O presidente\r\ndo Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho,\r\nministro Ives Gandra Martins Filho, e o ministro da Justiça, Alexandre de\r\nMoraes, assinaram nesta quarta-feira (26) acordo de cooperação técnica que vai\r\naprimorar a pesquisa patrimonial e reduzir a taxa de congestionamento dos\r\nprocessos em fase de execução. A parceria regulamenta a implantação da Rede\r\nLab-LD na Justiça do Trabalho, que compartilha experiências, técnicas e\r\nsoluções voltadas para a análise de dados financeiros e, também, para a\r\ndetecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.
\r\n\r\nPara Ives\r\nGandra Filho, a ferramenta permitirá que empresas que tentam fraudar falência\r\nna tentativa de se isentar do pagamento de direitos trabalhistas sejam\r\nfacilmente identificadas. Alexandre de Moraes destacou que a troca de\r\ninformações será mais um passo para o combate à corrupção, desvios de dinheiro\r\ne para recuperação dos ativos de empresas que agem com má-fé. "É um\r\nmomento importantíssimo. Quantas e quantas vezes o dinheiro que deveria pagar\r\ndívidas trabalhistas acaba sendo desviado para locais não tão dignos?",\r\nquestionou.
\r\n\r\nA Justiça do\r\nTrabalho será o primeiro órgão do Judiciário a ter um laboratório deste.\r\nAtualmente também fazem parte da Rede Lab-LD a Polícia Federal e diversos\r\nMinistérios Públicos.
\r\n\r\n
Execução\r\nTrabalhista
\r\n\r\n
A Comissão\r\nNacional de Efetividade da Execução Trabalhista, coordenada pelo ministro\r\nCláudio Mascarenhas Brandão, trabalha para realizar ações que garantam o\r\ncumprimento do que foi determinado pela Justiça, como a cobrança forçada feita\r\na devedores, assegurando o pagamento de direitos.
\r\n\r\nA fase de\r\nexecução só começa se houver condenação ou acordo não cumprido. Um dos grandes\r\ndesafios é identificar, penhorar e alienar bens dos devedores que tentam burlar\r\na Justiça. Há processos nos quais não se obtém êxito por verdadeira falta de\r\nrecursos do devedor. Outros, por conta de fraude, com uso de\r\n"laranjas" e "testas de ferro" para ocultar bens da Justiça\r\ne postergar os pagamentos devidos.
\r\n\r\nO convênio\r\nfirmado com o Ministério da Justiça é mais uma ferramenta utilizada para\r\nacessar bancos de dados e ferramentas eletrônicas variadas, que têm como\r\nobjetivo localizar e restringir bens de devedores e obter as informações\r\nnecessárias a uma execução efetiva.
\r\n\r\nEm setembro,\r\na Justiça do Trabalho realizou a Semana Nacional da Execução Trabalhista, um\r\nmutirão para solucionar processos com dívidas trabalhistas em fase de execução.\r\nO resultado somou quase R$ 800 milhões para pagamento de dívidas trabalhistas,\r\nrepresentando o fim do processo, com a efetiva liquidação de direitos para mais\r\nde 93 mil pessoas.
Fonte: site do TST
Eleitores Podem Solicitar Certidão De Quitação Eleitoral Pela Internet
Eleitores de todo o Brasil já podem emitir pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a certidão de quitação eleitoral. A certidão é um documento importante que comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral.A emissão da certidão eletrônica começou dia (16). O comprovante é exigido do eleitor para a emissão de passaporte ou para assumir cargos públicos. Também substitui o comprovante de votação, atestando que o eleitor não está em falta com a Justiça Eleitoral.A certidão também pode ser obtida pessoalmente em qualquer cartório eleitoral, para...
Atraso no pagamento do 13º bate recorde
A última vez que o salário do mês entrou na conta do encarregado de obra Diego Alves de Farias, de 28 anos, foi no dia 20 de novembro. Naquela data, a empreiteira na qual trabalha depositou R$ 720, o adiantamento de novembro, que corresponde a 40% do salário. "De lá para cá não pagaram mais nada: nem salário do mês, 13.º, vale-transporte, tíquete-refeição", conta. A empresa, segundo Farias, alega que não tem obras e o mandou ficar em casa. No fim do ano, Farias, pai de duas filhas, com 4 e 5 anos, deu um jeito. "Fiz uns bicos de pintura e manutenção...
Começa hoje o arrocho contra beneficiários do INSS
Tereza Cruvinel A população brasileira vai tomar conhecimento aos poucos, em suas vidas, das maldades já determinadas, além de outras planejadas, pelo governo interino de Michel Temer. Uma delas começa hoje: a perícia de revisão dos três milhões de brasileiros aposentados por invalidez (por doenças que os incapacitam para o trabalho) e cerca de 840 mil que atualmente recebem o auxílio-saúde, vale dizer, estão afastados temporariamente do trabalho por conta de doenças ou sequelas de acidentes, inclusive de trabalho. Muitos já foram convocados para hoje e o mutirão seguirá...