Os alunos que estão na lista de espera do\r\nFinanciamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2016 poderão ser\r\npré-selecionados até a próxima quarta-feira (17). A data foi divulgada em\r\nedital publicado no Diário Oficial da União desta quinta (11).
O Ministério da Educação orienta os estudantes a\r\nmonitorar o SisFies , o sistema informatizado do programa, para acompanhar seu\r\nstatus. Os alunos da lista de espera serão convocados, caso sobrem vagas. Neste\r\ncaso, eles têm cinco dias úteis paras se inscrever no SisFies e consolidar a\r\nprimeira etapa do financiamento.
Depois disso, o estudante precisa ainda passar por\r\noutras etapas, como enviar a documentação à instituição de ensino e assinar o\r\ncontrato no banco.
Nesta edição, o Fies oferece 75 mil vagas. No total,\r\nse inscreveram 294 mil pessoas. O MEC ainda não informou quantas vagas foram\r\npreenchidas.
O Fies é uma das três principais iniciativas do\r\ngoverno federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de\r\nSeleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni\r\n(Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares,\r\no Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.
Mudanças: renda e seleção
\r\n\r\n
A partir deste semestre, o MEC adota um sistema\r\nparecido com o do Prouni na hora da seleção dos estudantes: os inscritos\r\npoderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de\r\ncorte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições.
Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no\r\nFies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição.
Outra novidade é elevação da renda familiar per\r\ncapita de 2,5 salários mínimos para 3 salários para a concessão de novos\r\nfinanciamentos.
Cursos prioritários
O MEC decidiu reduzir o percentual de contratos que\r\ndeveriam ser fechados exclusivamente com estudantes das áreas de saúde,\r\nengenharia e licenciatura. Antes, essas áreas recebiam 70% dos financiamentos.\r\nA partir desta edição, o percentual será reduzido para 60%.
Ainda dentro de cada uma das subáreas haverá nova\r\ndivisão:
- Cursos prioritários da área de saúde passam de 45%\r\npara 50%;
- Cursos prioritários da área de engenharia passam\r\nde 35% para 40%;
- Cursos prioritários da área de licenciatura,\r\npedagogia e “normal superior” caem de 20% para 10%.
Além disso, segundo o MEC, está prevista nova etapa\r\nde inscrição para vagas remanescentes com prazo específico para estudantes\r\ninscritos e não aprovados.
\r\n\r\nMais informações podem ser obtidas pelo site do Fies\r\nou pelo telefone 0800-616161.
Fonte:\r\nG1.
Walmart pagará R$ 610 mil por descumprir normas trabalhistas
A rede de supermercados Walmart firmou acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), comprometendo-se a pagar R$ 610.420 por descumprimento de termo de ajuste de conduta (TAC), firmado com a instituição em 2010. O TAC prevê o respeito a normas que limitam jornada de trabalho, horas extras, intervalos, registro de ponto e ergonomia de atividades dos empregados dos supermercados da WMS em todo o País. O descumprimento da legislação foi constatado pelo Ministério do Trabalho (MT) em ações fiscais realizadas em 2013, 2014 e 2015 em estabelecimentos...
Abertas as inscrições para os Jogos dos Comerciários do Paraná
Estão abertas as inscrições da 13ª Edição dos Jogos Comerciários do Paraná (Jocom), iniciativa do Sesc PR. Podem participar empresários, comerciários e seus dependentes, presidentes e colaboradores de Sindicatos Empresariais Filiados à Fecomércio PR, colaboradores do Senac e Fecomércio PR em todas as regiões do estado. As modalidades são: Basquetebol, Futebol Sintético, Futsal, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. Os Jogos serão divididos em três fases. Para a 1ª Fase, em âmbito municipal, realizada em todas as unidades do Sesc PR do estado, as...
Magistrados treinam novas técnicas para localizar bens de empresas que tentam burlar dívidas trabalhistas
O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, abriu na última sexta-feira, um Workshop de Efetividade da Execução Trabalhista. O evento, que contou com a participação de representantes da Polícia Federal, de auditores fiscais, procuradores do trabalho e magistrados, visou aprimorar as técnicas de investigação da análise patrimonial, para identificar tentativas de fraudes no pagamento de direitos do que foi determinado pela Justiça do Trabalho. "Esses eventos são essenciais...