44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Taxa básica de juros tem segunda queda consecutiva e fica em 13,75% ao ano

Data de publicação: 01/12/2016

O Comitê de Política Monetária (Copom) do\r\nBanco Central (BC) anunciou esta semana  uma nova redução dos juros básicos da\r\neconomia (Selic), de 0,25% ponto percentual. A taxa, que estava em 14% ao ano,\r\ncaiu para 13,75% ao ano. A decisão foi unânime.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

No mês passado, o comitê também reduziu a\r\nSelic em 0,25 ponto percentual, a primeira queda em quatro anos.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

De acordo com comunicado divulgado pelo\r\nBC após a reunião, “a inflação recente mostrou-se mais favorável que o\r\nesperado, em parte em decorrência de quedas de preços de alimentos, mas também\r\ncom sinais de desinflação mais difundida”.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O Copom destaca ainda, entre outros\r\nfatores, que as projeções para a inflação de 2016, nos cenários de referência e\r\nmercado, recuaram e se encontram em torno de 6,6%. As projeções para 2017, nos\r\ncenários de referência e mercado, situam-se em torno de 4,4% e 4,7%,\r\nrespectivamente. Para 2018, as projeções encontram-se em torno de 3,6% e 4,6%,\r\nnos cenários de referência e mercado, respectivamente. Além disso, na visão do\r\ncomitê, os passos no processo de aprovação das reformas fiscais têm sido\r\npositivos até o momento.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Principal instrumento usado pelo BC para\r\ncontrolar a inflação, a taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos\r\npúblicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Quando o Copom\r\naumenta a taxa, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos\r\nnos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a\r\npoupança. Quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito\r\nfique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o\r\ncontrole sobre a inflação. Quando mantém a taxa, o Copom considera que ajustes\r\nanteriores foram suficientes para alcançar o objetivo de controlar a inflação.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

No Relatório de Inflação, divulgado no\r\nfim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA\r\nencerre 2016 em 7,3%. O mercado financeiro já estima um índice menor. De acordo\r\ncom o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada\r\npelo Banco Central, a inflação oficial fechará o ano em 6,8%.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Fonte: Agência Brasil

\r\n\r\n

 

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Governo vai retomar pente-fino no INSS na próxima segunda-feira

O governo vai retomar o pente-fino em benefícios do INSS na próxima segunda-feira. Depois de o Congresso não votar uma medida provisória enviada ainda no governo interino e tampouco um projeto de lei com regime de urgência sobre a questão, o presidente Michel Temer editou uma nova medida provisória na última sexta-feira para voltar as revisões em auxílios-doença e aposentadorias por invalidez. A MP 739, enviada pelo governo em julho, determinava revisão de 1,2 milhão de aposentadorias por invalidez e 530 mil auxílios-doença, incluindo pagamento de R$ 60 por consulta de...

Enviar notificação para empresa do ex-empregado gera danos morais, define TST

Enviar uma notificação extrajudicial para o endereço da companhia onde um ex-empregado está trabalhando é abuso de poder diretivo, tentativa de intimidação e gera indenização por danos morais. A 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve, assim, decisão que condenou uma empresa no valor de R$ 15 mil por enviar uma notificação extrajudicial a um ex-executivo de contas no endereço empresa onde trabalhava na época, na qual o ameaçava de ações cível e penal. O trabalhador atuou empresa em Manaus de março de 2004 a abril de 2007. Após o desligamento, foi contratado...

Dos trabalhadores em situação análoga à escravidão, 82% são terceirizados

Estatísticas do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) mostram que em 82% dos casos de trabalho análogo à escravidão encontrados em 20 anos de combate ao crime, os trabalhadores eram terceirizados. Em 1995 os grupos móveis de fiscalização começaram a atuar. “Os casos mais frequentes estão no setor de confecções e da construção civil. São pessoas sem registro em carteira e principalmente sem documentos”, disse o auditor Luis Alexandre Faria, do Ministério...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: