A Reforma Trabalhista impede o acesso\r\ndo trabalhador à Justiça, além de gerar desemprego e trabalho análogo à\r\nescravidão. Essa avaliação foi consensual entre os participantes da audiência\r\npública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa\r\n(CDH) nesta segunda-feira (14).
O senador Paulo Paim (PT-RS), que\r\nsolicitou o debate, disse que a reforma representa o contrário do que foi\r\ndivulgado para conseguir a sua aprovação no Congresso.
- Essa reforma é um vexame, pois\r\nfunciona na contramão do que eles anunciaram. Aumenta o desemprego e a\r\ninformalidade, além de reduzir a massa salarial - enfatizou Paim durante a\r\naudiência.
Justiça trabalhista
O procurador Regional do Trabalho e\r\ncoordenador nacional da Coordenadoria de Combate às Fraudes nas Relações de\r\nTrabalho do Ministério Público do Trabalho, Paulo Vieira, informou que a\r\nReforma Trabalhista gerou uma redução de cerca de 50% dos processos de\r\ntrabalho, porém restringe o acesso do trabalhador à Justiça.
- Reduzir o número de processos é o\r\nobjetivo de qualquer país civilizado. Esse objetivo só é positivo quando ele é\r\nalcançado pela evolução social a partir do cumprimento espontâneo da lei.\r\nPorém, quando isso vem através da vedação de acesso à Justiça e do impedimento\r\nda busca à reparação dos danos sofridos, principalmente dos mais pobres, é um\r\nretrocesso social, é um ato de opressão e de impedimento da plena cidadania para\r\no trabalhador - ressaltou.
Para Paulo Vieira, existe uma alta\r\nrotatividade no mercado de trabalho. O Brasil, segundo ele, tem por ano um\r\nnúmero que oscila entre 20 e 25 milhões de desligamentos de trabalhadores e, de\r\ncada 100 desligamentos, 85 casos não geram processo trabalhista, pois as partes\r\nse entendem.
Sob o aspecto da geração de emprego a\r\nReforma Trabalhista teve efeito contrário, pois prometia 6 milhões de novos\r\npostos de trabalho num primeiro momento, mas o que se viu foi redução de 1,5\r\nmilhão de vagas no mercado formal no último trimestre. Pela primeira vez na\r\nhistória , o número de empregados com carteira foi menor que o de trabalhadores\r\ninformais - 33,3 milhões contra 34,2\r\nmilhões.
Fonte: Senado Notícias
Justiça pune empresa que foi omissa em caso de assédio sexual
Não só foi omissa como demitiu por justa causa a empregada que reagiu contra assédio dos supervisores A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso da Contax-Mobitel S.A. contra decisão que converteu em rescisão indireta do contrato de trabalho a dispensa por justa causa de uma operadora que sofreu assédio sexual e moral de supervisores, demitida após sucessivas suspensões aplicadas em retaliação à sua negativa às investidas dos superiores. Além de pagar as verbas rescisórias, a Contax também foi condenada a indenizar a trabalhadora...
Presidente Dilma Rousseff publica MP com novo cálculo da aposentadoria
Depois de vetar a mudança no cálculo da aposentadoria prevista na Medida Provisória 664, a presidente Dilma Rousseff publicou nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União uma nova MP para disciplinar o assunto. Trata-se da MP 676, que mantém a fórmula 85/95, aprovada pelos parlamentares, mas a torna progressiva a partir do ano de 2017. Caso o Congresso Nacional não derrube esta MP, o cálculo de 85/95 a partir de 2017 será alterado progressivamente. O texto diz que essas somas de idade e de tempo de contribuição...
Hipermercado terá que indenizar empregado acusado de furto
Acusar um empregado de furto sem ter provas gera direito de receber indenização. Com este entendimento, o Tribunal Superior do Trabalho condenou uma rede de hipermercados a pagar R$ 15 mil de indenização por danos morais por ter dispensado por justa causa um açougueiro acusado de furtar um boné. O açougueiro trabalhou por quase dois anos em umas das lojas da empresa em Uberlândia (MG). Segundo seu relato, em 9 de setembro de 2009 três fiscais o abordaram no estacionamento com a suspeita de que ele teria pego um boné sem tê-lo registrado. Depois de ser levado ao interior da...