44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Para encarar desemprego, novo ministro do Trabalho fala em diálogo construtivo com centrais e federações

Data de publicação: 23/04/2018

Mesmo destacando a\r\nimportância do diálogo e das parcerias na condução do Ministério, durante a\r\ncerimônia de transmissão de cargo, em 17/04, Helton Yomura, terá de enfrentar o\r\nquadro desfavorável do desemprego no Brasil. Será preciso mais do que manter “um\r\ndiálogo construtivo com as centrais de trabalhadores e as federações de\r\nempregadores”.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O antigo secretário executivo da pasta terá pela frente um país\r\nque registrou taxa de desocupação de 12,6%, no trimestre encerrado em\r\nfevereiro, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios\r\nContínua (Pnad Contínua), que foram divulgados no final de março pelo Instituto\r\nBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Em números absolutos, são 13,121 milhões de desocupados, menos\r\n426 mil desempregados em relação a 12 meses atrás, ou um recuo de 3,1%. O total\r\nde ocupados cresceu 2,0%, no período de um ano, com a criação de 1,745 milhão\r\nde postos de trabalho. O contingente de inativos também avançou 0,6%,\r\nregistrando 378 mil pessoas a mais nessa condição.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O mercado de trabalho no País perdeu 611 mil vagas com carteira\r\nassinada no período de um ano. O total de postos de trabalho formais no setor\r\nprivado encolheu 1,8% no trimestre encerrado em fevereiro ante o mesmo período\r\ndo ano anterior, segundo os dados da Pnad Contínua. O total de vagas formais no\r\nsetor privado no País caiu a 33,126 milhões de postos, o montante mais baixo de\r\ntoda a série histórica iniciada em 2012.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

MUDANÇAS “ÁGEIS”

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Dias antes da transmissão de cargo, Yomura já havia sido\r\nempossado pelo presidente Michel Temer, em solenidade no Palácio do Planalto, e\r\nratificou a manutenção de ações desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho, com\r\ndestaque para os serviços efetuados por meio de aplicativos, como o “Sine\r\nFácil”, Carteira de Trabalho Digital e Seguro Desemprego Web, consideradas\r\nferramentas tecnológicas que facilitam a vida do trabalhador.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Na mesma direção, o atual secretário-executivo do Ministério,\r\nLeonardo Arantes, enfatizou o impacto positivo das ações do Ministério nos\r\núltimos dois anos, apontando que o “Sine Fácil” superou em mais de 300% os\r\natendimentos presenciais de trabalhadores”, com mais de 1 milhão de downloads\r\ndo aplicativo.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Ao mencionar a mudança da legislação trabalhista, em vigor desde\r\nnovembro do ano passado, Helton Yomura acrescentou que “Se, lá na frente,\r\nnotarmos que alguma coisa precisa ser alterada, vamos reconhecer isso com\r\nhumildade e propor mudanças, sempre com o objetivo da promoção do trabalho\r\ndecente no Brasil”.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Logo ao chegar ao Ministério do Trabalho, como\r\nsecretário-executivo, em outubro de 2017, Yomura agilizou o processo de\r\ncontratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para atuar na consultoria à\r\npasta. A FGV vai mapear os processos da Coordenadoria Geral de Imigração por R$\r\n5,3 milhões. 


Fonte: site da UGT

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

CODEFAT torna obrigatório Empregador Web para seguro desemprego

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT aprovou na última  quarta-feira (8) resolução que torna obrigatório aos empregadores o uso do aplicativo Empregador Web no Portal Mais Emprego para preenchimento de requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) ao Ministério do Trabalho e Emprego. O uso do Empregador Web no Portal Mais Emprego permite o preenchimento do Requerimento de Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa, de forma individual ou coletiva, mediante arquivo...

Trabalhador não se beneficia de acordo de sindicato que não o representa

Trabalhador não pode se beneficiar de acordo coletivo de sindicato que não o representa. Com esta tese, a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou recurso de um empregado da empresa que opera o bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, contra decisão que negou seu reconhecimento de estabilidade pré-aposentadoria. O acordo foi firmado entre a empresa e o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes de Carga do Município do Rio de Janeiro. Em ação anterior de representação sindical, a Justiça do Trabalho afastou...

Falta de água potável é degradante e gera indenização a trabalhador

Um local de trabalho que não tem água potável é degradante, por isso o trabalhador que atuava nesse espaço deve ser indenizado. A decisão é da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que rejeitou recurso de uma empresa de segurança contra decisão que a condenou a pagar indenização por danos morais por submeter um vigilante a condições degradantes no ambiente de trabalho. Ele foi contratado pela empresa para prestar serviços à Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), na subestação Areal, no Rio Grande do Sul.O vigilante controlava a entrada...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: