44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

FÉ ALHEIA: Empregado evangélico obrigado a ir a missa católica será indenizado

Data de publicação: 02/05/2017

O artigo 5º,\r\ninciso VI, da Constituição, assegura o livre exercício dos cultos religiosos,\r\npois considera a liberdade de consciência e de crença inviolável. Assim,\r\nobrigar alguém a frequentar culto diverso da sua fé viola a Cnstrituição, dando\r\nensejo à reparação moral.

Com este fundamento, a 2ª Turma do\r\nTribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul) reformou\r\nsentença que havia negado\r\nindenização por danos morais a um ex-empregado da associação de assistência\r\nsocial da Arquidiocese de Porto Alegre. Motivo: ele é evangélico, mas era\r\nobrigado a assistir missas católicas. O colegiado arbitrou o valor da reparação\r\nem R$ 3 mil.

 

Convites para cultos


\r\nO trabalhador foi contratado como auxiliar de serviços gerais e exercia suas\r\natividades na marcenaria da associação. Segundo ele, mesmo após informar ser\r\nevangélico, era convocado a se deslocar até a sede da instituição para assistir\r\na celebrações religiosas em datas comemorativas da liturgia católica.

O empregado\r\nalegou se sentir humilhado e constrangido com a postura do empregador de impor\r\nsua presença em eventos de outra religião. Quando deixou de comparecer à missa\r\nde Natal, chegou a ser advertido formalmente.

De acordo\r\ncom o empregador, no entanto, a participação nas missas não era obrigatória.\r\nAlguns eventos eram realizados na igreja, no horário de serviço, e os\r\nempregados que preferissem não ir podiam ficar nos seus locais de trabalho e\r\ncontinuar desempenhando suas funções. Segundo a associação, a advertência foi\r\naplicada ao trabalhador por ele ter se negado a comparecer a um evento\r\ncomemorativo de encerramento das atividades profissionais no final do ano\r\ne não ter ficado trabalhando.

Fonte: Consultor\r\nJurídico Trabalhista

\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Presidente Dilma Rousseff publica MP com novo cálculo da aposentadoria

Depois de vetar a mudança no cálculo da aposentadoria prevista na Medida Provisória 664, a presidente Dilma Rousseff publicou nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União uma nova MP para disciplinar o assunto. Trata-se da MP 676, que mantém a fórmula 85/95, aprovada pelos parlamentares, mas a torna progressiva a partir do ano de 2017. Caso o Congresso Nacional não derrube esta MP, o cálculo de 85/95 a partir de 2017 será alterado progressivamente.  O texto diz que essas somas de idade e de tempo de contribuição...

Exames médicos para uso da piscina temporada 2012/2013

  EXAME MÉDICO PARA USO DA PISCINA A partir de 25/09/2012   SEDE ADMINISTRATIVA Terças-feiras: Das 18h30min às 19h00min Sábados: Das 14h00min às 14h30min   OBS: Nos dias 07, 12 e 14 de outubro/2012, os exames serão realizados na sede campestre no horário das 10h30min às 11h00min.   Valor do Exame: R$ 10,00 (dez reais) Retirar guias de exame na sede administrativa em horário comercial.

Presidente do TST confirma presença no Seminário Jurídico da UGT no Paraná

O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, foi recebido em audiência, na tarde dessa quarta-feira (18), pelo ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho. Patah, junto com o vice-presidente, Roberto Santiago e diretores da central, foram levar ao ministro a posição da UGT em relação ao projeto de lei 4962/2016, do deputado Julio Lopes (PP-RJ). O projeto, que também tem apoio do presidente do TST, regulamenta a contribuição sindical e dá nova versão  aos acordos coletivo de trabalho e à tão polemica...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: