44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Assédio sexual no trabalho é tema de cartilha da OIT e do MPT

Data de publicação: 23/06/2017

Uma nova cartilha com orientações sobre assédio\r\nsexual no ambiente de trabalho foi lançado no último dia 21/6  pelo Ministério Público\r\ndo Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Produzida\r\nem formato de perguntas e respostas, a publicação traz informações detalhadas\r\nsobre como identificar e denunciar o assédio sexual no trabalho, além de\r\nexplicar as responsabilidades e consequências para trabalhadores(as) e\r\nempregadores nessas situações.

\r\n\r\n

“Há uma dificuldade entre as vítimas de assédio, gestores\r\nde empresas e instituições e dos próprios agressores de entenderem o que\r\nsignifica assédio sexual”, explica a vice -coordenadora da Coordenadoria\r\nNacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da\r\nDiscriminação no Trabalho do MPT (Coordigualdade), procuradora Sofia Vilela de\r\nMoraes e Silva. Segundo ela, a publicação auxiliará tanto nas investigações\r\nministeriais quanto nas denúncias e na divulgação do tema. Também está prevista\r\na produção de seis vídeos que apresentarão o conteúdo da cartilha de forma\r\nsimples e objetiva, para disseminar seu conteúdo nas redes sociais.

\r\n\r\n

Segundo a Oficial Técnica em Princípios e Direitos\r\nFundamentais no Trabalho da OIT, Thaís Faria, o assédio sexual no trabalho é\r\numa forma de violência que atinge especialmente as mulheres e pode ser cometido\r\nde diversas formas, o que gera dúvida em relação ao seu conceito e às maneiras\r\nde prevenção e combate. “Essa cartilha busca disseminar o tema e esclarecer\r\npara a população que o assédio sexual é proibido e deve ser denunciado”, afirma\r\nFaria.

\r\n\r\n

Além disso, ela destaca que o assédio sexual é uma\r\ndas formas de aumentar as desigualdades e reforçar as relações de poder no\r\nambiente de trabalho, retirando oportunidades das vítimas e fazendo com que\r\nmuitas delas deixem sua atividade laboral por medo ou sintomas emocionais. Para\r\na Oficial Técnica da OIT, “combater o assédio sexual no trabalho é combater as\r\ndesigualdades e buscar um ambiente mais justo e produtivo para todas as\r\ntrabalhadoras e trabalhadores”. 

\r\n\r\n

O lançamento da cartilha aconteceu na Procuradoria-Geral do Trabalho em\r\nBrasília, com a presença do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado\r\nFleury.

Desafios - \r\nDevido ao contexto cultural, sociológico e antropológico do Brasil, a conduta\r\nde assédio sexual geralmente não é investigada nem punida pelas empresas da\r\nmesma forma que acontece com faltas cometidas contra o patrimônio, como um\r\nfurto. A subnotificação dos casos de assédio sexual e a confusão com assédio\r\nmoral ainda são frequentes, com poucos casos sendo denunciados aos órgãos\r\ncompetentes, como o MPT e sindicatos, e um número ainda menor chegando até a\r\nJustiça do Trabalho.

\r\n\r\n

Além disso, as vítimas ainda enfrentam uma série de\r\nbarreiras e preconceitos para romper o silêncio e denunciar o crime.\r\nIndependentemente do gênero, a ação contra o assédio sexual é uma luta de todos\r\nque desejam um ambiente de trabalho saudável, seguro e inclusivo. Derrotar esta\r\nprática é parte integrante da conquista da plena igualdade de direitos e oportunidades\r\nentre homens e mulheres no mundo do trabalho.

\r\n\r\n

Cartilha - \r\nConcebida, redigida e revisada pelas procuradoras do Trabalho Sofia\r\nVilela, Renata Coelho e Nathalia Azevedo - integrantes do GT Gênero, da\r\nCoordigualdade, a cartilha foi finalizada e impressa com apoio da OIT mediante\r\nverba de termo de ajuste de conduta.

\r\n\r\n

Com 26 páginas de texto inédito resultante de seis\r\nmeses de estudos do GT, a cartilha aborda mitos e controvérsias, principais\r\ndúvidas das(os) trabalhadoras(es) e questões enfrentadas pelos Membros do MPT\r\nem sua atuação. A versão impressa inclui um encarte de adesivos com 25 frases\r\ndestacáveis. São mensagens inéditas de conscientização, advertência e de\r\nenfrentamento do assédio sexual, escritas por autores de várias áreas do\r\nconhecimento e de atuação especialmente para a cartilha. Essas frases serão\r\nutilizadas em campanhas de conscientização.

\r\n\r\n

Fonte: MPT

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

TST DIZ QUE EMPRESA DEVE PAGAR AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO A EMPREGADO APOSENTADO POR INVALIDEZ

As instâncias inferiores haviam julgado improcedente o pedido do trabalhador por não haver previsão nesse sentido nas normas coletivas da categoria, concluindo que o benefício seria devido apenas aos empregados da ativa. Mas, para o relator do recurso no TST, ministro José Roberto Freire Pimenta, embora as normas coletivas devam ser respeitadas e valorizadas, a flexibilização decorrente da autonomia coletiva só é cabível se forem preservados direitos mínimos assegurados aos trabalhadores. O relator assinala que a...

Governo libera abono salarial de 2016 para nascidos em dezembro

O Ministério do Trabalho liberou hoje (14) o pagamento do abono salarial do PIS/ Pasep ano-base 2016 para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos no mês de dezembro. Este é o sexto lote de pagamento. O dinheiro está disponível nas agências da Caixa ou casas lotéricas de todo o país. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lembra que existe um calendário de pagamento, baseado no mês de nascimento do trabalhador, que precisa ser observado. “Trabalhador, não deixe de ficar de olho no calendário para não correr o risco de deixar de receber esse dinheiro que é tão importante....

PF investiga fraudes de R$ 1 mi no INSS

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, com Ministério Público Federal e com o apoio logístico do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, deflagrou, na manhã desta sexta-feira, a Operação Uroboros, que investiga fraudes para obtenção de pensão por morte. Segundo a PF, um grupo se estruturou a partir da atuação de servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Amambai, no Mato Grosso do Sul.  Cerca de 80 policiais cumprem, nas cidades de Amambai e Iguatemi, dois mandados de prisão preventiva, 14...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: