44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Convocação da lista de espera do Fies do 2º semestre vai até 17 de agosto

Data de publicação: 12/08/2016


Os alunos que estão na lista de espera do\r\nFinanciamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2016 poderão ser\r\npré-selecionados até a próxima quarta-feira (17). A data foi divulgada em\r\nedital publicado no Diário Oficial da União desta quinta (11).

\r\n\r\n

O Ministério da Educação orienta os estudantes a\r\nmonitorar o SisFies , o sistema informatizado do programa, para acompanhar seu\r\nstatus. Os alunos da lista de espera serão convocados, caso sobrem vagas. Neste\r\ncaso, eles têm cinco dias úteis paras se inscrever no SisFies e consolidar a\r\nprimeira etapa do financiamento.

\r\n\r\n

Depois disso, o estudante precisa ainda passar por\r\noutras etapas, como enviar a documentação à instituição de ensino e assinar o\r\ncontrato no banco.

\r\n\r\n

Nesta edição, o Fies oferece 75 mil vagas. No total,\r\nse inscreveram 294 mil pessoas. O MEC ainda não informou quantas vagas foram\r\npreenchidas.

\r\n\r\n

O Fies é uma das três principais iniciativas do\r\ngoverno federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de\r\nSeleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni\r\n(Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares,\r\no Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

\r\n\r\n

Mudanças: renda e seleção

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

A partir deste semestre, o MEC adota um sistema\r\nparecido com o do Prouni na hora da seleção dos estudantes: os inscritos\r\npoderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de\r\ncorte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições.

\r\n\r\n

Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no\r\nFies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição.

\r\n\r\n

Outra novidade é elevação da renda familiar per\r\ncapita de 2,5 salários mínimos para 3 salários para a concessão de novos\r\nfinanciamentos.

\r\n\r\n

Cursos prioritários

\r\n\r\n

O MEC decidiu reduzir o percentual de contratos que\r\ndeveriam ser fechados exclusivamente com estudantes das áreas de saúde,\r\nengenharia e licenciatura. Antes, essas áreas recebiam 70% dos financiamentos.\r\nA partir desta edição, o percentual será reduzido para 60%.

\r\n\r\n

Ainda dentro de cada uma das subáreas haverá nova\r\ndivisão:

\r\n\r\n

- Cursos prioritários da área de saúde passam de 45%\r\npara 50%;

\r\n\r\n

- Cursos prioritários da área de engenharia passam\r\nde 35% para 40%;

\r\n\r\n

- Cursos prioritários da área de licenciatura,\r\npedagogia e “normal superior” caem de 20% para 10%.

\r\n\r\n

Além disso, segundo o MEC, está prevista nova etapa\r\nde inscrição para vagas remanescentes com prazo específico para estudantes\r\ninscritos e não aprovados. 

\r\n\r\n

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Fies\r\nou pelo telefone 0800-616161.

\r\n\r\n

Fonte:\r\nG1.

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

CNTC, federações e sindicatos debatem proposta de PLR do Grupo Walmart e apresentam reivindicações

Na tarde desta terça-feira (2), dirigentes sindicais de todo país estiveram reunidos na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) em Brasília (DF), com os representantes do Grupo Walmart Brasil, Gil Ceiplli Brito, gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais e o Dr. Flávio Obino Filho, consultor de Negociações Coletivas. A reunião teve como objetivo dar continuidade no debate sobre a proposta apresentada pelo Grupo Walmart de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para seus trabalhadores em todo país. Durante o encontro, os representantes dos...

Governo cede e mulheres terão idade mínima de aposentadoria de 62 anos

Depois de apresentar a mais ampla proposta de reforma da Previdência dos últimos anos, o presidente Michel Temer precisou ceder em sete pontos para enfrentar as resistências dos deputados ao projeto. As mudanças não pouparam sequer a “espinha dorsal” da proposta: uma idade mínima igual de 65 anos para homens e mulheres. Diante do risco de perder o apoio da bancada feminina, Temer deu aval para a redução da idade das mulheres para 62 anos, embora tenha dito várias vezes que isso era inegociável. As mudanças têm potencial para consumir parte da economia esperada pelo governo...

Brasil precisa diversificar consumo de feijão

O presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Lüders, disse que é preciso construir uma política de diversificação do consumo de feijão no país. Segundo ele, o hábito do brasileiro de consumir prioritariamente feijão-carioca deixa o país e os produtores muito dependentes. Então, quando há algum problema na safra, como ocorreu atualmente por causa da seca prolongada, há aumento do preço do produto.    Entre 15 de maio e 15 de junho, o preço do feijão subiu 16,38%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: