QUANTO DOS\r\nQUITUTES É PAGO EM IMPOSTO?
A chegada do inverno no Brasil sempre vem\r\nacompanhada das tradicionais festas juninas. Fazem parte da tradição roupas,\r\nbebidas e comidas típicas. O Fisco, no entanto, também participa das\r\ncomemorações, pegando um grande volume de tributos embutidos nos preços dos\r\nprodutos. Pesquisas do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)\r\ne da BDO mostram o quanto dos produtos típicos das quermesses é pago em\r\nimpostos.
PAÇOCA\r\nE AMENDOIM
O preço da paçoca, doce sempre presente nas\r\nquermesses, tem 27,25% de impostos, segundo a consultoria BDO. O amendoim,\r\nmatéria-prima do quitute, tem uma carga tributária de 36,54% segundo o IBPT.
REFRIGERANTE
Embora o quentão e o vinho ganhem a preferência, o\r\nrefrigerante sempre está presente nas festas juninas. E a carga tributária da\r\nbebida é uma das mais altas: 46,47% nas latas e 44,55% nas garrafas, segundo o\r\nIBPT.
PÉ\r\nDE MOLEQUE
A tributação do Pé de Moleque também é alta. Segundo\r\na BDO, 27,25% do preço do doce é pago em impostos. O IBPT, no entanto, apurou\r\n36,54% de tributação.
\r\n\r\n
COCADA
A cocada é outro doce típico com tributação elevada.\r\nSegundo o IBPT, 36,54% do preço do doce é composto de impostos.
PIPOCA
Segundo o IBPT, 34,99% do preço da pipoca é de carga\r\ntributária.
MILHO
O milho não só está presente nas barraquinhas das\r\nfestas, como é a matéria-prima de outros quitutes. O imposto sobre ele é de\r\n18,75% segundo o IBPT. Já o levantamento da BDO mostrou uma carga tributária de\r\n27,25%.
VINHO
O vinho faz sucesso no frio e nas festas juninas. O\r\nque muitas pessoas não sabem é que mais da metade do que é pago nele é fruto de\r\ntributação. Segundo o IBPT, a carga tributária da bebida é de 54,73%.
CHAPÉU\r\nDE PALHA
Não são só os quitutes que têm tributação elevada. O\r\nchapéu de palha, sempre presente nos trajes típicos, tem 33,95% de carga\r\ntributária. Nos vestidos típicos, o imposto é de 34,67%. Os dados são do\r\nlevantamento feito pelo IBPT.
BANDEIRINHAS
Até os itens da decoração têm tributos elevados. As\r\nbandeirinhas, por exemplo, têm carga tributária de 54,25%, segundo a BDO.
FOGOS\r\nDE ARTIFÍCIO
Mais da metade do preço dos fogos de artifício é de\r\ncarga tributária. Segundo a BDO, os impostos são 64,25%. Já o levantamento do\r\nIBPT mostra tributação de 61,56%.
\r\n\r\nFonte: Estadão
Gerente de farmácia em posto de gasolina recebe adicional de periculosidade
A ex-gerente de uma farmácia que fica em um posto de combustíveis em Charqueadas (RS) deve receber adicional de periculosidade por ter atuado em área considerada de risco pela Norma Regulamentadora 16 do Ministério do Trabalho e Emprego. A decisão é da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e confirma sentença do juiz Edenir Barbosa Domingos, da Vara do Trabalho de São Jerônimo. Conforme o processo, a mulher trabalhou na farmácia entre dezembro de 2007 e julho de 2013, inicialmente...
Empregada que engravida durante aviso prévio tem direito a estabilidade, define TST
O período de aviso prévio faz parte do contrato de trabalho, por isso empregada que fica grávida nessa época tem direito à estabilidade. Com esse entendimento, a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma loja de ferragens a pagar indenização compensatória da estabilidade provisória da gestante a uma empregada que engravidou no período de aviso prévio. Empregada que engravida durante aviso prévio tem direito à estabilidade, diz TST. Dollar Photo Club Dispensada do emprego em 24 de maio 2010,...
TRT de Minas veta trabalho de comerciários nos feriados sem convenção coletiva
O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais), em sessão ordinária da 1ª Seção de Dissídios Individuais (1ª SDI), proferiu decisão em mandado de segurança coletivo (processo nº 0010186-49.2018.5.03.0000), confirmando o entendimento já pacífico na jurisprudência trabalhista, no sentido de que o trabalho de comerciários em feriados (inclusive no segmento de supermercados) depende de expressa autorização em convenção coletiva de trabalho.Composta por 17 (dezessete) Desembargadores, a 1ª SDI do TRT mineiro, acompanhando o parecer do Ministério Público...