\r\n A nova diretoria do SINCOMAR tomou posse no último dia 17 de agosto, em solenidade realizada no Clube Campestre. O desejo do presidente Leocides Fornazza era de convidar todo o quadro associativo, mas como o sindicato conta hoje com mais de 2000 sócios e não termos na cidade um centro de eventos para comportar um número tão grande de pessoas, não foi possível faze-lo. Por isso, optou por uma solenidade simples, no salão social do nosso clube campestre. Foram convidadas apenas autoridades de Maringá e lideranças sindicais de todo o Estado. Estiveram presentes também o secretário geral da UGT nacional, Canindé Pegado, uma referência do sindicalismo brasileiro, o membro da executiva nacional da UGT, Avelino Garcia Filho, o presidente da UGT Paraná, Paulo Rossi e o presidente da Federação dos Comerciários do Paraná e vice-presidente da Confederação Nacional, Vicente da Silva. Três vereadores representaram a Câmara Municipal – Humberto Henrique, Adilson Cintra e Carlos Mariucci, este compõe a mesa representando o Poder Legislativo, o vereador Luiz Carlos Pereira, esteve prestigiando como vice-presidente da UGT regional noroeste e membro da estadual.
\r\n\r\n Presidentes de sindicatos de comerciários de várias regiões do Paraná que compuseram a mesa usaram da palavra e todos foram unânimes em afirmar que a categoria comerciária tornou-se ainda mais forte com o reconhecimento da profissão de comerciário. Há, reconhecidamente, segundo Canindé Pegado, uma união muito forte dos trabalhadores no comércio em torno de bandeiras populares, que são comuns a todos os trabalhadores, enfatizando a luta que sindicatos como o SINCOMAR tem travado contra o trabalho aos domingos, contra a terceirização e a favor da redução da jornada de trabalho das atuais 44 para 40 horas semanais.
\r\n\r\n Ao cumprimentar a nova diretoria, Paulo Rossi ressaltou o papel desse que é um dos maiores sindicatos de comerciários do Paraná, “sem dúvida um dos mais atuantes do Estado”. Representando a FECEP e a CNTC, Vicente foi quem presidiu a solenidade e deu posse à nova diretoria. Ao discursar, ressaltou o papel que o SINCOMAR vem desempenhando na organização da categoria, “muito bem representada por uma diretoria competente e comprometida com a causa dos trabalhadores”.
\r\n\r\n Depois de empossado para o mandato 2013/2017, o presidente Leocides Fornazza agradeceu, primeiro a Deus e depois aos associados do SINCOMAR que aprovaram sua gestão anterior e renovaram o mandato por mais quatro anos. Fez um agradecimento especial aos empregados do sindicato e aos diretores que estiveram ao seu lado na tarefa de conduzir o SINCOMAR nos últimos quatro anos e aos que continuaram juntos na nova jornada que se inicia. Disse o presidente:
\r\n\r\n “Sempre que me pego pensando no sindicalismo, vem a pergunta que faço a mim mesmo: será que estou no lugar certo? E aí, fazendo uma ligeira digressão dessa curta história que marca a minha vida no comando do SINCOMAR, vem a resposta:
\r\n\r\n Sim, estou no lugar certo e na hora certa. Como cristão, acredito piamente que nada na vida da gente ocorre por obra do acaso, tudo o que vivemos, a missão que cumprimos, o papel que nos cabe exercer na sociedade, são desígnios de Deus.
\r\n\r\n Saindo da iniciativa privada, fui trazido para o a vida sindical pelas circunstâncias de um momento profícuo, em que o SINCOMAR reiniciava um novo período na sua história. Senti que era o momento certo para eu desembarcar no sindicalismo, até como forma de contribuir mais diretamente com a categoria profissional a que pertenço. E creio, deu certo, porque tinha eu vontade e disposição de atuar como agente de transformação num dos setores mais importantes da vida econômica do país, o sindicalismo”.
\r\nSancionada lei da licença paternidade
A presidente Dilma sancionou a lei que amplia a licença paternidade. O texto já tinha sido aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Pais que adotarem crianças também terão direito ao benefício. A nova regra vale para os funcionários de empresas que fazem parte do programa Empresa Cidadã. O chamado Marco Regulatório da Primeira Infância garantirá a pais trabalhadores do setor privado o direito de serem mais presentes nos primeiros dias de vida do filho. O projeto amplia...
Você sabe o que é “direito de desconexão?
Pois o TST condenou uma empresa por ofender o “direito de desconexão”, que nada mais é de que deixar o empregado de sobreaviso , além do horário máximo de serviço permitido Isso ofende a garantia que o empregado tem de se desconectar do trabalho para preservar a própria intimidade e a saúde social. Assim entendeu a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao condenar uma empresa a pagar indenização de R$ 25 mil a um analista de suporte por ofensa ao “direito à desconexão”. Analista de suporte afirmou que o sistema de sobreaviso imposto pela empresa o...
Estudantes podem concorrer a partir de hoje a vagas não preenchidas do Fies
Estão abertas, a partir de hoje (20), as inscrições para concorrer às vagas que não foram preenchidas no processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições deverão ser feitas exclusivamente na página do Sistema de Seleção do Fies, o FiesSeleção, na internet. As vagas remanescentes são voltadas para candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter tirado nota 0 na redação. Além disso, é necessário comprovar renda...