O prazo para sacar o\r\nabono salarial (ano-base 2014) PIS/Pasep foi prorrogado até o final de\r\ndezembro, mas quase 1 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o benefício de\r\num salário mínimo (R$ 880) a que têm direito.
Segundo o Ministério do\r\nTrabalho, 948.288 trabalhadores ainda não procuraram uma agência bancária para\r\nretirar o benefício. A maioria é das regiões Sudeste e Sul, sendo que quase um\r\nterço das pessoas que não sacaram (357.036) é do estado de São Paulo.
Os demais estados com\r\nmaior número de trabalhadores que ainda não sacaram são, pela ordem: Rio de\r\nJaneiro (85.262); Rio Grande do Sul (71.928); Santa Catarina (63.834); e Minas\r\nGerais (61.999).
O governo já prorrogou\r\nduas vezes o prazo final para o saque. O primeiro prazo havia vencido em 30 de\r\njunho e o segundo prazo terminaria em outubro.
Os trabalhadores têm\r\nagora menos de dois meses para procurarem uma agência bancária para fazer o\r\nsaque. Passado o prazo, os benefícios que não forem sacados voltarão para o\r\nFundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e não estarão mais disponíveis para\r\nretirada nas agências bancárias
Para saber se tem\r\ndireito aos recursos, o trabalhador pode fazer uma consulta na página do\r\nMinistério do Trabalho ou verificar uma lista disponibilizada pelo governo.
Para ter direito ao\r\nabono salarial de 2015, o trabalhador precisa:
- estar cadastrado no\r\nPIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
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- ter recebido\r\nremuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
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- ter exercido trabalho\r\nremunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
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- ter os dados\r\natualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
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Abono de 2016
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O abono salarial 2016,\r\nreferente ao ano-base de 2015, começou a ser pago em julho, conforme calendário\r\ndefinido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador\r\n(Codefat). Os trabalhadores recebem os valores até 30 de junho de 2017. Veja\r\naqui o cronograma.
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A estimativa do\r\nMinistério do Trabalho é que sejam repassados R$ 14,8 bilhões a a 22,3 milhões\r\nde trabalhadores que têm direito ao abono.
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Como sacar o PIS/Pasep
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- Antes de sacar o PIS,\r\no trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na\r\nconta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha\r\ncadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica.\r\nSe não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em\r\nqualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de\r\nidentificação.
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- Já os participantes\r\ndo Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem\r\nprocurar uma agência e apresentar um documento de identificação.
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- As informações sobre\r\no direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô\r\nTrabalho - 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do\r\nBrasil.
\r\n\r\nO valor equivale a um\r\nsalário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos\r\nque não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
\r\n\r\nA Central de\r\nAtendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158,\r\ntem informações sobre o PIS/Pasep. Para o caso do PIS, o telefone de contato da\r\nCaixa Econômica Federal é 0800-726 02 07 e, para o Pasep, o número de telefone\r\ndo Banco do Brasil é 0800-729 00 01.
\r\n\r\nFonte: G1.
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