44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Reforma trabalhista desemprega e impede acesso dos trabalhadores à Justiça

Data de publicação: 15/05/2018


\r\n\r\n

A Reforma Trabalhista impede o acesso\r\ndo trabalhador à Justiça, além de gerar desemprego e trabalho análogo à\r\nescravidão. Essa avaliação foi consensual entre os participantes da audiência\r\npública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa\r\n(CDH) nesta segunda-feira (14).

\r\n\r\n

O senador Paulo Paim (PT-RS), que\r\nsolicitou o debate, disse que a reforma representa o contrário do que foi\r\ndivulgado para conseguir a sua aprovação no Congresso.

\r\n\r\n

- Essa reforma é um vexame, pois\r\nfunciona na contramão do que eles anunciaram. Aumenta o desemprego e a\r\ninformalidade, além de reduzir a massa salarial - enfatizou Paim durante a\r\naudiência.

\r\n\r\n

Justiça trabalhista

\r\n\r\n

O procurador Regional do Trabalho e\r\ncoordenador nacional da Coordenadoria de Combate às Fraudes nas Relações de\r\nTrabalho do Ministério Público do Trabalho, Paulo Vieira, informou que a\r\nReforma Trabalhista gerou uma redução de cerca de 50% dos processos de\r\ntrabalho, porém restringe o acesso do trabalhador à Justiça.

\r\n\r\n

- Reduzir o número de processos é o\r\nobjetivo de qualquer país civilizado. Esse objetivo só é positivo quando ele é\r\nalcançado pela evolução social a partir do cumprimento espontâneo da lei.\r\nPorém, quando isso vem através da vedação de acesso à Justiça e do impedimento\r\nda busca à reparação dos danos sofridos, principalmente dos mais pobres, é um\r\nretrocesso social, é um ato de opressão e de impedimento da plena cidadania para\r\no trabalhador - ressaltou.

\r\n\r\n

Para Paulo Vieira, existe uma alta\r\nrotatividade no mercado de trabalho. O Brasil, segundo ele, tem por ano um\r\nnúmero que oscila entre 20 e 25 milhões de desligamentos de trabalhadores e, de\r\ncada 100 desligamentos, 85 casos não geram processo trabalhista, pois as partes\r\nse entendem.

\r\n\r\n

Sob o aspecto da geração de emprego a\r\nReforma Trabalhista teve efeito contrário, pois prometia 6 milhões de novos\r\npostos de trabalho num primeiro momento, mas o que se viu foi redução de 1,5\r\nmilhão de vagas no mercado formal no último trimestre. Pela primeira vez na\r\nhistória , o número de empregados com carteira foi menor que o de trabalhadores\r\ninformais  - 33,3 milhões contra 34,2\r\nmilhões.

\r\n\r\n

Fonte: Senado Notícias

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Comissão do Senado discute fim da discriminação salarial por sexo e etinia

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pode votar, na reunião de quarta-feira (11), projeto do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) que institui multa para o empregador que praticar discriminação salarial por etnia ou sexo. O texto também estabelece a criação de um cadastro de empresas que praticarem esse tipo de discriminação (PLS 33/2018).De acordo com o projeto, o empregador que incorrer na referida discriminação deverá pagar multa administrativa de 50% do valor máximo dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), por empregado discriminado.Ainda segundo o texto,...

Trabalho em temperaturas extremas sem intervalo gera insalubridade

A falta de intervalo para recuperação térmica de empregado que trabalha em temperaturas extremas dá direito a adicional de insalubridade, mesmo que o empregador forneça equipamentos de proteção individual (EPI). Dessa forma, o pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) aprovou a Súmula 29, que garante o direito ao adicional aos trabalhadores de câmaras frigorificas quando não lhes for concedido o intervalo previsto na legislação. Segundo o artigo 253 da Consolidação...

Campanha Do Mpt Divulga Conquistas Dos Trabalhadores Obtidas Pela Atuação De Sindicatos

Entre 2012 e 2017, foram registradas mais de 53 mil convenções coletivas de trabalho, que trazem conquistas relativas à remuneração, contratação, condições e relações de trabalho, saúde e segurança do trabalhador e jornada, entre outros direitos. Para apresentar essas conquistas, a campanha do Maio Lilás de 2019, feita pelo Ministério Público do Trabalho, fará um convite aos trabalhadores: “Conheça quem te representa”.Inaugurado pelo dia do trabalhador, 1º de maio, desde 2017 o MPT dedica esse mês à conscientização da importância da atuação sindical e escolheu a cor...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: