44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Reforma da CLT ataca salários e direitos

Data de publicação: 06/01/2017

                                Por\r\nMarcio Pochmann                                 
\r\n\r\n

A proposta de reforma trabalhista apresentada pelo\r\ngoverno de Michel Temer no fim do ano passado não tem o novo como objetivo. Ao\r\ncontrário, fundamenta-se no arcaico para tratar com a nova onda de desafios,\r\nassociada à modernização das relações de trabalho no Brasil.

\r\n\r\n

O governo Temer sabe que as proposições de alteração\r\nno atual código do trabalho são conhecidas de muito tempo, mas que seguem\r\nregularmente defendidas pelos interesses de sempre, contrários aos direitos de\r\ntrabalhadores e que jamais foram capazes de alcançar vitória em eleições\r\ndemocráticas. Por isso se apresentam com viabilidade no autoritarismo, buscando\r\npelo arbítrio alcançar o espaço necessário para desconstruir no que tem sido\r\nerigido por décadas de lutas sociais.

\r\n\r\n

Consta que o fim da escravidão (1888) levou consigo\r\no Império, vigente por 67 anos após a Independência nacional (1822). A\r\nemergência do trabalho livre excluiu ex-escravos e parcela significativa da mão\r\nde obra mestiça para dar lugar ao ingresso de trabalhadores imigrantes.

\r\n\r\n

Na época, a existência da primeira onda de\r\nglobalização capitalista (1878-1914) tornou livre não apenas os fluxos de\r\ncapitais, mas também o comércio externo e a imigração de mão de obra. O\r\nexcedente de trabalhadores que decorria do avanço da industrialização europeia\r\ne japonesa era apreciado pelos empregadores brasileiros frente ao desinteresse\r\nde incorporar a mão de obra nacional.

\r\n\r\n

Até a década de 1930, antes da ascensão do primeiro\r\ngoverno de Getúlio Vargas (1930-1945), as escassas negociações entre capital e\r\ntrabalho nos mercados regionais de trabalho brasileiro eram reconhecidas como\r\nforça de lei. Mas diante do funcionamento do mercado de trabalho abundante de\r\nimigrantes europeus e asiáticos e acrescido da mão de obra nacional, os acordos\r\nsindicais eram frágeis aos interesses da classe trabalhadora.

\r\n\r\n

A fundamentação do projeto de industrialização posta\r\nem marcha a partir da Revolução de 1930 trouxe consigo a modernização das\r\nrelações de trabalho num país que abandonava a primitiva e longeva sociedade\r\nagrária. Diante da legislação varguista, especialmente a Consolidação das Leis\r\ndo Trabalho (CLT), de 1943, estabelecida durante a segunda Guerra Mundial\r\n(1939-1945) que os acordos coletivos de trabalho realizados entre patrão e\r\nempregados se tornaram realidade.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

De lá para cá, as negociações de trabalho se\r\ntornaram flexíveis, desde que melhorar o que a CLT estabelece como uma espécie\r\nde patamar mínimo de regulação do funcionamento do mercado de trabalho. Neste\r\nsentido, o atual código de trabalho somente é rígido para o que representa\r\nrecuo ao patamar mínimo dos direitos sociais e trabalhistas em curso no Brasil.

\r\n\r\n

E é justamente nesta questão que se assenta o eixo\r\nestruturador da proposição atual de reforma trabalhista. Diante do mais grave\r\ndesemprego da história do país, produzido pelas pela política contra produção e\r\nrenda do governo Temer e que enfraquece o sindicalismo, apresenta-se, mais uma\r\nvez, a propositura de os acordos de trabalho sobreporem à CLT.

\r\n\r\n

A sobreposição possível, ressalta-se, seria\r\njustamente naquilo que rebaixa o patamar mínimo estabelecido pela CLT, pois se\r\nfosse para elevar os direitos sociais e trabalhistas não haveria necessidade de\r\nreforma alguma. Por isso, a reforma de Temer para o trabalho indica ao\r\npatronato a liberação ao rebaixamento das regras de uso e remuneração da força\r\nde trabalho.

\r\n\r\n

Onde está escrito liberar, leia-se: redução do custo\r\ndo trabalho no Brasil. Ou seja, menor salário e menos direitos sociais e\r\ntrabalhistas, levando ao esvaziamento do poder de compra dos ocupados e o esfriamento\r\nainda maior do dinamismo do mercado interno de consumo.

\r\n\r\n

*Marcio\r\nPochmann é professor do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de\r\nEstudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), ambos da Universidade\r\nEstadual de Campinas (Unicamp).

Outras Notícias

CAS aprova projeto que cria o disque-denúncia do trabalhador

  Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou hoje (2/3) parecer do senador Ricardo Franco, favorável ao Projeto de Lei do Senado 30, de 2015, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM),que instituí o Programa Disque-Denúncia do Trabalhador. Sua autora justifica a necessidade da aprovação do projeto pela necessidade de combate às fraudes aos direitos dos trabalhadores, aposentados e pensionistas. Projeto aprovado em decisão terminativa segue para o Plenário do Senado para leitura e abertura de prazo...

A inflação volta a assustar

Economistas de instituições financeiras voltaram a elevar a perspectiva para a taxa básica de juros Selic no final deste ano, mas mantiveram o cenário para o final de 2016, ao mesmo tempo em que cravaram expectativa de inflação de 9% em 2015 após o Banco Central rever suas estimativas. De acordo com a pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira (29), os especialistas consultados veem agora a taxa básica de juros a 14,50% no fim de 2015, contra 14,25% antes. Para a reunião de julho do Comitê de Política...

Funcionário ofendido após ter sofrido acidente de trabalho será indenizado

Chamado de “imbecil” e “pateta” por ter sofrido um acidente de trabalho, um funcionário da Vale teve sua indenização moral mantida pela 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. As ofensas foram feitas em uma reunião com mais de 60 empregados, após o trabalhador ter o dedo pressionado numa chapa de aço em uma mina na Serra dos Carajás. O supervisor também disse que quem se acidenta na empresa o faz para não trabalhar. O juízo da 1ª Vara do Trabalho de Parauapebas reconheceu a responsabilidade civil da empregadora e condenou a companhia ao pagamento de R$ 30 mil por...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: