O volume de dívidas em atraso de pessoas\r\nfísicas caiu 4,42% em março sobre o mesmo período de 2016, na menor variação da\r\nsérie histórica da pesquisa iniciada em 2010 pelo Serviço de Proteção ao\r\nCrédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O\r\nmaior recuo ocorreu no setor de comunicação (-18,10%), seguido do comércio\r\n(-6,11%), serviços de água e luz (-1,53%) e bancos (-0,05%).
No entanto, a grande concentração de\r\ninadimplência está no segmento onde a retração foi mais inexpressiva: os\r\nbancos. Quase a metade das dívidas (48,9%) é de pendências com as instituições\r\nbancárias. No comércio, estão 20,5% dos débitos não quitados e, na área de\r\ncomunicação, 13,9%.
Devedores crescem e são 59 milhões
Apesar de ter caído o volume de dívidas, o\r\ntotal de inadimplentes cresceu no primeiro trimestre, somando 59,2 milhões ante\r\n58,7 milhões em igual período de 2016. Esse universo equivale a 39,36% da\r\npopulação adulta, entre 18 e 95 anos. A maior parte, mais da metade (50,12%),\r\ntem entre 30 e 39 anos.
O maior número de consumidores negativados\r\n(25,1 milhões) é da Região Sudeste, seguida pelo Nordeste, com 15,57 milhões;\r\nSul, com 8,34 milhões; Norte, com 5,31 milhões; e Centro-Oeste, com 4,84\r\nmilhões.
O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, observou,\r\nporém, que diminuiu a intensidade do crescimento da inadimplência. “Essa\r\ndesaceleração ocorre desde o segundo trimestre de 2016 e reflete tanto a\r\nrecessão econômica, que reduziu a capacidade de pagamento das famílias, quanto\r\na redução da tomada de crédito por parte dos consumidores e sua propensão a\r\nconsumir. O consumidor tem tido maior cautela com compras, além de maior\r\ndificuldade para conseguir crédito. Assim, ele se endivida menos e, com isso,\r\ntorna-se mais difícil ficar inadimplente”, disse.
Pinheiro informou que, na comparação de março\r\ndeste ano com março do ano passado, o número de inadimplentes ficou 0,36% menor\r\ne que esta foi a primeira queda anual desde 2010.
\r\n\r\nFonte: Agência Brasil
Dia Internacional da Mulher
Diz a sabedoria popular que ser mulher é ser princesa aos 20, rainha aos 30, imperatriz aos 40 e especial a vida toda. E porque então existir um Dia Internacional da Mulher? A mesma sabedoria popular responde: porque é justo que sendo dela todos os dias, que ela tenha uma data especial para ser reverenciada como princesa, imperatriz e eterna rainha. Nesse 8 de março de 2016, os mais sinceros parabéns e a mais justa homenagem àquela que transforma o mundo em poesia e o dia-a-dia de todos nós em algo suave e encantador. Afinal,...
ONU: iniciativa global para promover o emprego decente para jovens
Neste mês, as Nações Unidas lançaram uma iniciativa para promover emprego decente para a juventude e auxiliar na transição da escola ao mercado de trabalho. Segundo o Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, o sistema ONU inicia uma parceria com empresas, instituições acadêmicas, organizações juvenis e outros grupos para agir em prol do emprego de qualidade para a juventude. O objetivo de criar empregos decentes para os jovens...
Saque de FGTS inativo começa em fevereiro
Os trabalhadores com saldo nas contas inativas do FGTS que fazem aniversário em janeiro já devem começar a sacar os recursos em fevereiro. O cronograma de pagamento será fechado pela Caixa Econômica Federal nas próximas semanas, mas a orientação do governo é que todos os cotistas recebam o dinheiro no prazo máximo de um ano, para que a medida surta efeito na economia. Dessa forma, quem nasceu em fevereiro receberá em março, e assim sucessivamente. Os meses também poderão ser agrupados para encurtar o prazo, disse um técnico envolvido nas discussões. A Caixa estuda creditar...