44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Folga semanal deve ser usufruída dentro de 7 dias, decide Justiça

Data de publicação: 31/01/2018

A folga semanal deve ser usufruída dentro do período\r\nde sete dias. Com esse entendimento, a 1ª Turma do Tribunal Regional do\r\nTrabalho da 6ª Região (PE) acolheu recurso de uma trabalhadora e determinou que\r\na empresa pague dobra salarial por fazê-la trabalhar sete dias seguidos e\r\nfolgar no oitavo.

\r\n\r\n

A relatora, desembargadora Maria do Socorro, manteve\r\na decisão da Vara do Trabalho de São Lourenço: “Cuido que a folga é semanal e\r\nassim deve ser concedida na semana, sabido que a semana é de sete dias. Logo, a\r\nfolga, para ser semanal, não pode ser concedida fora da semana, como no caso\r\ndos autos, quando o autor, em muitas oportunidades, gozava a sua folga apenas\r\nno 8º dia ou após ele”.

\r\n\r\n

O voto reforçou ainda o caráter de indisponibilidade\r\ndo direito à folga recompensada da semana. Isso porque essa regra, descrita no\r\nartigo 7º, inciso XV da Constituição Federal, visa à proteção da integridade\r\nfísica e mental do trabalhador. A norma é de ordem pública e não pode ser\r\nsuprimida por estipulação contratual, negociação ou norma coletiva e nem mesmo\r\no próprio funcionário pode abrir mão dela.

\r\n\r\n

Ainda analisando o caso, foi destacada a preferência\r\npelos domingos para o repouso semanal remunerado. Os magistrados entenderam que\r\nessa não é uma opção absoluta da Constituição. No entanto, entenderam ser\r\nrazoável o estabelecimento de uma escala para repouso dominical do funcionário\r\ndentro de uma determinada periodicidade, criada segundo o princípio da\r\nrazoabilidade.

\r\n\r\n

Foi com esses argumentos que o recurso da\r\nempregadora foi negado por unanimidade, sendo mantida, portanto, a condenação\r\nda dobra salarial relativa aos dias trabalhados em desconformidade com a lei.\r\nCom informações da Assessoria de Imprensa do TRT-6.

\r\n\r\n

Fonte: Consultor Jurídico

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Cartilha da Dengue

SAIBA COMO SE PROTEGER CONTRA A DENGUE!1. Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guarde-os sempre em local coberto e abrigados da chuva.2. Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente, não deixando poças d’água. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d’água, mantenha-os limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas.3. Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os, sem água, em locais cobertos.4. Verifique se todos os ralos da casa não estão...

Tem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez? Veja como é a revisão

O governo já começou o pente-fino no INSS, convocando desde setembro para uma nova perícia médica as pessoas que recebem há mais de dois anos auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. A revisão havia sido anunciada em julho. Quem já fez 60 anos e recebe aposentadoria por invalidez está liberado da revisão. Como as pessoas serão avisadas? Ao todo serão convocadas 530 mil pessoas que recebem auxílio-doença, e outros 1,1 milhão de aposentados por invalidez. Os primeiros 75 mil convocados são beneficiários do auxílio-doença que têm até 39 anos e mais de dois...

Empresa indenizará mulheres vítimas de assédio moral coletivo

Uma empresa de monitoramento de informações do Paraná foi condenada a indenizar duas jornalistas vítimas de assédio moral cometido por um supervisor que proferia discursos preconceituosos em relação às mulheres e por elas serem de Curitiba. Cada uma receberá R$ 10 mil de indenização. De acordo com a 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, o fato de as ofensas serem generalizadas, a todas as mulheres do local, e não direcionada às duas jornalistas, não afasta a necessidade de indenizar. "A conduta adotada, ainda que direcionada de modo generalizado a todas...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: