44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

De cada três novos desempregados no mundo em 2017, um será brasileiro, diz OIT

Data de publicação: 13/01/2017

O Brasil terá em 2017 o maior aumento\r\ndo desemprego entre as economias do G-20 e adicionará 1,4 milhão de novos\r\ntrabalhadores sem emprego à sociedade até 2018. Os dados são da Organização\r\nInternacional do Trabalho que, em um informe publicado nesta quinta-feira,\r\nalerta que o desemprego no País vai continuar a se expandir para atingir um\r\ntotal de 13,8 milhões de brasileiros até o ano que vem. 

\r\n\r\n

A OIT estima que, entre 2016 e 2017,\r\no exército de desempregados no planeta aumentará em 3,4 milhões. Mas o epicentro\r\ndessa crise será o Brasil, responsável por 35% desse número, com 1,2 milhão em\r\n2017 e mais 200 mil em 2018. De cada três novos desempregos no mundo, um será\r\nbrasileiro.  

\r\n\r\n

Em termos absolutos, o Brasil terá a\r\nterceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo,\r\nsuperado apenas pela China e Índia, países com uma população cinco vezes\r\nsuperior a do Brasil. Nos EUA, com uma população 50% superior à brasileira, são\r\n5 milhões de desempregados a menos que no País. 

\r\n\r\n

"As coisas vão piorar no Brasil\r\nantes de voltar a melhorar", alertou o economista-senior da OIT, Steve\r\nTobin. Pelos dados da entidade, o número de brasileiros sem empregos passará de\r\n12,4 milhões em 2016 para 13,6 milhões em 2017. Para 2018, o número total\r\nchegará a 13,8 milhões.  

\r\n\r\n


Em termos percentuais, o salto no\r\ndesemprego no Brasil vai ser o maior entre as economias do G-20. A taxa irá\r\npassar de 11,5% em 2016 para 12,4% em 2017. Ao final de 2018, apenas a África\r\ndo Sul terá um índice de desemprego ainda superior ao do Brasil.  

\r\n\r\n

Na avaliação de Tobin, existem\r\nindicações de que a economia brasileira vai começar a se recuperar em 2018. Mas\r\num impacto no mercado de trabalho não seria imediato, já que empresas tendem a\r\naguardar antes de voltar a contratar. "Mesmo que o PIB melhore, existe uma\r\nreação retardada no mercado de trabalho", explicou. Na avaliação da\r\nentidade, a recessão em 2016 no Brasil foi "mais profunda que\r\nantecipada" e que essa realidade ainda vai se fazer sentir em 2017.

\r\n\r\n

 Um dos temores ainda da OIT é de que a\r\ninformalidade no mercado de trabalho brasileiro cresça, assim como a taxa de\r\npessoas em empregos precários. 

\r\n\r\n

Impacto. Na OIT, os economistas não\r\nescondem que os números brasileiros tiveram um impacto mundial e afetaram os\r\ncálculos gerais. Para a entidade, como consequência, a América Latina tem hoje\r\no maior desafio do desemprego no mundo, diante da recessão e suas consequências\r\nem 2017. Além disso, o continente conta ainda com uma população jovem,\r\npressionando o mercado de trabalho.  

\r\n\r\n

No total, a região deve terminar 2017\r\ncom uma taxa de desemprego de 8,4%, 0,3 pontos a mais que em 2016. "Isso\r\nserá amplamente gerado pelo aumento do desemprego no Brasil", disse a OIT,\r\nlembrando que a recessão de 2016 foi a segunda em menos de uma década.   

\r\n\r\n

Além do desemprego, a OIT alerta para\r\no fato de que 42% daqueles com um trabalho ocupam postos com alta taxa de\r\nvulnerabilidade, baixos salários e nenhum direito. "Nos países emergentes,\r\nquase um em cada dois trabalhadores vivem uma situação de\r\nvulnerabilidade", disse Tobin, economista da OIT.  

\r\n\r\n

Sem um crescimento suficiente da\r\neconomia mundial, essa população com trabalhos precários deve aumentar em 11\r\nmilhões de pessoas. O número de trabalhadores ganhando menos de US$ 3,10 por\r\ndia deve também aumentar e mais de 5 milhões em apenas dois anos.  

\r\n\r\n

Fonte: Estadão

\r\n\r\n

 

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Juíza decide que fim da contribuição sindical é inconstitucional

A reforma trabalhista foi feita por meio de lei ordinária, que, segundo a Constituição, não tem poder para alterar regras tributárias. E a contribuição sindical, extinta com a mudança, tem natureza de imposto. Por isso, só poderia ser mexida por lei complementar. Com esse entendimento, a juíza Patrícia Pereira de Santanna, da 1ª Vara do Trabalho de Lages (SC), acolheu pedido de um sindicato e anulou o fim da contribuição sindical obrigatória que é destinada à entidade. Segundo a juíza, a natureza de tributo da contribuição sindical vem do fato de que 10% dela...

PARABÉNS, COMERCIÁRIOS

Dia 30 de outubro é o dia do comerciário. Muitos não sabem a origem da oficialização da data, mas vale lembrar o fato histórico que deu início à organização em sindicatos da mais numerosa categoria profissional do país. Tudo começou em 1908 quando um grande número de empregados no comércio se uniu para combater os abusos que contra eles cometiam a maioria dos comerciantes do Rio de Janeiro. Unidos a trabalhadores de outras categorias, os comerciários cariocas marcharam em direção ao Palácio do Catete, ocupado pelo então presidente Getúlio Vargas. Sensível à causa...

VAGAS DE EMPREGO ABERTAS PARA O PERÍODO DE 04/04 à 11/04 de 2014.

OCUPAÇÃO: VAGAS AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO 380 SOLDADOR 30 SERVENTE DE OBRAS 19 PEDREIRO 19 AUXILIAR DE DEPÓSITO 12 VIGIA 11 MOTORISTA ENTREGADOR 11 ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO 10 PANFLETEIRO 10 MECÂNICO DE MANUTENÇÃO...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: