44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

É dever da empresa provar que trabalhador não precisa de vale, fixa súmula do TST

Data de publicação: 03/06/2016


É o empregador que deve provar que o trabalhador não precisa de\r\nvale-transporte, e não o funcionário demonstrar que tem essa necessidade. Esse\r\nentendimento foi agora estabelecido como uma orientação para decisões da\r\nJustiça do Trabalho por meio da Súmula 460 do Tribunal Superior do\r\nTrabalho.

\r\n\r\n

Na segunda-feira (30/5), foram publicadas três novas súmulas\r\npelo TST. Os verbetes tratam de ônus da prova para obtenção de vale-transporte\r\ne da regularidade do depósito do FGTS e da incidência de multas em caso de\r\nreconhecimento de vínculo por decisão judicial.

\r\n\r\n

As alterações de súmulas e orientações jurisprudenciais decorrem\r\nda necessidade de adequação ao novo Código de Processo Civil, que entrou em\r\nvigor em março deste ano.

\r\n\r\n

Veja a redação das novas súmulas:

\r\n\r\n

Súmula 460
\r\nÉ do empregador o ônus de comprovar que o empregado não satisfaz os requisitos\r\nindispensáveis para a concessão do vale-transporte ou não pretenda fazer uso do\r\nbenefício.

\r\n\r\n

Súmula 461
\r\nÉ do empregador o ônus da prova em relação à regularidade dos depósitos do FGTS,\r\npois o pagamento é fato extintivo do direito do autor (artigo 373, II, do CPC\r\nde 2015).

\r\n\r\n

Súmula 462
\r\nA circunstância de a relação de emprego ter sido reconhecida apenas em juízo\r\nnão tem o condão de afastar a incidência da multa prevista no artigo 477, parágrafo\r\n8º, da CLT. A referida multa não será devida apenas quando, comprovadamente, o\r\nempregado der causa à mora no pagamento das verbas rescisórias.

\r\n\r\n

Fonte: Assessoria de Imprensa do TST.

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Novas regras para operadoras de plano de saúde entram em vigor hoje

Começam a vigorar hoje  as novas regras de atendimento prestado por operadoras de planos de saúde nas solicitações de procedimentos e serviços de cobertura assistencial. As medidas, definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por meio da Resolução Normativa 395,foram anunciadas em janeiro deste ano. A multa em casos de descumprimento das normas varia de R$ 30 mil a R$ 250 mil. Uma das principais mudanças é a implantação, por parte das operadoras, de uma unidade de atendimento presencial, em horário comercial, durante todos os dias úteis nas capitais...

Supermercado é multado por descumprir acordo que liberava empregados em jogos do Brasil na Copa

A multa é resultado de ação do Sindicato dos Comerciários de Toledo    O WMS Supermercados do Brasil LTDA. (Walmart) foi condenado a pagar multa referente um dia de trabalho, com adicional de 100%, a cada empregado do Supermercado Big Toledo (pertencente ao mesmo grupo econômico), de Toledo (PR), que não foi liberado do trabalho para assistir o primeiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2014, conforme previa acordo coletivo de trabalho. A decisão é da Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que manteve a condenação pela desobediência...

Começa a campanha para atualizar caderneta de vacinação

Começa nesta segunda-feira (19) a Campanha Nacional de Multivacinação em todo o País para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O público-alvo da mobilização são crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 anos a 15 anos. O Dia D de mobilização nacional está marcado para o próximo sábado (24), quando os postos estarão abertos para atender aos que tiverem dificuldades de comparecer em horário comercial. A campanha segue até 30 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos em todo o Brasil. Ao todo, 350 mil profissionais participam...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: