44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Redução dos juros do cartão de crédito: UGT luta por isso há muito tempo

Data de publicação: 30/11/2016


A Comissão de Assuntos Econômicos do\r\nSenado aprovou nesta terça-feira, 29 de novembro, projeto de lei que estipula\r\num limite para os juros do cartão de crédito no Brasil. O teto seria o dobro da\r\ntaxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), ou seja, aproximadamente\r\n28%, uma vez que, atualmente, o CDI é de cerca de 14% ao ano. 

\r\n\r\n

O projeto, de autoria do senador Ivo\r\nCassol (PP-RO), segue agora para aprovação do Senado e a UGT (União Geral dos\r\nTrabalhadores) espera que o texto seja acolhido. 

\r\n\r\n

A central sindical foi pioneira em\r\ndebater e reivindicar os juros abusivos cobrados pelas operadoras de\r\ncartão.  

\r\n\r\n

Em setembro deste ano, a taxa anual\r\nmédia do juro do cartão no Brasil foi de 436%, mas já em 2012, a UGT lançou uma\r\ncampanha nacional contra essa cobrança abusiva, que representa um assalto ao\r\nbolso do consumidor e à economia do País. À época, os juros chegavam a 600%. 

\r\n\r\n

Na ocasião, a UGT montou uma\r\nguilhotina, que passou por diferentes Estados brasileiros, para simbolizar a\r\nameaça constante que pairava sobre os consumidores endividados no cartão de\r\ncrédito. 

\r\n\r\n

“A classe média, base da pirâmide de\r\nconsumo, constituída em boa parte de trabalhadores e aposentados, recorre ao\r\ncartão de crédito e acaba sendo massacrada pelas cobranças abusivas dos juros”,\r\nesclarece Ricardo Patah, presidente da UGT.

\r\n\r\n

Fonte: site da UGT

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Reforma trabalhista e terceirização serão discutidas em Seminário Jurídico Nacional, em Curitiba

Acontece amanhã (quinta-feira)  em Curitiba  o 2º Seminário Jurídico Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT). O evento será realizado no Hotel Bourbon, com início às 9 horas.   Para o encontro, estão confirmadas as presenças do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro  Ives Gandra Martins Filho;  do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira; o presidente nacional da UGT,  Ricardo Patah; o governador do Paraná, Beto Richa; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e diversas autoridades  do judiciário nacional.   TEMAS POLÊMICOS...

Governo não adiantará 13º. de aposentados pela 1ª. vez em nove anos

A decisão foi tomada sob atritos entre os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Previdência Social, Carlos Gabas, que divergiam sobre o tema. Levy não quis assinar o pagamento. Com resultados fiscais ruins nos últimos meses, o ministro da Fazenda defendeu que não havia recursos disponíveis no momento para os repasses. Apesar de não ser obrigatório, o adiantamento de 50% do valor do 13.º tem sido feito pelo governo desde 2006, após um acordo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com centrais sindicais. No ano...

A armadilha da demissão voluntária

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) traz hoje em seu site uma advertência muito preocupante: “Com menos de uma semana da aprovação da Reforma Trabalhista, milhares de brasileiros e brasileiras se encontram no fio da navalha com a onda de lançamento de planos de demissão voluntária em diversos ramos  de atividade no país. O que os empresários chamam de primeiras ações do pacote de reforma trabalhista contra a crise é uma releitura do que aconteceu em 1990, as tais “demissões voluntárias”.Funciona assim: o empregador chega para o empregado e...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: