O volume de dívidas em atraso de pessoas\r\nfísicas caiu 4,42% em março sobre o mesmo período de 2016, na menor variação da\r\nsérie histórica da pesquisa iniciada em 2010 pelo Serviço de Proteção ao\r\nCrédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O\r\nmaior recuo ocorreu no setor de comunicação (-18,10%), seguido do comércio\r\n(-6,11%), serviços de água e luz (-1,53%) e bancos (-0,05%).
No entanto, a grande concentração de\r\ninadimplência está no segmento onde a retração foi mais inexpressiva: os\r\nbancos. Quase a metade das dívidas (48,9%) é de pendências com as instituições\r\nbancárias. No comércio, estão 20,5% dos débitos não quitados e, na área de\r\ncomunicação, 13,9%.
Devedores crescem e são 59 milhões
Apesar de ter caído o volume de dívidas, o\r\ntotal de inadimplentes cresceu no primeiro trimestre, somando 59,2 milhões ante\r\n58,7 milhões em igual período de 2016. Esse universo equivale a 39,36% da\r\npopulação adulta, entre 18 e 95 anos. A maior parte, mais da metade (50,12%),\r\ntem entre 30 e 39 anos.
O maior número de consumidores negativados\r\n(25,1 milhões) é da Região Sudeste, seguida pelo Nordeste, com 15,57 milhões;\r\nSul, com 8,34 milhões; Norte, com 5,31 milhões; e Centro-Oeste, com 4,84\r\nmilhões.
O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, observou,\r\nporém, que diminuiu a intensidade do crescimento da inadimplência. “Essa\r\ndesaceleração ocorre desde o segundo trimestre de 2016 e reflete tanto a\r\nrecessão econômica, que reduziu a capacidade de pagamento das famílias, quanto\r\na redução da tomada de crédito por parte dos consumidores e sua propensão a\r\nconsumir. O consumidor tem tido maior cautela com compras, além de maior\r\ndificuldade para conseguir crédito. Assim, ele se endivida menos e, com isso,\r\ntorna-se mais difícil ficar inadimplente”, disse.
Pinheiro informou que, na comparação de março\r\ndeste ano com março do ano passado, o número de inadimplentes ficou 0,36% menor\r\ne que esta foi a primeira queda anual desde 2010.
\r\n\r\nFonte: Agência Brasil
Comunicado ao Departamento Pessoal ou RH de empresas comerciais e escritórios contábeis
O SINCOMAR – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE MARINGÁ – comunica aos responsáveis pelo Departamento Pessoal de empresas comerciais e de escritórios contábeis que, quando ocorrer o pagamento do FGTS em atraso, além da(s) guia(s) de recolhimento(s) devidamente autenticada(s) – ou comprovante de quitação por meio eletrônico – é obrigatória a apresentação da relação nominal dos trabalhadores abrangidos pelo recolhimento (RE) – GUIAS IMPRESSAS – NO ATO...
TST condena empresa que apresentou controle de freqüência falsificado
A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a empresa paulista Controller Serviços Gerais e Temporários Ltda. ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil pela falsificação do controle de frequência de uma auxiliar do departamento de pessoal. Segundo o relator, ministro Hugo Scheuermann, a empregada foi exposta a situação atentatória a sua dignidade, caracterizada pela utilização fraudulenta de seu nome em documento utilizado para a produção de prova...
Por não permitir férias empresa é condenada em ação de danos morais
Não conceder férias a funcionário gera dano moral. Por isso, a 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) condenou uma empresa de gestão ambiental a pagar R$ 2 mil a um empregado por obrigá-lo a trabalhar nas férias. O fato ocorreu entre 2008 a 2011. Na decisão, o colegiado destacou que o trabalhador que é privado de 30 dias de descanso após 12 meses de trabalho pode sofrer sérios prejuízos à sua saúde. A decisão foi unânime. A decisão...