O diretor secretário-geral da CNTC, Lourival Figueiredo Melo, participou\r\nnesta terça-feira, 21 de março, do ato de entrega das assinaturas para criação\r\nde uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar eventuais\r\ndesvios de dinheiro da Previdência Social. Ao lado do senador Paulo Paim, que\r\nliderou o movimento para abertura da CPI, foi protocolado oficialmente o\r\nrequerimento de abertura da Comissão que \r\nfoi assinado por 47 senadores e recebeu apoio informal de outros três\r\nparlamentares.
“Eu confio nos senadores, por isso estou convicto que esta CPI vai ser\r\ninstalada, agora, no mês de abril. O objetivo da CPI é a verdade. Nós temos\r\ndados de fiscais da receita e eles provaram para nós e vão provar para o\r\nBrasil, nesta CPI, que a Previdência é superavitária”, disse Paim após o\r\nprotocolo do requerimento.
Paim também disse que outro objetivo da CPI é “combater a fraude, a\r\nsonegação e a corrupção” na Previdência Social.
“A CPI é instrumento para agir aqui dentro e nas ruas, nós vamos fazer o\r\ndebate em todos os estados, para que a população saiba quem está assaltando os\r\ncofres da nossa seguridade e quer que o trabalhador venha pagar outra vez. Não\r\nvai pagar”, finalizou Paim.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou no fim da tarde desta\r\nterça-feira que autorizou a abertura da CPI e solicitou aos líderes partidários\r\na indicação dos integrantes da Comissão.
Fonte: site da CNTC
\r\n\r\n
Negativa de vaga a trabalhadora aprovada em teste seletivo dá condenação
Uma trabalhadora foi chamada a levar os documentos para registro em uma farmácia após ser aprovada em teste seletivo. Chegou até a pedir demissão do emprego anterior, quando recebeu a informação no novo empregador, que não havia mais vaga. Resultado: ela entrou com ação na Justiça e ganhou indenização por danos materiais. Detalhes no Blog SINCOMAR (link no pé dessa página)
Justiça define responsabilidade de empresa em acidente fora do expediente
A subseção Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho nega recurso de empresa que queria se eximir de responsabilidade em caso de acidente fatal de empregado fora do expediente. A morte foi nas dependências da empresa e de nada adiantou a mesma tentar se livrar de condenação por “responsabilidade objetiva”. A decisão é muito importante para todo o país, porque mantém o entendimento da Justiça de que a empresa não pode se eximir de responsabilidade, mesmo tendo o acidente...
Só a educação pode acabar com o trabalho infantil
Investir na educação é a melhor forma de combate ao trabalho infantil. É a avaliação que faz o senador Cristovam Buarque (PDT/DF), qua participou do painel de encerramento dp Seminário Trabalho Infantil – Realidade e Perspectivas. “Para mim, trabalho infantil é criança fora da escola. É a educação que tira a criança da escravidão que é o analfabetismo, em todos os seus graus”, disse o senador. O seminário foi aberto na noite de quarta-feira com a participação,...