A inflação de julho, divulgada hoje (10)\r\npelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fechou o mês com\r\nalta maior para as famílias de menor renda, de 1 a 5 salários mínimos.
Enquanto o Índice Nacional de Preços ao\r\nConsumidor Amplo (IPCA) - a inflação oficial do país e que mede a variação de\r\npreços juntos às famílias com renda de até 40 salários - registrou em junho\r\nvariação de 0,52%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a\r\nvariação das famílias com renda de até 5 salários, variou 0,64%, resultado 0,12\r\nponto percentual acima.
O resultado do INPC de julho é 0,17 ponto\r\npercentual superior ao de junho: 0,47%. Com o resultado, o acumulado no ano foi\r\npara 5,76%, bem menos, no entanto, do que os 7,42% de igual período de 2015.
Considerando os últimos doze meses, o\r\níndice está em 9,56%, pouco acima dos 9,49% relativos aos doze meses\r\nimediatamente anteriores. Em julho de 2015, o INPC foi de 0,58%.
Alimentos mais caros
Os produtos alimentícios acusaram alta de\r\n1,63% em julho, enquanto em junho a variação foi de 0,83%. O agrupamento dos\r\nnão alimentícios teve variação de 0,18% em julho, abaixo da taxa de 0,31% de\r\njunho.
Dentre os índices regionais, o maior foi\r\no de Goiânia, com 1,03%, sob pressão da alta de 2,69% dos alimentos comprados\r\npara consumo em casa, taxa que ficou acima da média nacional (2,04%), além da\r\nágua e esgoto (8,79%), com reajuste de 9,10% a partir de primeiro de julho.
O menor índice foi o de Curitiba (0,04%),\r\nsob influência da queda de 11,58% no item energia elétrica, que refletiu a\r\nredução de 13,83% nas tarifas em vigor a partir de 24 de junho.
Com a mesma metodologia, números de\r\nregiões metropolitanas e periodicidade, o INPC se diferencia do IPCA no\r\nrendimento familiar. Envolve apenas famílias com rendimento de até 5 salários\r\nmínimos.
Fonte: Agência Brasil
Decreto formaliza antecipação de metade do 13º dos aposentados em agosto
O governo federal editou decreto que formaliza o pagamento antecipado da primeira metade do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em agosto. O decreto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira. De acordo com o texto, o abono anual será efetuado em duas parcelas: a primeira corresponderá a até 50% do valor do benefício do mês de agosto e será paga juntamente com os benefícios do mês; e a segunda corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios do mês de novembro. No...
5 maldades da reforma trabalhista
1. Grávidas e lactantes poderão trabalhar em lugares insalubres. Se aprovada, a reforma permitirá que mulheres grávidas ou que estão amamentando trabalhem em lugares insalubres de grau médio e mínimo. Só ficará proibido o grau máximo. Nos locais insalubres, as trabalhadoras terão contato com produtos químicos, agentes biológicos, radiação, exposição ao calor, ambiente hospitalar de risco, frio intenso e outros. 2. Assédio moral e sexual será precificado de acordo com condição social da vítima. Caso esse crime seja cometido pelo patrão, a vítima será...
8 milhões têm pouco mais de 30 dias para sacar conta inativa do FGTS
Falta pouco mais de um mês para os trabalhadores que têm saldo em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sacarem seus recursos. Segundo a Caixa Econômica Federal, até o dia 21 de junho, cerca de R$ 37 bilhões foram entregues a 22,1 milhões de beneficiários. O montante representa quase 85% do total de recursos disponíveis, contabilizados de um total de R$ 43,6 bilhões. Para os próximos dias, a Caixa ainda espera atender até 8 milhões de pessoas. Desde o início das retiradas, 45% dos beneficiários fizeram os saques diretamente na boca do...