44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Do vinho quente ao milho assado, saiba quanto você paga de imposto na festa junina

Data de publicação: 22/06/2017


QUANTO DOS\r\nQUITUTES É PAGO EM IMPOSTO?

\r\n\r\n

A chegada do inverno no Brasil sempre vem\r\nacompanhada das tradicionais festas juninas. Fazem parte da tradição roupas,\r\nbebidas e comidas típicas. O Fisco, no entanto, também participa das\r\ncomemorações, pegando um grande volume de tributos embutidos nos preços dos\r\nprodutos. Pesquisas do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)\r\ne da BDO mostram o quanto dos produtos típicos das quermesses é pago em\r\nimpostos.

\r\n\r\n

PAÇOCA\r\nE AMENDOIM

\r\n\r\n

O preço da paçoca, doce sempre presente nas\r\nquermesses, tem 27,25% de impostos, segundo a consultoria BDO. O amendoim,\r\nmatéria-prima do quitute, tem uma carga tributária de 36,54% segundo o IBPT.

\r\n\r\n

REFRIGERANTE

\r\n\r\n

Embora o quentão e o vinho ganhem a preferência, o\r\nrefrigerante sempre está presente nas festas juninas. E a carga tributária da\r\nbebida é uma das mais altas: 46,47% nas latas e 44,55% nas garrafas, segundo o\r\nIBPT.

\r\n\r\n

PÉ\r\nDE MOLEQUE

\r\n\r\n

A tributação do Pé de Moleque também é alta. Segundo\r\na BDO, 27,25% do preço do doce é pago em impostos. O IBPT, no entanto, apurou\r\n36,54% de tributação.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

COCADA

\r\n\r\n

A cocada é outro doce típico com tributação elevada.\r\nSegundo o IBPT, 36,54% do preço do doce é composto de impostos.

\r\n\r\n

PIPOCA

\r\n\r\n

Segundo o IBPT, 34,99% do preço da pipoca é de carga\r\ntributária.

\r\n\r\n

MILHO

\r\n\r\n

O milho não só está presente nas barraquinhas das\r\nfestas, como é a matéria-prima de outros quitutes. O imposto sobre ele é de\r\n18,75% segundo o IBPT. Já o levantamento da BDO mostrou uma carga tributária de\r\n27,25%.

\r\n\r\n

VINHO

\r\n\r\n

O vinho faz sucesso no frio e nas festas juninas. O\r\nque muitas pessoas não sabem é que mais da metade do que é pago nele é fruto de\r\ntributação. Segundo o IBPT, a carga tributária da bebida é de 54,73%.

\r\n\r\n

CHAPÉU\r\nDE PALHA

\r\n\r\n

Não são só os quitutes que têm tributação elevada. O\r\nchapéu de palha, sempre presente nos trajes típicos, tem 33,95% de carga\r\ntributária. Nos vestidos típicos, o imposto é de 34,67%. Os dados são do\r\nlevantamento feito pelo IBPT.

\r\n\r\n

BANDEIRINHAS

\r\n\r\n

Até os itens da decoração têm tributos elevados. As\r\nbandeirinhas, por exemplo, têm carga tributária de 54,25%, segundo a BDO.

\r\n\r\n

FOGOS\r\nDE ARTIFÍCIO

\r\n\r\n

Mais da metade do preço dos fogos de artifício é de\r\ncarga tributária. Segundo a BDO, os impostos são 64,25%. Já o levantamento do\r\nIBPT mostra tributação de 61,56%. 

\r\n\r\n

Fonte: Estadão

Galeria de Fotos

Outras Notícias

SINCOMAR e SIVAPAR celebram convenção coletiva de supermercados

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá, SINCOMAR,  informa que foi firmada a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 com o SIVAPAR – COMÉRCIO VAREJISTA DE PARANAVAIObservar COM ATENÇÃO as seguintes cláusulas que tiveram alterações:1) O reajuste no salário dos empregados, será de 5,00% retroativo a junho/2023;2) Com a vigência da presente convenção coletiva as empresas pagarão aos seus empregados abrangidos, pisos salariais, já reajustados, de acordo com as seguintes disposições:- piso salarial de R$ 1.927,00 (mil, novecentos e vinte e sete reais), inclusive...

UGT se posiciona contra a terceirizção

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), segunda maior central sindical do País, representando mais de 1.300 Sindicatos e Federações e 10 milhões de trabalhadores, ficou surpresa com as declarações de Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil, do Governo interino do presidente Michel Temer, a respeito da Terceirização. A questão é muito delicada e vem sendo discutida amplamente pelas Centrais Sindicais com o Congresso, onde o projeto tramita. Por essa razão nos causou surpresa que, numa palestra para empresários, realizada na quarta-feira, 16/06, em São Paulo, o ministro...

Senador Paim inicia pelo Rio Grande do Sul mobilização em defesa do trabalhador

O senador gaúcho presidiu audiência pública esta semana em Porto Alegre para discutir com centrais sindicais e outros setores da sociedade,  ações contra o projeto do governo Temer, de retirada de direitos As propostas apresentadas pelo governo interino de Michel Temer (PMDB) para reformar o sistema de previdência social, aprofundar o processo de terceirização no país, flexibilizar direitos trabalhistas, incluindo a própria Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e cortar recursos da Justiça do Trabalho, conseguiram um feito inédito: unificar sete centrais sindicais...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: