44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Para encarar desemprego, novo ministro do Trabalho fala em diálogo construtivo com centrais e federações

Data de publicação: 23/04/2018

Mesmo destacando a\r\nimportância do diálogo e das parcerias na condução do Ministério, durante a\r\ncerimônia de transmissão de cargo, em 17/04, Helton Yomura, terá de enfrentar o\r\nquadro desfavorável do desemprego no Brasil. Será preciso mais do que manter “um\r\ndiálogo construtivo com as centrais de trabalhadores e as federações de\r\nempregadores”.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O antigo secretário executivo da pasta terá pela frente um país\r\nque registrou taxa de desocupação de 12,6%, no trimestre encerrado em\r\nfevereiro, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios\r\nContínua (Pnad Contínua), que foram divulgados no final de março pelo Instituto\r\nBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Em números absolutos, são 13,121 milhões de desocupados, menos\r\n426 mil desempregados em relação a 12 meses atrás, ou um recuo de 3,1%. O total\r\nde ocupados cresceu 2,0%, no período de um ano, com a criação de 1,745 milhão\r\nde postos de trabalho. O contingente de inativos também avançou 0,6%,\r\nregistrando 378 mil pessoas a mais nessa condição.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O mercado de trabalho no País perdeu 611 mil vagas com carteira\r\nassinada no período de um ano. O total de postos de trabalho formais no setor\r\nprivado encolheu 1,8% no trimestre encerrado em fevereiro ante o mesmo período\r\ndo ano anterior, segundo os dados da Pnad Contínua. O total de vagas formais no\r\nsetor privado no País caiu a 33,126 milhões de postos, o montante mais baixo de\r\ntoda a série histórica iniciada em 2012.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

MUDANÇAS “ÁGEIS”

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Dias antes da transmissão de cargo, Yomura já havia sido\r\nempossado pelo presidente Michel Temer, em solenidade no Palácio do Planalto, e\r\nratificou a manutenção de ações desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho, com\r\ndestaque para os serviços efetuados por meio de aplicativos, como o “Sine\r\nFácil”, Carteira de Trabalho Digital e Seguro Desemprego Web, consideradas\r\nferramentas tecnológicas que facilitam a vida do trabalhador.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Na mesma direção, o atual secretário-executivo do Ministério,\r\nLeonardo Arantes, enfatizou o impacto positivo das ações do Ministério nos\r\núltimos dois anos, apontando que o “Sine Fácil” superou em mais de 300% os\r\natendimentos presenciais de trabalhadores”, com mais de 1 milhão de downloads\r\ndo aplicativo.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Ao mencionar a mudança da legislação trabalhista, em vigor desde\r\nnovembro do ano passado, Helton Yomura acrescentou que “Se, lá na frente,\r\nnotarmos que alguma coisa precisa ser alterada, vamos reconhecer isso com\r\nhumildade e propor mudanças, sempre com o objetivo da promoção do trabalho\r\ndecente no Brasil”.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Logo ao chegar ao Ministério do Trabalho, como\r\nsecretário-executivo, em outubro de 2017, Yomura agilizou o processo de\r\ncontratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para atuar na consultoria à\r\npasta. A FGV vai mapear os processos da Coordenadoria Geral de Imigração por R$\r\n5,3 milhões. 


Fonte: site da UGT

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Riachuelo é proibida de descontar de empregados compras feitas com cartão da loja

A Quarta Turma do Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso da Lojas Riachuelo S.A. contra decisão que a proibiu de descontar do salário dos empregados de Natal (RN) os valores referentes a compras parceladas feitas, como clientes, com o cartão de crédito da loja. A Turma manteve o entendimento de que o desconto só pode ser realizado quando houver previsão legal ou autorização por norma coletiva. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, que alegava que a Riachuelo abusou do poder diretivo ao realizar, em alguns casos, descontos que representaram...

FECEP define estratégias de luta contra reformas do governo Temer durante Encontro dos Comerciários do Paraná

O Encontro acontece hoje e amanhã no auditório da Colônia de Férias dos Comerciários em Guaratuba Tendo o presidente do SINCOMAR, Leocides Fornazza como mestre de cerimônia, a FECEP abriu  na manhã dessa quinta-feira  o  XVII Encontro dos Comerciários do Estado do Paraná que se realiza na Colônia de Férias dos Comerciários, hoje e amanhã em Guaratuba.  Na pauta, assuntos atuais de interesse dos trabalhadores no comércio como as reformas Trabalhista e Previdenciária. Participam do eventos lideranças sindicais do setor comerciário de todo o Paraná...

Justiça reconhece que é possível acumular adicionais de insalubridade e periculosidade

A 7ª Turma do TRT mineiro, acompanhando voto de relatoria da juíza convocada Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, entendeu ser possível a acumulação do adicional de periculosidade com o adicional de insalubridade, em interpretação evolutiva do artigo 193, parágrafo 2º, da CLT.  Segundo explicou a magistrada, essa possibilidade estimula o empregador na melhoria das condições do meio ambiente de trabalho, ou seja, em sua atuação preventiva, que tem preferência sobre a reparação...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: