O presidente do SINCOMAR, Leocides Fornazza e o advogado Walter Fernandes participaram das negociações em Brasilia.
Tratado com os dirigentes sindicais de federações e\r\nsindicatos vinculados à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio\r\n(CNTC), o consultor de negociações coletivas do Grupo Walmart Brasil, Dr. Flávio\r\nObino Filho, fechou nesta terça-feira\r\n(6), o acordo coletivo do Programa de\r\nParticipação nos Resultados (PPR) e a minuta de compromisso da rede de\r\nsupermercados com as relações sindicais e de trabalho. O pagamento da\r\nParticipação nos Lucros e Resultados (PLR) de 30% da empresa aos comerciários e\r\n70% às lojas que atingirem a meta de 100% da meta global será analisado junto à\r\ndiretoria da rede. A reunião aconteceu na sede da CNTC em Brasília.
Para o diretor de Negociação Coletiva e Relações do\r\nTrabalho da CNTC, Guiomar Vidor, o papel dos sindicatos e federações na\r\nconstrução do diálogo com a rede de supermercados no país é importante e\r\nfortalece a garantia dos direitos trabalhistas dos comerciários. “Estamos\r\natuando de forma contundente para encontrar soluções para os problemas\r\ncolocados. Esperamos que o encontro resulte em melhorias concretas para os\r\ntrabalhadores”, disse.
A PLR é garantida no acordo ou na convenção dos\r\nsindicatos e permite ao trabalhador contar com uma recompensa de reconhecimento\r\npelo bom desempenho e produtividade. Trata-se de um benefício que funciona como\r\numa espécie de bônus pago pela empresa de acordo com o seu lucro em determinado\r\nperíodo.
Walmart Brasil
Presente no país desde 1995, o Walmart é o terceiro\r\nmaior grupo supermercadista do país. No Brasil, incluindo as unidades que estão\r\nsendo fechadas, o Walmart tem cerca de 500 supermercados, 200 farmácias, 50\r\nrestaurantes e 10 postos de gasolina em 18 Estados e no Distrito Federal, além\r\ndo comércio eletrônico. O grupo trabalha também com as bandeiras Big, Bompreço,\r\nMercadorama, Todo Dia, Maxxi Atacado e Sam’s Club.
Representatividade
\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n
Participaram do encontro, representantes da CNTC,\r\nFECOSUL, FECEP, FETRACOM-MS, FEPOSPETRO, FECOMERCIÁRIOS-MA, FECONESTE,\r\nFECOMBASE, FECOMERCIÁRIOS-MG, FECOMERCIÁRIOS-SP e do Sindicato dos Comerciários\r\nde Salvador (BA).
T
Dilma veta aumento de limite para empréstimo consignado
A presidente Dilma Rousseff vetou o aumento do limite de crédito consignado de 30% para 40% da renda do trabalhador ao sancionar nesta sexta-feira (21/5) lei que garante crédito de até R$ 30 bilhões ao BNDES. No caso dos empréstimos com desconto em folha de pagamento, a presidente argumentou que “sem a introdução de contrapartidas que ampliassem a proteção ao tomador do empréstimo, a medida proposta poderia acarretar um comprometimento da renda das famílias para além do desejável e de maneira...
Desemprego entre jovens brasileiros deve atingir 30% em 2017, maior taxa desde 1991
A região da América Latina e Caribe deve registrar o maior aumento das taxas de desemprego entre jovens no mundo, segundo relatório divulgado na segunda-feira (20) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A taxa de desemprego jovem latino-americana e caribenha deve subir quase 1 ponto percentual entre 2016 e 2017, para 19,6%, maior nível desde 2004 e bem acima do índice de 14,5% registrado em 2013. Isso significa que mais 500 mil jovens ficarão desempregados na região este ano. Em 2018, a previsão é de que a taxa de desemprego juvenil nos países latino-americanos...
Chocolates Garoto reintegrará empregada reabilitada dispensada sem contratação de substituto
A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Chocolates Garoto S.A. a reintegrar ao emprego uma trabalhadora reabilitada pelo INSS que foi dispensada sem a contratação de outra pessoa nas mesmas condições, como determina a lei. Como a empresa não comprovou o cumprimento dessa exigência legal, o relator do processo, ministro Alexandre Agra Belmonte, concluiu que seu contrato de trabalho não poderia ter sido rescindido. Na reclamação trabalhista, a empregada disse que foi admitida em "perfeito estado de saúde", para trabalhar como acondicionadora, função...