm impacto negativo na\r\ngeração de empregos e fragilizam o mercado interno. O levantamento alerta ainda\r\npara consequências nocivas das medidas, como a possibilidade de contratação sem\r\nconcurso público, a maior permissividade a casos de corrupção e a falta de\r\nresponsabilização das empresas em caso de acidentes de trabalho, por exemplo.
O documento reúne quatro Notas Técnicas, assinadas\r\npor 12 Procuradores do Trabalho, em que são analisadas de forma detalhada as\r\npropostas contidas no Projeto de Lei 6787/2016 (PL 6787/2016); Projeto de Lei\r\ndo Senado 218/2016 (PLS 218/2016); Projeto de Lei da Câmara 30/2015 (PLC\r\n30/2015); e Projeto de Lei 4302-C/1998 (PL 4302-C/1998).
Fonte CNTC
\r\n\r\n\r\n\r\n
Geração Y sabe de mudança na Previdência, mas não quer pensar nisso
Os jovens da geração Y serão diretamente afetados pelas prováveis mudanças na Previdência Social que estão em gestação no País. Embora tenham conhecimento disso, pesquisas mostram que eles falham no planejamento e veem a aposentadoria como algo muito distante e não sabem - ou não querem - lidar com isso. A pedido do jornal O Estado de S. Paulo, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) e o instituto de pesquisa Ipsos fizeram um recorte de um ampla pesquisa sobre o tema divulgada na semana passada. A conclusão é que 62% dos jovens entre 23...
REPOUSO SEMANAL: TAC não afasta pagamento em dobro por folga após sete dias de trabalho
A assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho autorizando a concessão de repouso semanal remunerado só após o sétimo dia consecutivo de trabalho não afasta direito do empregado de receber em dobro tais dias, conforme Orientação Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho. Esse foi o entendimento aplicado pela 4ª Turma do TST ao restabelecer sentença que condenou um supermercado a pagar em dobro a um padeiro os repousos semanais remunerados concedidos após o sétimo dia consecutivo de trabalho. Apesar de um TAC ter...
A importância do Abril Verde
Prevenir acidentes e doenças do trabalho demanda ações da sociedade nos 12 meses do ano. Mas o trabalho de conscientização de empregados e empregadores ganha reforço extra quando centralizado em campanhas específicas como a do ABRIL VERDE, que ocorre anualmente. Abril Verde é uma campanha de conscientização e orientação criada por um movimento de iniciativa da população, com o objetivo de garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os trabalhadores brasileiros, seja de que atividade for.