44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Recuo do governo na aplicação da NR-12 ameaça segurança e saúde do trabalhador

Data de publicação: 20/02/2017

Após pressão da classe empresarial, o Ministério do\r\nTrabalho baixou a Instrução Normativa 129, que estabelece um procedimento\r\nespecial para a ação dos auditores fiscais do trabalho no cumprimento da Norma\r\nRegulamentadora nº 12 - Segurança e Saúde no Trabalho em Máquinas e\r\nEquipamentos.

\r\n\r\n

Com a mudança, publicada em 12 de janeiro, as\r\nindústrias flagradas em desacordo com as normas de segurança e saúde não\r\npoderão mais ser autuadas ou ter equipamentos ou máquinas interditados em uma\r\nprimeira visita da fiscalização.

\r\n\r\n

A Agência Sindical conversou com o metalúrgico\r\nElenildo Queiroz Santos, presidente do Diesat (Departamento Intersindical de\r\nEstudos e Pesquisa de Saúde e dos Ambientes de Trabalho). Ele avalia que a IN\r\n129 “precariza” a fiscalização estabelecida pela norma regulamentadora. “É o\r\njeitinho brasileiro, pra resolver um problema dos empresários. Estão querendo\r\ntapar o sol com a peneira, como se as irregularidades das empresas já não\r\nfossem conhecidas”, denuncia.

\r\n\r\n

A NR-12 estabelece requisitos para a prevenção de acidentes\r\ne doenças do trabalho. Em 2010, a Norma foi modificada e ampliou os itens\r\nobrigatórios a serem cumpridos pelas empresas. A alteração gerou reclamações da\r\nindústria, que alega alto custo de adequação do maquinário e aumento na\r\nquantidade das multas por descumprimento das regras.

\r\n\r\n

Projetos - O presidente do Sindicato dos Padeiros de\r\nSão Paulo, Chiquinho Pereira, disse à Agência que a adoção da instrução\r\nnormativa foi uma forma de impedir que vários projetos, que ameaçavam acabar\r\ncom a NR 12, fossem aprovados pelo lobby patronal no Congresso Nacional.

\r\n\r\n

“Porém, na empresa onde o fiscal encontrar uma\r\nsituação de risco eminente a interdição deve ser na hora. Por exemplo, ao\r\nchegar numa padaria e encontrar um cilindro de massa em estado que ofereça\r\nrisco, o auditor fiscal pode autuar, multar e interditar a máquina”, afirma.

\r\n\r\n

Chiquinho explica que, para não ser autuada na\r\nprimeira fiscalização, a empresa terá que comprovar a inviabilidade técnica\r\ne/ou financeira frente aos prazos exigidos pela NR-12. Ela também deve elaborar\r\num cronograma para implementação das mudanças.

\r\n\r\n

Irregularidades - As estatísticas mostram que os\r\nproblemas com saúde e segurança nas fábricas são preocupantes. Só em 2016,\r\nforam lavrados 8.506 autos de infração envolvendo segurança e saúde, com 1.094\r\ninterdições de máquinas ou equipamentos.

\r\n\r\n

Fonte: Agência Sindical.

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Lançada campanha contra trabalho infantil no verão

O  Fórum Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho (FETI) em Santa Catarina, juntamente com o Ministério Público (MPT) do Trabalho e demais entidades parceiras do FETI, coloca nas ruas uma campanha de combate ao trabalho infantil na temporada de verão, nas principais praias do litoral catarinense. A campanha “Rejeite produtos vendidos por crianças e adolescentes e denuncie a exploração sexual e o trabalho infantil” orienta os turistas a não consumir produtos ou serviços oferecidos por crianças e adolescentes nas praias, festas – com destaque...

Sem Reforma da Previdência, Meirelles prevê aumento brutal de impostos

É quase uma chantagem o que o governo está fazendo com a população : ameaça com impostos ainda mais pesados caso a reforma da previdência não passe pelo Congresso Nacional. Para o todo poderoso da economia, ministro Henrique Meireles, a reforma foi suspensa por causa da intervenção do exército na segurança do Rio, “que era um problema urgente”. Fica claro que após o decreto de intervenção federal, o assunto volta à pauta, do governo e do Congresso Nacional. É só baixar a poeira levantada nos morros cariocas. Fonte: UOL

Mulheres trabalham 7,5 horas a mais do que os homens devido à dupla jornada

As mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana devido à dupla jornada, que inclui tarefas domésticas e trabalho remunerado. Apesar da taxa de escolaridade das mulheres ser mais alta, a jornada também é. Os dados estão destacados no estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, divulgado nesta segunda-feira 6 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo é feito com base em séries históricas de 1995 a 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2015,...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: