44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Rodrigo Janot vai ao STF contra dispositivos da reforma trabalhista

Data de publicação: 28/08/2017



Entre os dispositivos questionados pelo Procurador Geral da República está o que acaba com a gratuidade da  justiça trabalhista para o empregado.

O procurador-geral da República Rodrigo Janot\r\ningressou com a primeira ação no STF contra o fim da gratuidade na Justiça do\r\nTrabalho.

\r\n\r\n

De acordo com Janot, a legislação avançou sobre\r\ngarantias processuais e viola direito fundamental dos trabalhadores pobres à\r\ngratuidade judiciária.

\r\n\r\n

O procurador pediu ao Supremo liminar suspendendo\r\nos efeitos dos artigos 790-B, 791-A e 844 da CLT, que normatizam alguns pontos\r\ndo processo trabalhista. 

\r\n\r\n

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot,\r\nprotocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de\r\ninconstitucionalidade (ADI) contra alguns dispositivos da lei da reforma\r\ntrabalhista. Trata-se do primeiro processo que questiona alguns dos mais de 100\r\npontos modificados em julho na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

\r\n\r\n

Na ação, protocolada na noite de sexta-feira (25) e\r\ncujo conteúdo foi disponibilizado hoje (28), Janot questiona os artigos 790-B,\r\n791-A e 844 da CLT, que normatizam alguns pontos do processo trabalhista.

\r\n\r\n

 Os artigos questionados preveem algumas situações\r\nem que fica a cargo do sucumbente - aquele que perde uma ação trabalhista - o\r\ndever de arcar com os custos do processo e honorários advocatícios, mesmo que a\r\nparte derrotada comprove não ter condições de pagar, sendo beneficiária da\r\nJustiça gratuita. 

\r\n\r\n

Por exemplo, se o derrotado na ação conseguir obter\r\nrecursos ao ganhar um outro processo trabalhista, esse dinheiro deverá ser\r\nusado para pagar as custas da ação em que foi derrotado. Da mesma forma, se o\r\nsucumbente adquirir condições financeiras de arcar com tais custas no prazo de\r\ndois anos após a derrota, pode ser obrigado a pagá-las.

\r\n\r\n

Para Janot, tais dispositivos da nova CLT “apresentam\r\ninconstitucionalidade material, por impor restrições inconstitucionais à\r\ngarantia de gratuidade judiciária aos que comprovem insuficiência de recursos,\r\nna Justiça do Trabalho”. 

\r\n\r\n

“Com propósito desregulamentador e declarado\r\nobjetivo de reduzir o número de demandas perante a Justiça do Trabalho, a\r\nlegislação avançou sobre garantias processuais e viola direito fundamental dos\r\ntrabalhadores pobres à gratuidade judiciária, como pressuposto de acesso à\r\njurisdição trabalhista”, escreveu o procurador-geral da República.

\r\n\r\n

Segundo a reforma trabalhista, podem ser\r\nbeneficiários da Justiça gratuita todos que recebem até dois salários mínimos\r\nou que, mesmo com salário acima disso, declarem que o pagamento das custas\r\nprocessuais pode prejudicar o sustento próprio ou da família. 

\r\n\r\n

Na ADI, Janot pede que seja concedida uma decisão\r\nliminar (provisória) para suspender de imediato os trechos da reforma\r\ntrabalhista que preveem a possiblidade de que, mesmo atendendo aos critérios de\r\nacesso à Justiça gratuita, o derrotado numa ação trabalhista seja obrigado a\r\narcar com as custas do processo. 

\r\n\r\n

A ação deve ser distribuída nesta segunda-feira\r\n(28), podendo ser relatada por qualquer um dos ministros do STF, com a exceção\r\nda presidente, ministra Cármen Lúcia, que devido às suas funções especiais fica\r\nexcluída do sorteio.

\r\n\r\n

 Fonte: Blog do Esmael

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Juiz diz que terceirização seria um duro golpe no Direito do Trabalho

“Tem sido enorme a pressão empresarial para o Estado autorizar a terceirização generalizada em todas as atividades econômicas. Não raro, até mesmo integrantes dos poderes proclamam que o tema deve ser objeto de rápida decisão porque assim esperam os agentes econômicos. Passam a enganosa impressão, com as suas falas oficiais, que a medida é necessária para proteger os empregados. Ora, a terceirização encontra-se interpretada ou regulamentada desde 1993, ao menos sob a configuração...

Riachuelo é proibida de descontar compras feitas com cartão da loja de salários de empregados em Natal (RN)

A Quarta Turma do Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso da Lojas Riachuelo S.A. contra decisão que a proibiu de descontar do salário dos empregados de Natal (RN) os valores referentes a compras parceladas feitas, como clientes, com o cartão de crédito da loja. A Turma manteve o entendimento de que o desconto só pode ser realizado quando houver previsão legal ou autorização por norma coletiva. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, que alegava que a Riachuelo abusou do poder diretivo ao realizar, em alguns casos, descontos que representaram...

Tempo com filho prematuro internado vale como licença-maternidade

O tempo em que uma mãe acompanhou seu filho prematuro internado conta como licença-maternidade, segundo entendimento do Tribunal Regional da 1ª Região, ao suspender liminar dada a uma mãe que queria a prorrogação do período de afastamento. Servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a mulher ajuizou ação para obrigar o instituto a prorrogar a licença-maternidade por 119 dias, tempo em que esteve acompanhando filha prematura internada. A liminar foi concedida por juiz de primeira instância, que entendeu que o afastamento da funcionária pública...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: