44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Mercado de trabalho mostra sinais de recuperação e força de trabalho mais idosa e instruída

Data de publicação: 20/04/2017


Levantamento do Instituto de Pesquisa\r\nEconômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quarta-feira (19) mostra que há\r\nsinais de recuperação do mercado de trabalho e que os salários iniciaram uma\r\ntrajetória de aceleração. Houve uma alta de 1,4% na taxa de crescimento\r\ninteranual dos rendimentos reais no trimestre encerrado em fevereiro, após\r\nqueda de 4% no segundo trimestre de 2016.

\r\n\r\n

De acordo com a análise, a expectativa é de\r\ncontinuidade da recuperação salarial, possibilitado, em parte, pelo recuo da\r\ninflação. Segundo o Ipea, mesmo que de forma moderada, a expansão dos\r\nrendimentos reais, atrelada à melhora do comportamento da população ocupada,\r\ndeve impactar positivamente o comportamento da massa salarial, gerando\r\nincentivos à retomada do consumo das famílias.

\r\n\r\n

“Se, por um lado, a taxa de desemprego atingiu\r\n13,2%, na média, entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, por outro já há\r\numa desaceleração no ritmo de contração da população ocupada, graças à expansão\r\nda população economicamente ativa (PEA), que apresentou alta de 1,4% em 2016.\r\nEssa alta se explica, em boa parte, pelo aumento de 2,7% dos declarados “não\r\nchefes de família” na PEA, o que aponta o ingresso de um ou mais membros do\r\ndomicílio na força de trabalho, a fim de recompor a renda perdida com o agravamento\r\nda recessão”, diz o Ipea.

\r\n\r\n

Nível de escolaridade

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

A partir de microdados da PNAD Contínua, do\r\nIBGE, a avaliação por escolaridade, por exemplo, revela que o impacto da\r\ndesaceleração econômica sobre o nível de emprego foi mais forte nas duas faixas\r\nque abarcam os trabalhadores com menor grau de instrução: ensino fundamental\r\nincompleto (queda de 5,6%) e ensino fundamental completo (redução de 8,3%).

\r\n\r\n

Em sentido contrário, o contingente de\r\ntrabalhadores com ensino superior voltou a registrar variação positiva em 2016\r\n(2,5%), indicando que, mesmo durante o período mais grave da crise, a economia\r\nbrasileira conseguiu gerar postos de trabalho destinados a pessoas com maior\r\nqualificação.

\r\n\r\n

Idade

\r\n\r\n

O mesmo ocorreu com o contingente de\r\ntrabalhadores com mais de 59 anos, que cresceu 1,1%, sendo o único segmento por\r\nfaixa etária a apresentar variação positiva no ano passado.

\r\n\r\n

Os trabalhadores com idade entre 25 e 49 anos,\r\nque correspondem a 62% de toda a população ocupada, tiveram, por sua vez,\r\nredução de 1,4% em 2016.

\r\n\r\n

“A força de trabalho brasileira vem, portanto,\r\nsofrendo alteração em seu perfil: está se tornando mais idosa e instruída,\r\ndevido à acelerada transição demográfica brasileira e a uma série de políticas\r\nde aumento do acesso à educação iniciadas na década de 1990”, informou o Ipea.

\r\n\r\n

Segundo os pesquisadores do Ipea, as\r\nperspectivas para o mercado de trabalho são favoráveis, mesmo que nos próximos\r\nmeses a taxa de desemprego se mantenha em patamar elevado. “À medida que a\r\nretomada da economia se consolide, a taxa de desemprego deve começar a cair\r\nlentamente no segundo semestre”, diz o texto assinado pelos pesquisadores Maria\r\nAndréia Parente Lameiras e Sandro Sacchet de Carvalho.

\r\n\r\n

Setores

\r\n\r\n

A análise setorial revela que a indústria de\r\ntransformação reduziu seu ritmo de fechamento de vagas, indicando uma melhora\r\nde perspectiva compatível com o desempenho mais recente da atividade\r\nindustrial. O setor de serviços também demonstra sinais de avanço. Já a\r\nconstrução civil ainda sofre um forte impacto da crise: a população ocupada\r\nnesse segmento retroage a taxas próximas de 10% desde o último trimestre de\r\n2016.

\r\n\r\n

Fonte: G1.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Galeria de Fotos

Outras Notícias

7, dia de jornada mundial pelo trabalho decente

O conceito de Trabalho Decente, que dá origem ao dia, é definido pela  Organização Internacional do Trabalho (OIT)  e sintetiza a ideia de que homens e mulheres têm o direito de realizar um trabalho produtivo e em condições dignas de liberdade e segurança. No Brasil a luta  por Trabalho Decente ganha um sentido ainda mais especial, principalmente pelo fato de que o país ainda é muito carente de boas condições de trabalho em vários setores da atividade produtiva. A UGT, uma das maiores centrais sindicais do país, à qual está filiada o SINCOMAR, vem há...

Empresa pagará indenização por não readequar trabalho de grávida

Empresa do setor de alimentação não respeitou os dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas, que recomendava readequação da atividade da empregada grávida.  A empregada entrou com ação trabalhista, alegando que se sentiu obrigada a pedir demissão, para evitar o risco de sofrer um aborto, obtendo êxito já na primeira instância. A sentença  declarou a nulidade do pedido de desligamento e condenou a ré ao pagamento das verbas referentes à demissão sem justa...

Operador de empilhadeira ganha adicional de periculosidade por reabastecer o equipamento

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho deferiu a um operador de empilhadeira da Logística e Transportes Planejados Ltda. o adicional de periculosidade por exposição à substância inflamável GLP por cerca de dez minutos diários durante a troca do cilindro de gás para reabastecimento do equipamento. Os ministros entenderam que se trata de exposição intermitente ao agente periculoso. Área de risco O empregado relatou, na reclamação trabalhista, que trabalhou em área de risco entre 2009 e 2015. Sua testemunha confirmou que, em Jandira (SP), ele operava empilhadeiras a gás...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: