44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Embrapa: 84,3% dos brasileiros vivem em menos de 1% do território nacional

Data de publicação: 13/10/2017


\r\n\r\n

Com mais de 16 mil habitantes por quilômetro\r\nquadrado, o município de Nilópolis (RJ) é a cidade com a maior taxa de\r\ndensidade demográfica urbana do país, conforme estudo sobre a identificação de\r\náreas urbanas do Brasil divulgado hoje (10) pela Empresa Brasileira de Pesquisa\r\nAgropecuária (Embrapa). De acordo com o levantamento, executado pela Embrapa\r\nGestão Territorial, o município localizado na baixada fluminense, abriga seus\r\n158.309 habitantes em uma faixa territorial urbana de aproximada de 10\r\nquilômetros quadrados.

\r\n\r\n

Segundo o estudo Identificação, Mapeamento e\r\nQuantificação das Áreas Urbanas do Brasil, 190,7 milhões de pessoas, ou 84,3%\r\nda população brasileira, vivem em menos de 1% do território nacional (0,63%).\r\nEntre as unidades federativas, o estado de Alagoas é o que tem a maior\r\ndensidade demográfica urbana, com 4.880 pessoas por quilômetro quadrado. Já o\r\nTocantins tem a menor, cujas áreas urbanas abrigam, em média, 1.538 habitantes\r\npor quilômetro quadrado.

\r\n\r\n

De acordo com a Embrapa, o estudo levou três anos\r\npara ser concluído e exigiu a observação minuciosa de centenas de imagens de\r\nsatélite. Todas as informações produzidas estão disponíveis para serem baixadas\r\ngratuitamente na internet, no site da Embrapa.

\r\n\r\n

Para o geógrafo André Rodrigo Farias, analista da\r\nEmbrapa e principal autor do trabalho, a pesquisa pode subsidiar políticas\r\npúblicas, estudos demográficos, projetos de desenvolvimento urbano e\r\ninvestimentos em infraestrutura e logística. “Os municípios com maior densidade\r\npopulacional nas cidades, por exemplo, costumam apresentar maiores desafios\r\npara a gestão pública e exigir mais demandas e serviços públicos”, disse Farias\r\nem comunicado divulgado pela Embrapa.

\r\n\r\n

O trabalho exigiu a observação criteriosa das\r\nimagens de satélite de todos os municípios brasileiros. “O trabalho da equipe\r\nfoi, inicialmente, o de comparar a área urbana delimitada no censo de 2010 com\r\na observada nas imagens. Quando havia discrepância, o técnico realizava ajuste\r\ncartográfico delimitando manualmente a área urbana observada na imagem. Foi\r\nutilizada a escala 1:50.000 para cada um dos municípios o que garante elevada\r\nexatidão para o processo. A resolução maior proporcionada pelas tecnologias\r\natuais também garantiu mais exatidão ao estudo, em comparação a trabalhos\r\nsemelhantes feitos anteriormente”, diz nota da Embrapa.

\r\n\r\n

Ao todo, somadas todas as áreas de todos os\r\npolígonos urbanos do Brasil, totalizou-se 54.077 quilômetros quadrados, o que\r\ncorrespondente a 0,63% de todo o território brasileiro.

\r\n\r\n

Conceito

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Para Farias, um dos maiores desafios da equipe foi\r\nconceituar área urbana e área rural, já que o Instituto Brasileiro de Geografia\r\ne Estatística (IBGE) utiliza a delimitação legal que cada município determina\r\npara estabelecer cada tipo de região.

\r\n\r\n

“Nessa classificação, é muito comum áreas\r\ntipicamente urbanas com grande densidade de construções serem catalogadas como\r\nrurais e vice-versa. Nesse estudo, o objetivo era mapear as áreas urbanas da\r\nforma mais exata possível por meio de imagens de satélite de alta resolução,\r\nreconhecendo, para isso, concentrações visíveis de edificações, loteamentos e\r\narruamentos”, explicou Farias.

\r\n\r\n

De acordo com a Embrapa, devido à velocidade da\r\ndinâmica de ocupação do solo no país, o estudo precisará de atualização a cada\r\ndez anos.

\r\n\r\n

Fonte:\r\nAgência Brasil

Outras Notícias

Desconto do vale transporte não pode ter como base o salário total

O direito do trabalhador ao vale-transporte é assegurado por lei e prevê participação do custeio por parte do funcionário de 6% do valor do seu salário base. Com esse entendimento, o juiz Marcos Penido de Oliveira, em atuação na 38ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, determinou a restituição dos valores descontados a mais do funcionário. O empregador havia calculado os 6% que cabe ao trabalhador no vale ao total da remuneração, que inclui adicionais e gratificações recebidas. A...

Demissão de trabalhador para admissão em empresa do mesmo grupo é fraude, diz TST

Um funcionário demitido e logo depois contratado por empresas do mesmo grupo tem seus direitos trabalhistas violados. Com esse entendimento, a 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho reformou sentença para reconhecer a unicidade dos contratos firmados por um trabalhador demitido e seguidamente admitido em empresas do mesmo grupo econômico de uma siderúrgica. Para os ministros, ficou clara a intenção das empresas em fraudar os diretos trabalhistas do empregado. Funcionário de uma das empresas de um grupo desde 1994, o trabalhador...

Ex-ministro conversa com representantes dos comercários

O ex-ministro do Trabalho, Manoel Dias, esteve nessa quarta-feira, 14, no Sindicato dos Comerciários de São Paulo, falando para sindicalistas comerciários do Brasil sobre a conjuntura política atual e questões relacionadas à reforma trabalhista. O presidente do Sincomar, Leocides Fornazza, estava presente. O ex-ministro foi recebido pelo presidente do sindicato e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, e expôs seus pensamentos e alternativas para o momento em que atravessamos, bem como ouviu e debateu sobre a questão sindical e do trabalhador com as mudanças.

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: