Apesar da decisão do Banco Central de baixar a taxa\r\nbásica de juros (Selic) de 14,25% para 14% ao ano, o Brasil continua sendo o\r\nprimeiro no ranking de países com maiores juros reais (descontada a inflação),\r\nbem à frente do segundo colocado. Os juros reais descontam a inflação projetada\r\npara os próximos 12 meses.
Os juros\r\naltos fazem a dívida pública crescer, porque boa parte dela tem o rendimento\r\ncalculado com base na taxa básica de juros (Selic).
Funciona assim: o governo emite títulos de dívida\r\npública para captar recursos no mercado e financiar suas atividades. Os\r\ninvestidores compram esses títulos e, em troca, recebem no futuro o valor\r\nemprestado mais juros.Esses juros são calculados de acordo com a variação da\r\nSelic. Portanto, quanto maior é a taxa Selic, maior será o gasto do governo com\r\na dívida pública.
Juros\r\nafetam emprego e Bolsa
\r\n\r\n
Além disso, juros altos tornam os títulos públicos\r\nbastante atrativos aos investidores: basta comprar os títulos para garantir um\r\nbom rendimento, graças aos juros altos.
Por outro lado, isso também atrai recursos que\r\nseriam investidos em empresas para aumentar ou melhorar sua produção. Com menos\r\ninvestimentos, diminui a atividade econômica do país e pode haver alta no\r\ndesemprego.
Juros altos também tendem a ter efeito negativo para\r\na Bolsa de Valores. Para os investidores, é melhor garantir os ganhos com renda\r\nfixa a arriscar investindo em ações.
Veja quem tem os maiores juros reais:
Brasil: 8,49%
Rússia: 4,27%
Colômbia: 3,61%
Argentina: 2,55%
China: 2,30%
Fonte:\r\nUOL.
Aonde está o dinheiro? Correntistas querem saber
Os bancos que atuam no país fizeram 4.529 débitos não autorizados nos 12 meses encerrados em julho, de acordo com o Banco Central. Esse é o número de ocorrências que chegaram ao conhecimento do BC e foram consideradas procedentes. Ou seja, inclui apenas os casos em que o cliente percebeu o sumiço de uma quantia em sua conta e reclamou no Banco Central. Se ocorreu algo semelhante com algum que cliente que não notou ou preferiu não avisar, tal caso não aparece nessa estatística....
Posse Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo
O presidente Leocides Fronazza esteve presente na cidade de Toledo, na ultima sexta-feira dia 07 de junho, onde participou da posse da nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo para o mandato de 2013/2017. Falou em nome da UGT estadual, parabenizando os eleitos pela expressiva votação alcançada e desejou um mandato pautado na ética, sabedoria e paciência.
Trabalhador demitido aos gritos e escoltado deverá ser indenizado
O empregador não tem o direito de submeter os empregados a situações constrangedoras e humilhantes, nem mesmo durante dispensa. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) condenou um empregador a indenizar, por danos morais, um auxiliar de manutenção que foi demitido aos gritos e escoltado para fora do escritório ao imprimir documentos particulares na impressora da empresa. Contratado pela transportadora em março de 2014, o auxiliar foi dispensado sem justa causa quatro meses depois, quando imprimiu algumas folhas de documentos...