Passadas as férias e as festas, janeiro é o mês em\r\nque o consumidor costuma receber outras contas que pesam no orçamento nessa\r\népoca do ano: IPVA, IPTU e gastos escolares são as principais delas.
\r\n\r\nA orientação de especialistas é que quem não possui\r\ndívidas deve planejar os gastos para passar por 2017 economizando um pouco a\r\ncada mês. E quem está no vermelho deve manter as contas atuais em dia e tentar\r\nrenegociar as antigas.
Segundo o diretor executivo da Associação Nacional\r\ndos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), economista\r\nRoberto Vertamatti, as famílias precisam ter um forte controle e não fazer\r\ngastos eventuais muito grandes para não comprometer o resto do ano.
“O ambiente [econômico do país] ainda difícil vai\r\nexigir mais das pessoas do que em anos anteriores. A minha perspectiva é que\r\ncomece a melhorar no segundo semestre”, disse.
Para ele, uma boa parte do 13º salário deveria\r\najudar nesses gastos de início de ano, mas o brasileiro não se prepara e não\r\nconsegue fazer reserva porque o volume de endividamento continua alto no país.\r\nSegundo Vertamatti, os gastos de início de ano podem representar de 20 a 25%\r\ndas despesas totais de uma família de quatro pessoas durante o ano.
No caso do IPTU, do IPVA e despesas escolares, o\r\ndiretor da Anefac afirmou que é mais vantajoso pagar tudo à vista, já que os\r\ndescontos são atrativos e podem chegar a 20% para o IPVA e de 5% a 10% para o\r\nIPTU.
Também é possível utilizar recursos da poupança para\r\npagar à vista, já que os descontos são bem maiores que o rendimento da\r\npoupança: 7% ao ano.
Fonte:\r\nAgência Brasil
ALEP homenageia UGT Paraná pelos seus 10 anos
A UGT-PARANÁ - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Paraná, completará no próximo dia 8 de março, 10 anos de existência no estado do Paraná, e por proposição do deputado estadual Ney Leprevost (PSD), será realizada uma sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), no dia 7 de março(quarta-feira), às 18h30. Em sua justificativa o deputado Ney Leprevost, lembra o histórico das ações da UGT em prol de melhorias para os trabalhadores paranaenses, dentre as quais a política de valorização do salário mínimo regional (maior do país), e da...
Mulheres ainda têm dificuldade de denunciar assédio no trabalho
Em 1991, uma professora de Direito chamada Anita Hill trouxe a questão do assédio sexual para a consciência pública quando acusou seu antigo chefe, o candidato ao Supremo Tribunal, Clarence Thomas, de ter repetidamente lhe feito propostas lascivas. Mas o episódio gerou mensagens dúbias, segundo muitos especialistas em discriminação. Apesar de ter aumentado a consciência sobre comportamentos corrosivos no local de trabalho, a intensa reação contra Anita Hill, até mesmo de membros do senado americano, passou a ideia de que as mulheres precisam encarar grandes obstáculos quando...
Começa a campanha para atualizar caderneta de vacinação
Começa nesta segunda-feira (19) a Campanha Nacional de Multivacinação em todo o País para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O público-alvo da mobilização são crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 anos a 15 anos. O Dia D de mobilização nacional está marcado para o próximo sábado (24), quando os postos estarão abertos para atender aos que tiverem dificuldades de comparecer em horário comercial. A campanha segue até 30 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos em todo o Brasil. Ao todo, 350 mil profissionais participam...