44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Âncoras de Shopping acusadas de desrespeitarem direitos trabalhistas

Data de publicação: 18/02/2015

\r\n  

\r\n

\r\n C&A Modas Ltda, Marisa Lojas SA, Lojas Americanas SA e Lojas Le Biscuit SA, chamadas âncoras, empresas do Shopping Pátio Mix em Teixeira de Freitas (Bahia) vem desrespeitando a Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 e o Aditivo, que definiu regras especiais para o funcionamento das lojas do Shopping nos domingos.

\r\n

\r\n Através do Quarto Termo Aditivo foi firmado no dia 13 de novembro de 2014, depois de quatro rodadas de negociação que envolveu o SINDEC (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio), o SINCOMÉRCIO (Sindicato Patronal) e uma Comissão de Representantes das lojas do Shopping Pátio Mix. As reuniões aconteceram nos dias 06, 07, 11 e 13 de novembro de 2014. Nelas foram amplamente debatidos e firmados os termos que compõe o Aditivo, cujos pontos principais são: jornada de trabalho de 6 horas diárias e 36 semanais, a partir de 02 de janeiro de 2015; o pagamento de horas extras à razão de 110% sobre o valor da hora normal pelo trabalho nos domingos, cujo horário de funcionamento é de 15:00 às 21:00 horas, sendo a escala, nesse caso domingo sim, domingo não; a folga obrigatória remunerada, pelo trabalho no domingo, na semana anterior e posterior ao domingo trabalho.

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n A C&A, Marisa, Lojas Americanas e Le Biscuit não estão respeitando a Convenção Coletiva na sua essência, especialmente no cumprimento da jornada de trabalho de 6 horas diárias e 36 semanais. Continuam burlando o acordo, obrigando os/as funcionários ao labor de jornadas que, muitas vezes, excede as próprias 8:00 horas sem, sequer, pagar horas extras devidas.

\r\n

\r\n Por esse motivo e, principalmente, para garantir os direitos dos/as trabalhadores/as conquistados legitimamente através da negociação, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas promoveu, dia 5 de fevereiro, manifestação em frente às referidas empresas do Pátio Mix, por entender ser uma linguagem necessária depois de tentativas de diálogos com essas empresas para que elas cumprissem o Acordo.

\r\n

\r\n Durante a manifestação que foi pacífica, denunciativa e informativa, a Direção do Pátio Mix chamou a polícia na tentativa de intimidar e proibir o ato. Entretanto, os diretores do SINDEC presentes esclareceram o sentido da mobilização para a polícia que apenas acompanhou a movimentação.

\r\n

\r\n Além do descumprimento da Convenção Coletiva, outras questões afligem os/as trabalhadores/as das empresas do Pátio Mix. São questões de responsabilidade das empresas, mas também da direção do Pátio mix e dos poderes públicos, municipal e estadual, como iluminação, segurança, transporte e estacionamento: 1. A INSEGURANÇA nos arredores e vias de acesso do shopping é total com a ESCURIDÃO e a falta de POLICIAMENTO; os/as funcionários/as que laboram no turno da noite e clientes sofrem com o perigo na saída, às 22:00 até 23:00 horas. 2. Outro problema grave, a falta de TRANSPORTE COLETIVO adequado e regular para atender as necessidades dos/as funcionários/as, e mesmo os clientes. 3. E, para o cúmulo do absurdo, os/as funcionários/as que possuem veículo, carro ou moto, sofrem com o alto valor da TAXA DE ESTACIONAMENTO cobrada pela direção do Pátio Mix.

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n Categorizado em: UGT - Bahia

\r\n

\r\n  

\r\n

Outras Notícias

Vistoria em objetos de empregado, ainda que reservada, causa dano moral

A revista em pertences de empregados, ainda que visual e feita de maneira individual, reservada e discreta, ofende a privacidade do trabalhador em sua esfera pessoal. Este foi o entendimento do juiz  Fernando Saraiva Rocha, da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora (MG), ao condenar uma loja de cosméticos a pagar R$ 5 mil  de indenização por danos morais a uma ex-vendedora. Até o momento, não houve recurso da sentença ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. A prova testemunhal demonstrou que as empregadas da loja tinham por obrigação vistoriar as...

Associados Aniversariantes do Mê de Novembro de 2015

  Os parabéns da Diretoria do SINCOMAR aos associados aniversariantes do mês de Agosto de 2015!   Ademir dos Santos Junior Adriano Aparecido Caleran Alicio Neves Altair Maggri Carri Anderson Basoti Buera André Luis Mariano Andreia Aparecida Honorio da Silva Angélica Maria Mahamut de Souza Antonio Edvaldo Tinassi Aparecido Rodrigo Paz Monteiro Argentina Suntack Arminda...

Salário-maternidade também é pago pelo INSS em caso de aborto

O salário-maternidade também é concedido às mulheres contribuintes da Previdência Social que sofreram aborto espontâneo ou que se enquadram nas situações previstas em lei (estupro ou risco de vida para a mãe). Para isso, a trabalhadora tem de comprovar que a gravidez foi interrompida de forma não criminosa, com a apresentação de atestado médico a ser avaliado pela perícia médica do INSS.   Nesse caso, o benefício terá duração de duas semanas e o valor será proporcional ao que seria pago nos 120 dias normais de afastamento se a gravidez não fosse interrompida....

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: