44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

MP atrasa pagamento do PIS/Pasep para idosos

Data de publicação: 30/08/2017

 Quatro milhões de pessoas com 70 anos ou mais que já\r\nteriam acesso às cotas do PIS/Pasep, de acordo com o Ministério do\r\nPlanejamento, vão ter que esperar, pelo menos, até outubro deste ano para\r\nreceber os pagamentos.

\r\n\r\n

A medida provisória anunciada pelo presidente Michel\r\nTemer na última quarta-feira (23) reduziu a idade mínima para o saque das cotas\r\nde 70 anos para 65 (homens) e 62 (mulheres), mas também estabeleceu um novo\r\ncalendário de pagamentos.

\r\n\r\n

Quem se encaixa nos critérios de saque por\r\naposentadoria ou idade deverá aguardar a divulgação do cronograma, que se\r\nestenderá de outubro de 2017 a março de 2018 —pagamentos por invalidez,\r\ndeficiência física ou morte seguem normalmente.

\r\n\r\n

Hoje, quem se cadastrou no Fundo PIS/Pasep até 4 de\r\noutubro de 1988 e ainda não retirou a cota tem direito ao saque imediato.

\r\n\r\n

Para Mario Avelino, presidente do Instituto Fundo\r\nDevido ao Trabalhador, o governo “deu dez e tirou oito”. Ele considera positiva\r\na redução da idade mínima, mas diz não ser justo impor um atraso a quem já tinha\r\ndireito ao benefício.

\r\n\r\n

“São afetadas exatamente pessoas idosas, que\r\npoderiam sacar o dinheiro hoje, mas agora terão que esperar até março do ano\r\nque vem, dependendo da data do aniversário”, diz.

\r\n\r\n

Em nota, o Ministério do Palnejamento afirma que a\r\ndivulgação do calendário será feita até o dia 15 de setembro e que “aqueles com\r\nmais idade serão os primeiros na ordem de atendimento.”

\r\n\r\n

Os saques seguirão critérios estabelecidos pela\r\nCaixa Econômica Federal, responsável pelo PIS (iniciativa privada), e pelo\r\nBanco do Brasil, responsável pelo Pasep (servidores públicos).

\r\n\r\n

Segundo o Banco do Brasil, 1,34 milhão de cotistas\r\nintegrantes do Pasep se enquadram na nova regra. Em nota, o banco informa\r\napenas que o calendário de saques “será divulgado em breve, se dará a partir de\r\noutubro/2017 e será por final de inscrição.”

\r\n\r\n

A Caixa informa, por meio de sua assessoria, que\r\nestá “elaborando o calendário e adequando a sistemática” dos pagamentos.\r\nExplica também que a orientação é que pessoas acima de 70 anos aguardem o novo\r\ncronograma.

\r\n\r\n

QUEM\r\nTEM DIREITO

\r\n\r\n

O PIS/Pasep pode ser retirado por trabalhadores que\r\ncontribuíram com os fundos antes da Constituição de 1988.

\r\n\r\n

O saque é feito nas agências do Banco do Brasil, no\r\ncaso de contribuição ao Pasep, ou da Caixa Econômica Federal, no caso da\r\ncontribuição ao PIS.

\r\n\r\n

Até 4 de outubro de 1988, cada trabalhador tinha uma\r\nou mais contas no PIS/Pasep e recebia o valor conforme as cotas de\r\ncontribuição. A partir da Constituição de 1988, a arrecadação do PIS/Pasep\r\ndeixou de ir para as contas individuais. Dois quintos da receita dos tributos\r\npassaram a financiar o BNDES e três quintos passaram a ir para o FAT (Fundo de\r\nAmparo ao Trabalhador), que paga o abono salarial, o seguro-desemprego e\r\nfinancia cursos de capacitação profissional.

\r\n\r\n

Fonte:\r\nFolha de S. Paulo.

Outras Notícias

Entidades de movimentos sociais e sindicais defendem reforma tributária para um Brasil mais justo

Cenário de desigualdade persiste. Mulheres ganham menos e trabalham mais Centenas de entidades sindicais de trabalhadores, entre as quais as centrais sindicais, Força Sindical, CUT, UGT, CTB, CSB e Nova Central, além de entidades sindicais empresariais e de movimentos sociais divulgaram, nesta segunda-feira (1 de fevereiro) um documento defendendo a reforma tributária para ajudar o Brasil a ser mais justo, solidário e menos desigual. O documento ressalta que o Congresso Nacional tem a oportunidade e o dever de enfrentar velhos e novos desafios com a construção de uma sociedade livre, justa...

Acabar com o carrapato matando a vaca

Eis a lógica da reforma trabalhista com relação ao sindicalismo obreiro                                           . Por Messias Mendes (jornalista do SINCOMAR) Dos 7 mil existentes no país, 4 mil são sindicatos que não tem representatividade quase nenhuma e portanto , sequer negociam convenções coletivas. Isso é um fato concreto que demandaria um amplo debate entre os próprios trabalhadores em torno de um projeto amplo de reforma sindical. O Brasil, claro, precisa...

Governo volta atrás e decide antecipar metade do 13º. dos aposentados

Para evitar um maior desgaste com a adoção de uma medida impopular, o Palácio do Planalto decidiu pagar em setembro a antecipação da primeira metade do 13º dos aposentados. Por conta das dificuldades financeiras nas contas públicas, o Ministério da Fazenda havia defendido o pagamento do adiantamento em duas parcelas, a primeira no mês que vem e a segunda, em outubro.   Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a presidente Dilma Rousseff decidiu nesta segunda-feira,...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: